Dentre as diversas doenças que atingem a humanidade, o câncer é uma das mais devastadoras, sem dúvidas. E por mais que os tratamentos tenham evoluído com o passar dos anos e com a evolução natural da tecnologia, esse ainda é um tipo de doença que causa muito medo em todas as pessoas.

Mas além dos medos no decorrer do tratamento, existem as dúvidas das sequelas que ela pode deixar. Uma das principais dúvidas nos consultórios médicos em relação aos homens é se o câncer de próstata causa infertilidade.

É uma dúvida bastante pertinente e exatamente por isso iremos falar sobre ela no texto de hoje. Mas antes, é necessário entender o que é o câncer de próstata e como ele age no corpo de um homem.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O Que é o Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é um tipo de câncer que ocorre unicamente nos homens. A próstata é uma glândula sexual masculina que é localizada perto da uretra. É um dos tipos de câncer mais comuns em homens e também é um dos mais perigosos, já que praticamente não apresenta sintomas em sua fase inicial.
O seu desenvolvimento é lento, mas quando a doença avança, alguns de seus sintomas são:

  • Dificuldades e dores ao urinar;
  • Dores ao ejacular;
  • Urina e sêmen escurecidos;
  • Constante vontade de urinar

Se não for tratada corretamente, o doença pode evoluir e causar até mesmo a morte. Vale lembrar também que, quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura e, por esse motivo, a prevenção é tão importante.

O Câncer de Próstata Deixa o Homem Infértil?

Não existe relação direta entre o câncer em si e a fertilidade do homem, porém, as infecções que a doença pode causar e as sequelas que alguns tipos de tratamento podem deixar, podem sim fazer com que um homem fique infértil, além de também gerar problemas como impotência, por exemplo.

Em resumo, não podemos afirmar com certeza que o câncer de próstata causa infertilidade. Tudo vai depender do caso, do estágio em que a doença se encontra e de como o tratamento foi feito. Por isso, reiteramos aqui a importância da prevenção.

Fatores de Risco da Doença

Apesar de, na teoria, todos os homens terem chances de desenvolver o câncer de próstata, existem alguns fatores que contribuem para que a doença se desenvolva. Eles são:

  • Idade: Homens com mais de 50 anos tem mais chances de desenvolver a doença.
  • Cor da pele: Homens negros são mais propensos a desenvolver o câncer de próstata. Neles, a doença também costuma ser mais agressiva.
  • Tabagismo: As diversas substâncias do cigarro podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
  • Obesidade: Sobrepeso e má alimentação também fazem com que um homem tenha mais chances de ter câncer de próstata.
  • Histórico familiar: Todos os homens que já tiveram algum caso da doença na família também são mais propensos a desenvolver a doença.

Homens que fazem parte desses grupos precisam se prevenir sempre para que, caso a doença apareça, o tratamento seja realizado o mais rápido possível.

Como Prevenir o Câncer de Próstata

Como já dissemos anteriormente, o câncer de próstata é uma doença que não tem suas causas bem definidas, ainda que existam certos fatores que contribuam para que ela apareça. Por essa razão, homens que fazem parte dos grupos de risco devem se prevenir.

Quanto mais cedo a doença é detectada, menos males ela vai causar e mais chances o homem tem de curá-la. O exame do toque, também conhecido como exame de próstata, é feito para que o médico possa medir o aumento natural da próstata de um homem.

O exame consiste, basicamente, na introdução do dedo no ânus do homem para a verificação do tamanho da próstata. Se o médico detectar que ela está grande demais, outros exames serão pedidos para que seja feita a análise e, possivelmente, o diagnóstico de alguma doença. Esse exame deve ser realizado anualmente por aqueles que estão em grupos de risco.

Tratamento de Câncer de Próstata

Existem diversos tipos de tratamentos de câncer de próstata. Cada um deles é indicado pelo médico de acordo com a gravidade da doença e, em alguns casos, eles podem ser combinados. Iremos falar sobre os principais e explicar como funcionam.

Para decidir qual tratamento fazer, o médico deve conversar com seu paciente sobre todas as possibilidades existem e sobre os possíveis efeitos colaterais que cada uma pode trazer.
Os tratamentos são:

  • Cirurgia;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Conduta Expectante

Cirurgia

É um procedimento bastante comum e de dificuldade mediana. Na cirurgia, o tumor é retirado, assim como possíveis ínguas que acabam surgindo por conta da doença. A recuperação não é das mais rápidas, exigindo repouso absoluto do paciente. Esse tipo de tratamento é normalmente sugerido por um médico quando remédios não conseguem diminuir o tumor.

Quimioterapia

O tratamento geralmente é feito com remédios aplicados diretamente na veia ou via comprimidos. Esse tipo de tratamento traz diversos efeitos colaterais como tonturas, enjoos, impotência, entre outras coisas. Serve para que o tumor seja diminuído e é um dos tratamentos mais comuns.

Radioterapia

Neste tratamento, ondas de radiação são utilizadas para impedir que as células cancerígenas se multipliquem. Com o avanço da medicina, os efeitos colaterais da radioterapia não são mais tão severos quanto antigamente, ainda que cada organismo reaja de forma diferente ao tratamento.

Conduta Expectante

Utilizado normalmente quando o câncer ainda está em fase inicial e não tem tende a crescer muito. É basicamente o acompanhamento do médico para controlar a doença, receitando remédios para impedir que a doença se alastre e, possivelmente, indicando algum outro dos tratamentos aqui mencionados, se perceber um avanço das células cancerígenas.

Como Lidar com a Vida Sexual Após o Câncer de Próstata?

Uma doença tão grave quanto o câncer costuma deixar sequelas em quem a enfrenta, principalmente nos primeiros momentos. Quando se fala em câncer de próstata especificamente, muitos homens acabam ficando afetados sexualmente e alguns podem até ter problemas de ereção para o resto da vida.

Lidar com esse tipo de situação exige não apenas calma e paciência, mas também muita compreensão por parte da parceira, já que sua ajuda é fundamental para que o homem consiga se recuperar tanto física quanto mentalmente.

A autoestima de um homem muitas vezes pode ficar abalada em momentos como esse e a ajuda da parceira é fundamental.

O câncer de próstata é, sem dúvidas, uma doença que assusta e que possui efeitos realmente devastadores. Mesmo os homens que a superaram ainda precisam aprender a lidar com as diversas sequelas que elas podem deixar, como a infertilidade, por exemplo.

Mas mesmo que o câncer de próstata cause infertilidade, existem alternativas para que o homem possa continuar a ter uma vida normal e construir uma família. O apoio da parceira, dos amigos da família é sempre importante para que o homem possa se recuperar tanto física quanto emocionalmente.

É uma batalha difícil, mas que pode ser vencida. E não se esqueça que a prevenção é o melhor caminho, portanto faça os exames necessários para que os efeitos da doença possam ser sempre amenizados.

Veja Também: Câncer de Ovário – Tipos, Sintomas e Tratamento
Foto: Public Domain Pictures