Um dos maiores medos de uma gestante é o parto prematuro. Ele pode acontecer por diversos motivos, mas o principal motivo que apressam o nascimento espontâneo e ainda precoce é a incompetência istmo cervical.

O que é Bolsa Protusa

Mulheres que têm tendência a ter um colo do útero mais sensível ao peso da gravidez, ou que por algum motivo não permanecem fechados durante o decorrer da gestação, podem proporcional a condição de bolsa protusa. Na gestação há um crescimento do útero e consequentemente, do peso que ele faz sobre o colo. Para entender exatamente basta ver esta figura:

bolsa protusa

Progressão de dilatação e acompanhada de bolsa protusa (projetada para fora do útero).

Tamanho do Útero

O útero normalmente tem um tamanho do punho fechado de de uma mulher. Cerca de 40 a 50cm³ e se estende com a gestação. Ele chega a medir 45cm de altura durante o 9º mês de gestação.

Pense que o útero é um músculo extremamente flexível e expansível. Há mulheres que chegam a carregar até 8 bebês! Embora a natureza humana tenha sido projetada para carregar um bebê por vez, é possível que uma gestação gemelar vá adiante com grande sucesso, até o 9º mês.

O útero é um dos órgãos mais perfeitos que a natureza providenciou, porém, como todos os outros órgãos tem os seus pontos fracos. O peso que o bebê, liquido e placenta fazem sobre o colo do útero, pode ser suficiente para provocar um acontecimento bastante recorrente, a bolsa protusa.

O que é a bolsa protusa: o bebê é envolto por uma camada fina de uma película que dentro dela, abriga o liquido amniótico para proteger o bebê de impactos durante a gestação. Mesmo que a gestante tenha relações, que sofra quedas, que tenha alguma batida inesperada na região abdominal, pode contar com essa proteção para o bebê. O problema está quando essa bolsa fica evidente através do colo do útero, ou seja, com o peso da gestação, o colo do útero acaba ficando curto e isso proporciona uma dilatação que faz com que a bolsa fique parte para fora de onde deveria estar, dentro o útero.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Sinal de Parto Prematuro?

Então, é ali que o médico responsável pela gravidez irá se alarmar. A bolsa protusa pode ser um sinal que o parto prematuro ronda e a mulher corre risco de ter a bolsa rompida a qualquer momento.

O diagnóstico de bolsa protusa é feito de duas formas, pelo toque e também através de uma ultrassonografia. Ela é capaz de verificar o comprimento do colo do útero e se há saída de parte da bolsa através de possível abertura. Pelo toque é possível sentir a dilatação e também a espessura do colo do útero.

Como Contornar o Parto Prematuro Por Bolsa Protusa?

Quando há casos de ameaça de parto prematuro e há dilatação e encurtamento do colo (colo do útero apagado), o médico irá cogitar a possibilidade de fazer uma contenção da bolsa com um procedimento cerclagem.

Ela nada mais é do que alguns pontos dados para evitar que o colo do útero abra ainda mais e a bolsa se rompa, provocando a antecipação da chegada do bebê ou dos bebês.

colo do utero

É possível que a mulher não tenha trabalho de parto e ainda sim tenha a bolsa protusa, por isso em qualquer sinal diferente que o seu corpo te dê, é importante ir imediatamente ao médico ou maternidade.

Cerclagem

A cerclagem pode ser feita à partir da 12ª semana de gestação e em qualquer momento à partir desta data. As condições para a cerclagem ou qualquer outro procedimento de contenção do parto prematuro deve ser feito sob avaliação absoluta e criteriosa dos médicos por se tratar de um procedimento invasivo, porém em alguns casos é importantíssimo o fazer para dar mais algumas semanas para que o bebê possa pegar peso e se desenvolver corretamente até que possa nascer com segurança e respirar sozinho. Na duvida? Converse o quanto antes com seu obstetra!

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Uma Perda, Uma Conquista – Cerclagem e Repouso – Daniela

Fotos: Projeto pequenos guerreiros, HA! Designs – Artbyheather