A espera do bebê é um momento de felicidade, mudanças, descobertas e ansiedades para a mulher e para todos a sua volta. As mamães ficam contando os dias para ter o bebê em seus braços e poder ver como ele será, qual a cor dos olhos, se será parecido com o pai ou com a mãe, enfim, uma série de detalhes que as deixam ansiosas até o dia do nascimento. Outra curiosidade normal é em relação às madeixas. Será que o cabelo vai ser liso, cacheado ou crespo?.

A Ação dos Genes

Os cabelos, assim como os detalhes do restante do corpo, é algo característico a cada indivíduo. É um aspecto definido pela genética1, herdada parte da mãe e parte do pai.

Mas por que em alguns os cabelos nascem lisos, outros cacheados e outros crespos? Porque é a genética da pessoa, mistura dos genes do pai e da mãe, que vai definir a textura dos fios de cabelo. Para sermos mais precisos, é o gene trichohyalina2 que determina qual será o tipo de cabelo da criança. Esse é um gene hereditário e passado de pais para filhos.

IMPORTANTE: existem casos em que o pai e a mãe têm cabelos lisos e o bebê nasce com cacheado ou vice-versa. Isso pode ocorrer devido à influência genética de familiares, por exemplo, avôs e avós.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.

Mudanças nos Cabelos

O cabelo do bebê pode ser liso quando novinho e tornar-se cacheado à medida que vai crescendo. Essa mudança nos fios ocorre pois a estrutura do cabelo de um bebê é diferente da de um adulto. Só é possível saber exatamente como será o cabelo do bebê após algum tempo do nascimento, pois logo nos primeiros meses os fios começam a cair e outros crescem no lugar.

Mas não é preciso se assustar com a queda de cabelo do bebê3. É algo comum e todos passarão por isso. São os novos fios que nascem depois de um tempo que darão uma ideia de como será o cabelo do bebê de fato. E assim como a textura muda, pode também ocorrer alterações na coloração do cabelo. É normal, por exemplo, crianças que nasceram loiras ficarem com os cabelos castanhos quando adultas.

Isso ocorre porque após o nascimento o organismo ainda está processando a pigmentação da pele . Durante a fase da gestação, os bebês não são expostos ao sol e é somente depois de um tempo que a produção de melanina começa a aumentar.

Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.

Vale ressaltar também a importância dos cuidados com os cabelinhos desde o nascimento. É fundamental usar shampoo e condicionador específico para crianças, escovar os cabelos sempre de modo delicado e dar preferência às escovas de cerdas macias. Cuidar dos cabelos é essencial para que cresçam cada vez mais fortes e saudáveis.

Veja também: Nanismo – Tipos, Causas e Complicações
Foto: Pexels