Qual foi o primeiro dia da sua última menstruação?

Calcular

A calculadora de gravidez facilita muito na hora de fazer as contas. Durante a gestação, somos apresentadas a um mundo novo de cálculo e medidas que muitas vezes nunca ouvimos falar, e nem sempre conseguimos entender aquele cálculo que os médicos fazem no consultório. Eu mesma não entendia bem o que eles faziam. Sempre pegavam um calendário circular e me diziam em que semana eu estava. Na verdade, calcular gravidez nem é tão difícil assim, mas para quem é leigo pode ser, sim, complicado e por isso a calculadora gestacional foi desenvolvida.

Como Entender a Calculadora

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

Sim, a saúde da mamãe e do bebê são essenciais e influenciarão na quantidade de semanas de gravidez! Além disso, vale aqui lembrar que a ingestão de vitaminas irá auxiliar no desenvolvimento saudável do feto, evitando má formação e aumentando as chances de se ter uma gravidez saudável. O ácido fólico, por exemplo, é importíssimo até mesmo antes da gestação para que se evite a deficiência desse nutriente tão essencial para evitar a má formação do feto.

Por isso, além de todos os cuidados necessários com a alimentação, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantidas a sustenção tanto da mãe quanto do bebê. Pensando nisso, a empresa Famivita desenvolveu um polivitamínico gestacional completo chamado FamiGesta. A FamiGesta contém em sua composição ácido fólico dentre outras vitaminas e minerais necessários na fase gestacional. Você pode adquiri-la aqui na nossa loja virtual.

Então, agora sabendo da influência das vitaminas na quantidade de semanas de gravidez, a calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta e dá um prazo bem aproximado em que o bebê deve nascer, muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações de muita utilidade.





Como Usar a Calculadora de Gravidez

Para usar a calculadora de gravidez, deve ser levada em conta como início o primeiro dia da última menstruação. A partir daí, sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo. A calculadora gestacional também precisa do primeiro dia da menstruação porque como não se sabe o dia da fecundação, essa é a maneira mais fácil de tentar calcular gravidez.

Talvez seja um dos motivos em que as mulheres se confundem na hora de calcular as semanas de gravidez: como se contar o primeiro dia da menstruação como primeiro dia da gravidez?

Confunde, realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, hoje a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Não Lembrar o Primeiro Dia da Ultima Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Você pode colocar uma data aproximada na calculadora gestacional sem maiores problemas, porque nenhum corpo feminino é um relógio. Por isso, sempre há pequenas divergências. Assim, a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo.

Ciclos longos tendem a serem mais difíceis de calcular justamente por não se saber exatamente quando essa mulher pode ter engravidado. Ainda assim, a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semanas de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas para calcular a gravidez corretamente.

Como Fazer o Cálculo da Gravidez

O primeiro dia da menstruação deve ser considerado como ponto inicial na calculadora, tanto para o médico como para calculadora de gravidez. A partir daí os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas para fechar um mês de gestação.

Quando uma mulher chega a, 12 semanas ela sai do terceiro mês (primeiro trimestre) para entrar no quarto mês e assim por diante. Na verdade, a calculadora gestacional é útil exatamente por isso, há meses em que há 31 dias e esse dia faz diferença para o parto, contar por semanas e não por meses é o mais correto pra acertar um dia mais exato para o parto.

Para calcular as semanas de gravidez deve-se saber o aniversário da semana, ou seja, qual o dia que a semana virá para entrar na próxima. A calculadora de gravidez pode te ajudar a descobrir o dia da semana em que a gravidez passa de uma semana para outra, e assim por diante.

Com Ciclos Desregulados a Calculadora Funciona?

No caso de ciclos desregulados ou ovulação tardia, a calculadora de gravidez é menos eficaz, mas ainda sim pode ajudar. Para saber em qual semana da gestação você está sem sombra de dúvida, um ultrassom resolve o problema. Casos de gravidez descoberta tardiamente também podem ser mais difíceis de serem analisados pela calculadora. Mesmo assim, ela pode ajudar mostrando o dia em que o bebê deve nascer e quando provavelmente foi concebido.

A calculadora gestacional também mostra o sob qual signo o bebê deve nascer, quando a mamãe vai poder senti-lo mexer pela primeira vez e quando os trimestres de gestação fecham ou já fecharam. Ela pode ser utilizada a qualquer momento durante a gestação ou até antes da própria gravidez para fins de planejamento.

Dúvidas das Leitoras:

Como Fazer o Cálculo de Quantos Meses de Gravidez Estou?

É um calculo complexo e pode parecer intimidador para quem é leigo no assunto, e por isso existem as calculadoras de gravidez para auxiliar. Mas considerando um ciclo menstrual de 28 dias, comece a contar a partir do dia da ultima menstruação. A partir desta data comece a contar 4 semanas para cada mês. Não é possível ter uma contagem precisa, mas será bem aproximada.

Como Fazer o Cálculo de Quantas Semanas de Gravidez Estou?

Da mesma forma que a contagem de meses, o cálculo das semanas de gravidez deve ser feito à partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, você pode identificar a data de aniversário semanal da gestação e, ao completar aqueles 7 dias, a gestação ganha mais uma semana.

Como calcular a data prevista do parto?

Para saber a data estimada do parto, calcule o início estimado da gestação e adicione 40 semanas, ou cerca de 280 semanas. Lembrando que este é um cálculo estimado, e variações podem acontecer.

Qual a importância de saber de quantas semanas estou?

Medimos a gestação em semanas pois em cada uma delas, há acontecimentos importantes no desenvolvimento do bebê. Usa-se as semanas de gestação para agendar e interpretar corretamente exames pré-natais, monitorar o crescimento e ganho de peso do bebê e identificar possíveis problemas.

Veja Também: De Quanto Tempo Estou Grávida?

Foto: Adrián Pérez