Os calos, também conhecidos como calosidade da pele tem como principal característica a área endurecida, grossa e rígida. É um problema bem comum e pode ocorrer em qualquer faixa etária, até mesmo nas crianças.

A principal causa do calo em crianças são os sapatos apertados ou até mesmo o atrito intenso e repetido da pele com o sapato. Os calos também podem surgir em outras áreas do corpo além dos pés, como mãos e cotovelos. Todas as áreas que surgem calos são desenvolvidas devido ao atrito repetido.

É muito comum os calos em crianças surgirem na fase “dos estirões”, onde a criança cresce rapidamente e acabam ficando com os calçados apertados com pouco tempo de uso. É necessário que os pais fiquem atentos ao crescimento dos pés e ao uso de sapatos confortáveis.

Dicas Para Escolha do Calçado

  • Opte por calçados com bico arredondado e mais largo, são mais confortáveis;
  • Sapatos de couro ou lona costumam ser mais confortáveis;
  • Evite sapatos de plástico que costumam esquentar mais que o normal e machucar;
  • Opte por sapatos sem salto ou solado baixo;
  • A sola deve ser de material que facilite a transpiração dos pés;
  • Opte por solas de borracha que reduzem o risco de escorregar.

Os pés das crianças ainda em desenvolvimento são frágeis e necessitam de atenção e examinação minuciosa dos pais, além de atenção aos calçados utilizados principalmente em período escolar, onde fazem muitas atividades e necessitam de total conforto.

Calçados desgastados, solados semiabertos ou com um lado mais baixo que o outro, causam um mau apoio dos pés além de poder danificar a coluna, por desalinhamento. Alterações nas unhas dos pés reclamações de dores nas pernas ou pés ou até mesmo tropeços frequentes podem ser sinais de calçado muito apertado, fiquem atentos.

Os calos não geram problemas mais graves, mas podem ser bem incômodos, por deixar a pele ligeiramente mais grossa e dura na área de atrito. No caso das meninas, pode ser um tanto constrangedor ao desejar usar sandálias e ficar com a área afetada a mostra.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Tratamento de Calo em Crianças

Normalmente em casos mais simples de calos em crianças, somente deixar de usar o calçado que está gerando o calo é suficiente para que desapareça por completo. Mas em casos mais complexos pode ser necessário algum tipo de tratamento ou até mesmo visita ao pediatra ou podólogo. Existem casos de calos muito duros, dolorosos e que não desaparecem facilmente.

Dicas para Tratar em Casa

Alguns cuidados podem ajudar a hidratar e acelerar a cicatrização do local dos calos, como:

  • Esfoliantes e hidratantes (ajudam a remover a pele dura);
  • Creme de limão e patchouli (ajuda a suavizar e hidratar);
  • Vinagre de maça (acelera o processo de cicatrização do calo).

Durante o banho morno, pode ser feita uma leve esfoliação também até que toda pele “morta” seja retirada do local do calo. No decorrer dos dias, uma pele nova nascerá deixando o local liso novamente.

A esfoliação deve ser feita de forma delicada, tomando cuidado para não ferir e nem sangrar. Se machucar o local do calo, pode gerar uma infecção e agravar ainda mais o local, invés de resolver.

Os remédios e medicamentos que são usados para a eliminação de calos e verrugas são chamados de queratolíticos e antipapilomatosos e não são indicados como uso infantil. Eles têm na sua composição:

  • Ácido Salicílico;
  • Ácido Láctico;
  • Fluorouracilo;
  • Ureia.

Por isso, não utilize nenhum medicamento que promete resolver os calos sem a prescrição de um médico especializado ou a liberação do pediatra. Invés de resolver, pode gerar problemas mais sérios a saúde da criança.

No lugar de medicamentos calicidas, existem no mercado opções em gel que prometem eliminar os calos. Oferecem de forma natural o amolecimento da camada endurecida e tratando de forma delicada a área. Converse com o pediatra para encontrar o melhor tratamento para seu filho.

Veja Também: O Que São Verrugas e Como Eliminá-las?
Foto: Brachet Youri