A espera de um bebê é um momento de felicidade, mudanças, descobertas e ansiedades para a mulher e para todos a sua volta. A mamãe fica contando os dias para ter o seu bebê em seus braços e poder saber e ver como ele será, qual a cor dos olhos, se é parecido com o pai ou com a mãe, enfim, uma série de curiosidades que as deixam ansiosas até o dia do nascimento da criança. E além de todas essas curiosidades é normal que elas fiquem também curiosas para saber como serão as madeixas dos seus filhos, se vai nascer liso, cacheado ou crespo.

A Ação dos Genes

Os cabelos, assim como os detalhes do restante do corpo é característico a cada indivíduo. Ele, por sua vez, faz parte da identidade da criança, e esta herdará parte da identidade genética da mãe e parte da genética do pai.

Mas por que em alguns os cabelos nascem lisos, outros cacheados e outros crespos? Porque é questão de genética, como já foi dito, e o responsável pela textura dos fios de cabelo é o gene trichohyalina. É ele que determina qual será o tipo de cabelo da criança e esse gene é um gene hereditário que é passado, portanto, de pais para filhos.

IMPORTANTE: Existem casos em que o pai e a mãe têm cabelos lisos e o bebê nasce cacheado ou vice-versa. Isso ocorre devido aos genes dos familiares quando se tem casos de cacheados na família.

Se a mãe tiver um cabelo liso e o pai tiver cabelo cacheado, ela terá 50% de chances de nascer tanto com os cabelos lisos quanto cacheados. O que determinará sobre qual tipo de cabelo a criança terá, será o gene dominante de cada um, e qual dos dois genes o da mãe ou do pai irá prevalecer. E ainda que sejam muito finos, os fios de cabelo do bebê já virá carregado de herança genética dos pais.

Mudanças nos Cabelos

O cabelo do bebê poderá ser liso quando novinho e tornando-se cacheado à medida que vai crescendo. Essa mudança nos fios ocorre, pois a estrutura dos fios de cabelo de um bebê é diferente dos fios de cabelo de um adulto. No entanto, é possível saber como será o cabelo dele na medida em que cresce, pois logo nos primeiros meses esses fios começam a cair, e outros começarão a crescer no lugar.

Mas não é preciso se assustar com a queda de cabelo do bebê, isso é normal, todos eles passarão por isso, e estes novos fios que irão nascer darão uma ideia de como o cabelo do bebê de fato será. Assim como a mudança de textura que poderá ocorrer no cabelo das crianças, outro fator interessante é quanto a coloração do cabelo, que poderá também mudar de cor. É normal que crianças que nasceram loiras fiquem com os cabelos castanhos quando adultas.

Isso ocorre porque o organismo da criança ainda está no processo de produção da pigmentação na pele da criança. Durante a fase da gestação os bebês não são expostos ao sol e somente após o nascimento a produção de melanina começa a aumentar.

Portanto, as mamães logo saberão como será o cabelo de seus bebês, pois após a “perda” dos fios outros nascerão no lugar, e a partir dos seis meses já será possível saber ou, pelo menos, ter uma noção de como eles ficarão, se lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.

É importante ressaltar também quanto aos cuidados que as mamães devem ter com as madeixas de seus filhos. Lavar sempre com shampoo e condicionador recomendado para crianças, escovar os cabelos sempre de modo delicado e dar preferência às escovas de cerdas macias. Cuidar dos cabelos dos bebês é essencial para que cresçam cada vez mais forte.

Uma dica para as mamães que pretendem ter outro bebê ou tem alguma amiga tentante. Você sabia que a Patricia Amorim em parceria com a empresa Famivita desenvolveram alguns produtos que ajudam os casais a conseguir engravidar mais rápido? Entre eles estão as vitaminas da fertilidade FamiFerti e ViriFerti, que potencializam a fertilidade, atuando na qualidade dos óvulos, do fortalecimento uterino e também na qualidade dos espermatozoides. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?

Foto: Pexels