No mundo da maternidade são tantas informações, dúvidas e questionamentos que mesmo as consideradas experts no assunto acabam ficando confusas em relação a alguns pontos. Principalmente quando o assunto é exames, pois os resultados podem parecer verdadeiras charadas, como no caso das informações que constam no exame de gravidez ou, mais precisamente, no beta hcg quantitativo.

Calcular o HCG para verificar e acompanhar se o seu aumento está dentro da normalidade ou, até mesmo, confirmar uma parada e indicação de que algo errado está acontecendo, pode parecer bem óbvio para algumas, mas também uma verdadeira incógnita para outras. A calculadora de HCG serve exatamente para isso: fornecer a informação de forma clara e objetiva.

Calculadora de Beta HCG

Tempo Estimado de Dobra dos Níveis de HCG com Gráfico

Resultados

  • Diferença total de HCG:
    mUI/ml (%)
  • HCG dobrando cada:
    dias horas ( horas)
  • Aumento em 2 dias:
    mUI/ml (%) ()

O que é o HCG?

O hormônio HCG ou Gonadotrofina Cariônica Humana, como é conhecido pela medicina, é o hormônio encontrado durante o período gestacional. Ele é de extrema importância para o desenvolvimento da gravidez, já que é responsável por impedir a liberação do corpo lúteo e excretar a progesterona no organismo.

Como é um hormônio exclusivo da gravidez, ele tem seus níveis aumentados rapidamente no início da gestação e é através dele que é confirmada a gravidez pelos testes de farmácia com urina ou de sangue beta HCG.

A função do HCG, basicamente, é manter o corpo lúteo, impedindo a perda do endométrio e, consequemente, o fim da gravidez. Aliás, para aumentar essa proteção, o ideal é que sejam ingeridos alimentos ricos em nutrientes necessários para manutenção da saúde da mãe e do bebê. O ácido fólico, por exemplo, é um nutriente importantíssimo e a sua ingestão deve ser iniciada antes mesmo da gravidez, de forma a prevenir a má formação fetal. Além do ácido fólico, existem outras vitaminas essenciais para a manutenção da gestação e, geralmente, é recomendado o uso de polivitamínicos para suprir corretamente essa demanda. O Metilfolato (forma ativa do ácido fólico) tem sido bastante recomendado pelos médicos, viu? Seu uso deve ter início assim que a mulher percebe que está grávida. Saiba mais sobre o Metilfolato aqui.

O que Verificar no Exame de HCG?

No resultado vem descrito valores da quantidade hormonal, o que não é muito claro para a grande maioria das mulheres que esperam por um resultado objetivo como positivo ou negativo. A quantidade do hormônio encontrado equivale a que resultado? Estou grávida ou não? Será que está evoluindo como deveria?

No caso de gravidez, a quantidade de HCG no sangue dobra (ou quase dobra) seus valores a cada 48 horas e é esse o sinal da evolução da gestação. Mas como acompanhar, como saber se os valores estão aumentando ou diminuindo? Para isso existe a calculadora de HCG, que serve como ferramenta de confirmação da evolução gestacional e do aumento do hormônio da gravidez.

Agora, quando as taxas do hormônio HCG começam a diminuir, pode ser indicação de que a gestação parou de progredir e novos exames como o ultrassom e o de sangue costumam ser solicitados para confirmação de um aborto. Caso o aumento seja evidente, mas ao mesmo tempo lento, pode ser necessário também uma investigação mais detalhada para descartar a possibilidade de gestação ectópica, por exemplo.

Níveis do hormônio HCG muito altos também podem indicar um problema. Casos de mola hidatiforme, por exemplo, podem gerar valores altíssimos no resultado do beta HCG e produzir incertezas em relação à condição.

Como Usar a Calculadora de HCG

Para ser utilizada, é necessário estar com o resultado de dois exames de sangue em mãos e incluir nos campos da calculadora de HCG os valores descritos no resultado. É preciso informar a quantidade de HCG do primeiro exame e no segundo campo quando o exame foi realizado, ou seja, quantos dias após a ovulação.

No terceiro campo, o valor de HCG do segundo exame deve ser informado e no quarto campo a diferença em horas da realização de um exame para o outro. Através dessas informações e atualizações de valores é possível confirmar a evolução gestacional ou indicar algo fora da normalidade.

Como Interpretar o Resultado

As informações dadas serão a diferença de um resultado para o outro em porcentagem, o período que foi constatado o dobro de hormônio HCG em relação ao primeiro resultado e, finalmente, se os valores estão dentro do esperado, detectando a normalidade ou não.

No gráfico as cores indicarão o resultado. Quando atingem a cor verde, os níveis do hormônio HCG estão subindo de forma satisfatória e indicam que a gestação está desenvolvendo adequadamente. Na cor preta, os resultados estão dentro da média e seu aumento deve ser acompanhado. A cor azul indica que os níveis de HCG estão muito abaixo da normalidade e que você não está grávida.

Já a marcação laranja indica a você, através dos triângulos vermelhos, onde estão os seus níveis de HCG entre o primeiro exame e o segundo. Por meio dos resultados numerais e da observação do gráfico é possível, portanto, verificar se a gestação está ou não se desenvolvendo de acordo com o esperado.