Catuaba: Erva e Bebida

A Catuaba é o nome de uma planta e de uma bebida brasileira preparada com os ramos, a casca, rizoma e folhas de vários tipos de plantas, que popularmente levam juntas esse nome. A bebida feita com álcool e comercializada como “Catuaba Selvagem” possui uma mistura de extratos de catuaba, guaraná e marapuama com 16,5% de álcool e vinho tinto suave.

As plantas que compõe o que se chama popularmente de catuaba são das espécies Tríchílía catígua (a própria catuaba), Anemopaegma glaucum, Avenco paegma mirandum, Paullínía cupana (guaraná), Ptychopetalum olacoides (muirapuama) e Zinziber offícinalis (gengibre).

Benefícios da Catuaba

A Catuaba (sem ser a bebida com álcool) possui benefícios medicinais para reduzir efeitos do cansaço, da falta de memória e esgotamento mental, impotência e falta de libido, neurastenia, nervosismo e depressão.  Suas propriedades incluem ação estimulante, afrodisíaca, tônica e atua como um energético natural.

Os efeitos do seu consumo são a longo prazo, permitindo que se estimule o sistema nervoso central. Por isso é utilizada para melhorar a memória e reequilibrar o sono e o nervosismo. Diz-se que com o aumento da libido, em ambos os gêneros, masculino e feminino, o uso da catuaba traz primeiro os sinais de sonhos eróticos e, posteriormente, um grande aumento no desejo sexual. Já houve até uma pesquisa pela Unicamp nesse sentido, que testou a catuaba em coelhos, comprovando os efeitos.

A marapuama, uma das plantas utilizadas na mistura da bebida de catuaba, também foi testada quanto a ser um afrodisíaco e o resultado foi positivo. Já a sabedoria ancestral dos índios também vinha usando a catuaba como afrodisíaco há bastante tempo. E a erva não tem relato de efeitos colaterais ou tóxicos. Alguns estudos estrangeiros também estão tentando relacionar a planta com efeito antibacteriano e antiviral para fabricar remédios.

Diferentes Formas de Consumir Catuaba

Pode ser feito o chá de catuaba com suas cascas, folhas e flores. Usado contra a fadiga e cansaço, em meio litro de água pode-se adicionar 2 colheres (de sopa) de catuaba. Após, deixar fervendo por 3 minutos, e, em infusão, deixar descansando até estar em temperatura própria para ser bebido, e assim coar.

Recomendação Diária

A recomendação de ingestão diária de catuaba vai até 2 gramas por dia, e já existem cápsulas de catuaba para serem administradas com orientação do médico.

Já a bebida alcoólica que leva o nome de Catuaba pode ser comprada em muitos bares, supermercados e lojas. Seu preço é mais barato em consideração a outros vinhos. Alguns bares também já estão preparando drinks que levam catuaba, com vodca, amendoim torrado e leite condensado. Ou mesmo uma nova versão de Gim tônica que leva catuaba. A marca da Catuaba Selvagem anunciou também uma versão da bebida com açaí. A criatividade permite fazer vários experimentos. Mas as bebidas alcoólicas não podem ser utilizadas com finalidades medicinais, é claro.

Contraindicações da Catuaba

O efeito colateral da catuaba só acontece no caso da bebida, por conta do álcool, como dor de cabeça e ressaca quando tomada em excesso. A erva catuaba não é indicada ainda para grávidas e crianças com menos de 12 anos. Pacientes que sofrem de glaucoma ou de pré-excitação ventricular não devem também fazer uso do chá de catuaba.

Veja Também: Dieta Pós-Parto – Como Voltar ao Peso Anterior

Foto: dominikkrolik82