Brincadeiras Educativas – Brincando e Aprendendo de uma só Vez

brincadeiras educativas 2

Hoje em dia a tecnologia tomou conta da vida das crianças e a diversão é somente com tablets, celulares modernos e vídeo games de ultima geração, ganhando o nome de geração touch. Brincadeiras educativas e que contavam com a interação dos pais e de amiguinhos, hoje virou coisa do passado infelizmente.

Poucas crianças terão o prazer de conhecer o que é uma amarelinha, brincar de roda, pular corda e outros milhares de brincadeiras educativas que só nos adultos pudemos ter o prazer de participar, mas isso também depende de nós pais de mudar a situação e fazermos nossa parte para mudar a história, pelo menos dos nossos filhos dentro de nossas casas. Podemos não só incentivar as brincadeiras educativas, como devemos também participar delas, fazendo que de uma forma divertida as crianças aprendam, brincando e melhor ainda reunidos com a família e amigos. Fizemos uma lista de atividades que você pode colocar em prática, com baixo custo ou nenhum e com materiais de fácil acesso. É só usar a criatividade e entrar na brincadeira, as crianças irão adorar, vale conferir!

Algumas Opções de Brincadeiras Educativas para Fazer com Teus Filhos

Brincar de Amarelinha – Risque no chão do seu quintal ou calçada, quadradinhos numerados, e jogando uma pedrinha no primeiro número a criança deve ir pulando com um pé só no quadrado sozinho e com os dois pés quando for dois quadrados ate chegar ao final, a criança deve continuar ate pisar na linha ou pisar no número errado. Com essa brincadeira além de divertida, ajuda na coordenação motora da criança, aprende os números e ajuda na concentração.

Pular amarelinha além de divertido ensina os números e auxiliam a coordenação motora

Pular amarelinha além de divertido ensina os números e auxiliam a coordenação motora

Mestre Mandou  – Essa brincadeira pode ser muito divertida ainda mais se na presença dos pais. Uma pessoa ficará como mestre e dará ordens que deverão ser cumpridas, como o “mestre mandou dar cambalhota”, todos os participantes deverão obedecer a ordem. Essa brincadeira pode ser feita através de desenhos também, sendo a ordem do mestre desenhar o que ele pede. Dessa forma a imaginação irá longe, é só usar a criatividade e dar boas risadas.

Desenho com macarrão e lã – Dê uma folha de sulfite para cada pessoa, espalhe macarrões de varias formas e lãs de varias cores pela mesa, claro que necessitarão de cola para fazer. Façam desenhos na folha e cubram com o material. Essa brincadeira além de ajudar na concentração, estimulará a criatividade da criança e pode colocar a imaginação em prática.

Jogo da Velha – Em um papel desenhe um #, cada participante deve escolher se quer ser o O ou o X, a intenção da brincadeira é marcar um sequencia de seus símbolos e quem conseguir primeiro ganha. Essa brincadeira estimula o raciocínio logico da criança, fazendo que ela preste atenção antes de fazer o desenho na vez dela.

Papel, lápis, cola e macarrão pode se tornar uma brincadeira muito divertida

Papel, lápis, cola e macarrão pode se tornar uma brincadeira muito divertida

Piquenique – Estenda uma toalha de mesa no chão, no quintal ou ate mesmo em um parque, faça sanduíches, sucos e sirva frutas. As crianças adoram brincar de piquenique, se está um dia chuvoso, porque não fazer um piquenique no meio da sua sala mesmo? A farra é garantida!

Fantoches, brincar de forca, mãe da rua, pular corda e mais uma centena de brincadeiras que podem ser feitas com os pequenos, é só desenterrar do nosso baú de lembranças que virão o que gostávamos de fazer quando crianças. Brincadeiras educativas são o que mais existem no mundo, pena que são pouco utilizadas hoje em dia.

Vamos fazer retornar as boas brincadeiras e dar boas lembranças para nossos filhos também, assim como nós temos guardado.O desenvolvimento da tecnologia é essencial e muito importante para nossos pimpolhos e devem sim acompanhar esse desenvolvimento tecnológico, mas não podemos esquecer que existem coisas agradáveis e boas de se viver longe das telinhas e da tecnologia,  e temos que ensinar isso a eles também.

Veja também: Brinquedos Educativos – Cores Texturas e Formas

Fotos: lincolnblues, Ana Fukase, Patrick