Brinquedos de Cores, Texturas e Formas

Educar, essa palavra é fundamental desde a primeira infância, e brinquedos educativos devem fazer parte da vida da criança. Apresentar novas cores, formas e texturas desde pequenos para nossos bebês, e deixa-los serem estimulados ajuda e muito a se desenvolverem adequadamente. Como a família pode ajudar a estimular essas novas sensações de um mundo que é absolutamente novo para os pequenos?Brinquedos educativos apropriados para a idade do bebê ou criança!

Há lojas que atendem a um publico especifico que procura brinquedos educativos e dentre esses há de pequeno engenheirotodos os materiais, tipos para todas as idades. Já entrou em uma loja assim? É de pirar lá dentro! Amo ir com as crianças e ver os olhinhos deles brilhando com todas aquelas opções e ainda mais a oportunidade de poder apresentar a eles os brinquedos que eu tive a oportunidade de ter quando era criança. Pião, ferro e tábua de passar roupas, jogos de montar, casinhas de bonecas, blocos de construir e tantos outros. Quem já não brincou com o “pequeno engenheiro”?

Brinquedos educativos para os bebês são os que podem estimular o sensorial, tato, olhos e percepção. Jogos com peças grandes de encaixe, bem coloridas e com formas diferenciadas deixam o bebê entretido por horas a fim de desvendar o mistério do encaixe ou mesmo uma forma de tirar o cubo de dentro do recipiente. Já com 3, 4 meses há possibilidade de estimular o bebê, existe tapetes onde se pode deitar o bebê e ai já começar a introduzir aos poucos. Sabe aqueles brinquedinhos de encaixar as formas que são tão comuns em qualquer loja e muitas vezes a gente não dá muita importância? pois esses são os melhores! Eles são enigmáticos para quem começa agora a aprender, e lidar com ele não é tão fácil e se torna fascinante para os pequenos. Outro brinquedo que faz sucesso são esses cubos de pano que tem diversos barulhos, sensações como plástico, pano e sininhos. Livrinhos de pano também, já que são coloridos ao extremo.

O que vale a pena ver na hora de escolher um brinquedo educativo? Acredito que seja o maisbrinquedos educativos 2 adequado para o perfil da sua criança e claro como mencionado a idade também, não adianta dar o mais complexo dos brinquedos para uma criança de 2 anos que ela não terá paciência para lidar com ele e ai perde a graça, o melhor é escolher de acordo com a indicação. Brinquedos de montar e encaixar são os principais para tomar esse cuidado na hora da compra. Vale a pena falar também dos brinquedos que estimulam a coordenação motora e a visual. A Melissa está na fase das brincadeiras de casinha e bonecas, mas ela ama esse brinquedo que uma amiga deu, ele acende as luzes e ao colocar a bolinha em cima, ela desliza até a parte de baixo onde tem algumas opções de saída. Essa brincadeira prende e muito a atenção dela. Já o Eduardo está na fase das letras, como está sendo alfabetizado ainda, ele usa as letras para formar palavras e assim conseguiu se desenvolver mais rapidamente, essa foi a dica da pedagoga da escola que é muito válida, pois ajudou muito, muito mesmo. Ele tem 7 anos e lê muito bem para a idade e escreve palavras com facilidade.

Não há como falar de brinquedos educativos e não falar em fantoches, esses são clássicos! Tão gostoso ver o quanto a imaginação da criança pode ir longe com as histórias ilustradas por uma coisa tão simples! Para quem não tem nenhum que tal experimentar? E como fazer um fantoche em casa? super fácil, bastam poucos materiais para fazer a alegria da criançada, olha só:

  • 1 meia
  • 2 botões pretos médios e 1 menor
  • Agulha e linha
  • 1 pedaço de feltro vermelho
  • Fios de lã

Com esses materiais dá para fazer um fantoche, basta costurar os botões na meia em a fim de formar 2 olhos e 1 nariz, e com o feltro da pra fazer a boquinha. Use a lã para fazer o cabelo e costure tudo muito bem! Lembre-se de que a segurança da criança é o mais importante. Tem coisa mais gostosa do que uma tarde de faz de conta? Tente deixar fantasias ou roupas disponíveis para as crianças, elas amam!

Enfim, independente do quanto possa gastar ou do gosto que sua criança tenha é muito importante estimular. Não é preciso gastar rios de dinheiro para ajudar a imaginação, inteligência e tornar o dia a dia da criança mais gostoso e colorido!

Veja Também: Acidentes com Crianças, sustos inevitáveis!

Fotos: Rjabinnik and Rounien, Planet Brink, Acervo Pessoal TF