Camomila é uma planta muito conhecida por seu chá medicinal, e é também chamada popularmente de margaça, macela-galega, macela-nobre, camomila-vulgar ou camomila-comum. O seu nome científico é Matriaria recutita e seu uso como calmante é amplamente difundido, principalmente por aqueles que sofrem com insônia e ansiedade.

Pode ser adquirida sob a forma de flores secas ou sachês em algumas farmácias, farmácia de manipulação, e alguns supermercados. Também existe o chá de camomila-romano, espécie de nome científico Chamaemelum nobile, de uso menos difundido.

Benefícios da Camomila

A camomila serve para, além de aliviar a ansiedade e nervosismo, ajudar nos casos de resfriados, inflamações nasais como sinusite, ou irritações na pele, má digestão e diarreia. Seu chá pode ser preparado somente com as flores desta planta medicinal, ou também numa combinação com outras plantas e ingredientes, como erva-doce, hortelã e mel. Também são feitos banhos de assento, inalações e compressas com a camomila.

Principais Benefícios

Resumindo, os principais benefícios a camomila são:

  • Diminuir a hiperatividade;
  • Proporcionar relaxamento;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Acalma o estômago, auxiliando no tratamento de úlceras e má digestão
  • Alivia o enjoo;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações de pele.

O chá de camomila possui propriedades diuréticas, relaxantes e sedativas. Ele acalma o estômago dando uma sensação de saciedade, diminuindo o apetite e a compulsão ansiosa por comida. Por isso, é benvindo em dietas que emagrecem. Com sua propriedade de desintoxicar o corpo e proporcionar melhor digestão, quem faz uso do chá pode conseguir perder peso mais rapidamente.

Diferentes Formas de Usar o Chá de Camomila

De acordo com os benefícios pretendidos, os chás e outras soluções podem ser feitos utilizando diferentes proporções e misturas. Para o efeito sedativo e calmante, são usadas de 2 a 3 colheres de chá de flores de camomila para uma xícara de água fervente (250ml), deixar em repouso por 5 minutos e podendo ser tomado após a refeição.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Ao acrescentar um pouco da erva melissa, que também ajuda a controlar ansiedade, estresse e insônia, ou erva-doce, o chá de camomila pode ter seus efeitos potencializados. Em crianças, pode também ajudar a reduzir a febre.

Para gases e má digestão, a camomila pode ser misturada à erva doce e à raiz de alteia, que é anti-inflamatória, ao utilizar uma colher de chá de cada erva para 500 ml de água fervente. Podem ser usados na mistura também o chá de mil-folhas e de filipêndula, uma colher de cada.

Para dor de garganta, a camomila pode ser utilizada sozinha para gargarejo, na proporção de uma colher de chá para uma xícara de água fervente. Deixar o chá esfriar e depois usar a solução para gargarejo. Esta solução também facilita a cicatrização de sangramentos na gengiva.

Para enjoo e estomatites, o chá de camomila pode ser misturado com framboesa ou hortelã-pimenta, na mesma proporção de 1 colher de chá para cada xícara de água, e ingerido 3 vezes ao dia.

Para inalação nos casos de gripe, resfriado e sinusite, podem ser usadas 6 colheres de chá das flores secas de camomila em uma panela com 1,5 ou 2 litros de água fervente. Após deixar repousar por 5 minutos, o vapor desse chá deve ser inalado em respiração profunda, de preferência cobrindo a cabeça com uma toalha. A duração da inalação é de uns 10 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia.

Para irritações na pele, como eczemas, picadas de inseto ou psoríase, pode ser feita uma compressa com uma colher de chá de flores secas de Camomila para cerca de 100 ml de água fervente. Depois de coar, um pano ou flanela deve ser molhado e aplicado sobre a região afetada.

Da mesma forma, pode ser feita uma compressa para refrescar olhos cansados e inchados, mas depois de estar fria. Pode ser usada uma colher de sopa de camomila e ser adicionada uma colher de funcho e sabugueiro, para meio litro de água fervente. A compressa gelada pode ser aplicada sobre os olhos fechados por 10 minutos sempre que necessário.

Ainda são encontrados outros usos para a camomila: na forma tópica de creme ou pomada, de óleo essencial, de loção ou tintura para florais fitoterápicos.

Contraindicações da Camomila

A camomila tem algumas contraindicações, como para casos de inflamações oculares, sob risco de agravar a doença. E para as gestantes, só a espécie da Chamaemelum nobile não é indicada, a conhecida como camomila-romano. A camomila comum, da espécie Matriaria recutita, pode ser utilizada e até fortalece no sistema imunológico da mulher.

Por isso, quando for comprar o produto, é melhor se certificar de que seja apenas Matriaria.

A razão é que o chá de camomila-romano pode causar danos ao feto, como deficiências cerebrais, e até risco de aborto, em casos mais extremos.

Veja Também:

Foto: nidan, NIKON D5100