Qual foi o primeiro dia da sua última menstruação?

Calcular

Durante a gestação, somos apresentadas a um mundo novo de cálculos e medidas que muitas vezes nunca ouvimos falar, e nem sempre conseguimos entender aqueles cálculos que os médicos fazem no consultório. Eu mesma não entendia bem o que eles faziam. Sempre pegavam um calendário circular e me diziam em que semana eu estava. Mas calcular a gravidez não é tão difícil assim, principalmente com uso da calculadora de gravidez, que facilita muito na hora de fazer as contas.

Como Entender a Calculadora

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

Sim, a saúde da mamãe e do bebê são essenciais e influenciarão na quantidade de semanas de gravidez! Além disso, vale aqui lembrar que a ingestão de vitaminas auxilia no desenvolvimento saudável do feto, evitando má formação e aumentando as chances de se ter uma gravidez saudável. O ácido fólico ou Metilfolato, por exemplo, são importantíssimos até mesmo antes da gestação para que se evite a deficiência desse nutriente tão essencial na formação do feto.

Assim, além de todos os cuidados necessários com a alimentação, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantidas a sustentação tanto da mãe quanto do bebê. Por isso os médicos recomendam o uso de polivitamínicos de qualidade, para ajudar o organismo da mamãe a dar todo o suporte para o bebê crescer adequadamente. Por isso, indicamos a Famigesta.

Então, agora sabendo da influência das vitaminas na quantidade de semanas de gravidez, a calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta e dar um prazo bem aproximado da chegada do bebê, muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações de muita utilidade.





Como Usar a Calculadora de Gravidez

Para usar a calculadora de gravidez, deve ser levado em conta como início o primeiro dia da última menstruação. A partir daí, sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo. A calculadora gestacional precisa do primeiro dia da menstruação porque como não se sabe o dia da fecundação essa é a maneira mais fácil de tentar calcular o tempo de gravidez.

Talvez seja esse um dos motivos que gere confusão na hora de calcular as semanas de gravidez, contar a partir do primeiro dia da última menstruação o primeiro dia de gestação.

Confunde, realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Eu Não Lembrar o Primeiro Dia da Última Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Você pode colocar uma data aproximada na calculadora gestacional sem maiores problemas, porque nenhum corpo feminino é um relógio. Por isso, sempre há pequenas divergências. Assim, a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo.

Ciclos longos tendem a ser mais difíceis de se calcular justamente pelo período maior, o que aumenta as possibilidades de data de fecundação. Ainda assim, a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semana de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas e calcular a gravidez corretamente.

Como Fazer o Cálculo da Gravidez

O primeiro dia da menstruação deve ser considerado como ponto inicial na calculadora de gravidez. A partir daí os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas, para fechar um mês de gestação.

Quando uma mulher chega a 12 semanas ela sai do terceiro mês (primeiro trimestre) para entrar no quarto mês e assim por diante. Na verdade, a calculadora gestacional é útil exatamente por isso, há meses em que há 31 dias e esse dia faz diferença para o nascimento, contar por semanas e não por meses é o mais correto pra acertar um dia mais exato para o parto.

Para calcular as semanas de gravidez deve-se saber o aniversário da semana, ou seja, qual o dia que a semana vira para entrar na próxima. A calculadora de gravidez pode te ajudar a descobrir o dia da semana em que a gravidez passa de uma semana para outra, e assim por diante.

Com Ciclos Desregulados a Calculadora Funciona?

No caso de ciclos desregulados ou ovulação tardia, a calculadora de gravidez é menos eficaz, mas ainda sim pode ajudar. Para saber em qual semana da gestação você está sem sombra de dúvidas, um ultrassom resolve o problema. Casos de gravidez descobertas tardiamente também podem ser mais difíceis de serem analisados pela calculadora. Mesmo assim, ela pode ajudar mostrando o dia em que o bebê deve nascer e quando provavelmente foi concebido.

A calculadora gestacional também indica com qual signo o bebê deve nascer, quando a mamãe vai poder senti-lo se mexer pela primeira vez e quando os trimestres de gestação fecham ou já fecharam. Ela pode ser utilizada a qualquer momento durante a gestação ou até antes da própria gravidez para fins de planejamento.

Dúvidas das Leitoras:

Como Fazer o Cálculo de Quantos Meses de Gravidez Estou?

É um calculo complexo e pode parecer intimidador para quem é leigo no assunto, por isso existem as calculadoras de gravidez para auxiliar. Mas considerando um ciclo menstrual de 28 dias, comece a contar a partir do primeiro dia da última menstruação. Desta data em diante, conte 4 semanas para cada mês. Não é possível ter uma contagem precisa, mas será bem aproximada.

Como Fazer o Cálculo de Quantas Semanas de Gravidez Estou?

Da mesma forma que a contagem de meses, o cálculo das semanas de gravidez deve ser feito à partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, você pode identificar a data de aniversário semanal da gestação e, ao completar aqueles 7 dias, a gestação ganha mais uma semana.

Como Calcular a Data Prevista do Parto?

Para estipular aproximadamente a data do parto, calcule o início estimado da gestação e adicione 40 semanas, ou cerca de 280 semanas. Lembrando que este é um cálculo estimado, e variações podem acontecer.

Qual a Importância de Saber de Quantas Semanas Estou?

Medimos a gestação em semanas pois em cada uma delas há acontecimentos importantes no desenvolvimento do bebê. Usa-se as semanas de gestação para agendar e interpretar corretamente exames pré-natais, monitorar o crescimento e ganho de peso do bebê e identificar possíveis problemas.

Veja Também: De Quanto Tempo Estou Grávida?

Foto: Adrián Pérez