Propriedades Medicinais da Castanha da Índia

A castanha da Índia é uma oleaginosa da planta do castanheiro-da-índia, e seu nome científico é Aesculus hippocastanum. Ela é muito nutritiva e sua árvore é utilizada como planta medicinal no tratamento de varizes e hemorroidas, além de várias outras doenças. As partes mais utilizadas da planta são as castanhas (sementes), frutos e folhas. Se consumida com moderação, pode trazer vários benefícios à saúde.

A castanha da Índia pode ser encontrada em feiras livres, farmácias e alguns supermercados, sendo vendidas também suas folhas para chás, ou em pó, ou em forma de cápsulas, cremes e sabonetes.

Benefícios da Castanha da Índia

A castanha da Índia tem propriedades adstringente, anti-inflamatória, tônica, estimulante, vaso protetora, vasoconstritora, hemostática e redutora de permeabilidade capilar, agindo, principalmente, sobre os vasos sanguíneos. Então, para que ela serve?

A oleaginosa serve para que certas condições se aliviem, como a má circulação e inchaço causado pela falta de circulação, as cólicas menstruais, as varizes, flebites, além de hemorroidas e inflamações na pele de modo geral. Também é indicada para aliviar a dor nas pernas pesadas.

Principais Benefícios

Os benefícios da castanha da Índia podem ser listados como:

  • Ela previne e trata aquelas varizes chatas, que são as veias superficiais dilatadas as quais aparecem principalmente na pele;
  • Ajuda a aliviar as hemorroidas: as veias inflamadas ao redor do ânus, que às vezes sangram;
  • Ajuda no tratamento de equimoses, que são pequenos rompimentos de vasos capilares;
  • Elimina os edemas: os inchaços por retenção de líquidos;
  • Ajuda no tratamento de tromboflebites e prostatite;
  • Alivia a TPM, cólicas menstruais e dor nas pernas;
  • Favorece a boa circulação;
  • Ameniza dermatites: as inflamações na pele;
  • Atua no tratamento de eczemas;
  • Pode ser uma aliada à boa dieta.

Mas cuidado: por ser muito calórica, a castanha da Índia não pode ser considerada um alimento que emagrece, consegue apenas auxiliar nas dietas por sua propriedade de retenção de líquido e diminuição de inchaço. O preço da castanha da índia pode variar entre os diferentes produtos, mas costuma ser de baixo custo medicinal, a partir de 10 reais.

Diferentes Formas de Usar Castanha da Índia

O chá da castanha da Índia é feito com as folhas da castanheira, e é muito recomendável como forma natural de aliviar problemas na pele, como as dermatites ou eczemas, ou hemorroidas e inflamações nas articulações, tais como artrite e artrose.

Os ingredientes para o chá são: 30 g das folhas do castanheiro e 1 litro de água. Preparar fervendo a água e a juntando com as folhas por 20 minutos para repousar. Pode-se beber 2 ou 3 xícaras por dia do chá para as hemorroidas, ou usá-lo em compressas a serem aplicadas sobre o local da inflamação, sem friccionar.

Também é possível usar a tintura da castanha da Índia para o tratamento de má circulação, varizes e pernas pesadas. Para fazer a tintura, é necessário usar como ingredientes o pó de castanha da Índia e álcool etílico a 70%. Preparar colocando 5 colheres de sopa do pó em uma garrafa de álcool e deixando descansar por 2 semanas, exposto ao Sol. Depois, a mistura deve ser armazenada em recipiente de vidro escuro, ao abrigo do Sol.

A tintura deve ser bem diluída para ingestão, podendo ser utilizado conta gotas como nos florais. Para cada 5 colheres de sopa da tintura, a proporção é de 1 litro de água. Já a maneira mais prática de usar a castanha da Índia é adquirindo produtos comercializados em farmácias, ou farmácias de manipulação, como os suplementos em cápsulas.

Castanha da Índia em Cápsulas

A castanha da índia “composta” é um suplemento em cápsulas alimentar, no qual há a combinação de mais três plantas: a “erva do bicho”, a “salsaparrilha” e a “rutina”. Elas são tomadas com o propósito de aprimorar o sistema venoso, diminuindo a fragilidade dos vasos sanguíneos capilares. Esse suplemento pode servir para o tratamento de varizes e hemorroidas.

O uso diário recomendável da castanha da índia em cápsulas é de 1 drágea por 3 a 4 vezes ao dia, para tanto é melhor consultar um nutricionista.

Contraindicações da Castanha da Índia

A castanha da Índia possui efeitos colaterais que podem gerar dor de estômago, azia ou sintomas alérgicos como vermelhidão na pele. Ela não deve ser prescrita durante a gravidez, por lactentes e por crianças; nem por quem utiliza remédios anticoagulantes.

A castanha da Índia não deve ser consumida em excesso, pois o exagero pode levar a sintomas de fraqueza, náuseas, coceira, diminuição da coordenação, dilatação da pupila, depressão do sistema nervoso central e até mesmo paralisias.

Veja Também: O que é Betacaroteno e sua Relação com a “Vitamina A”

Foto: Solipsist