A escolha do anticoncepcional não é lá uma decisão muito fácil. Pelos conhecidos efeitos colaterais as mulheres ficam inseguras na hora de decidir entre os medicamentos contraceptivos disponíveis no mercado, e olha que são muitos. O anticoncepcional Cerazette é reconhecido como superior comparado aos demais, por possuir em sua composição apenas o hormônio progesterona. Mas a grande preocupação das mulheres é, o Cerazette engorda ou não?

Eis aqui uma questão muito relativa. Primeiro nenhum corpo reage igual a outro mediante ao uso contínuo de qualquer medicamento. Você pode tomar o Cerazette ou qualquer outra pílula anticoncepcional e engordar ou emagrecer e conhecer outra mulher que teve os sintomas exatamente contrários aos seus. Perfeitamente normal!

Engorda ou Não?

Na verdade, as substâncias contidas na composição deste anticoncepcional não interferem no ganho ou perda de peso. Quando a medicação atinge diretamente este fator, o efeito esperado é descrito em suas advertências, o que não é o caso do Cerazette.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Como trata-se de uma medicação hormonal, alguma alteração no metabolismo, no humor e comportamento da mulher pode ocorrer sim, se a partir disto você mudar sua alimentação, aumentar a ingestão de colorias, naturalmente ganhará peso. Mas não podemos colocar a culpa na pílula, e dizer que o cerazette engorda, não é verdade?

Diante destas variáveis, é muito subjetivo afirmar que o Cerazette engorda ou emagrece. Ele não possui nenhum componente em sua fórmula que interfira no ganho de peso. Existem sim alguns outros efeitos colaterais descritos em sua bula, mas sobre eles falaremos logo a seguir.

Composição do Anticoncepcional Cerazette

O cerazette é um contraceptivo de uso contínuo que contém em sua composição apenas o hormônio progestagênio e não possui o estrogênio. É um medicamento anticoncepcional seguro e confiável, indicado para evitar a gravidez, regular o ciclo menstrual e no tratamento de miomas. E não tem nenhuma indicação para ganha ou perda de peso, portanto não podemos afirmar que Cerazette engorda.

Cada comprimido contém 75 microgramas de desogestrel protestogênio além de excipientes (sílica coloidal, alfa- ocoferol, lactose, amido, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio).

No lugar do estrogênio, o Cerazette possui hormônios sintéticos em sua composição, o que o torna superior aos demais e pode ser uma ótima opção para mulheres que apresentam intolerância a determinados hormônios.

De qualquer forma, como todo anticoncepcional, pode reagir forma diferente em cada mulher e é natural ouvir comentários de que cerazette engorda, mas efetivamente não tem nenhuma relação com sua ação.

O anticoncepcional cerazette tem como ação esperada bloquear a entrada do esperma no útero, impedindo o amadurecimento dos óvulos e evitando assim a gravidez indesejada. Estudos comprovam que sua eficácia é de 99% (se usado regularmente, sem intervenção).

Pode ser usado por mulheres que estejam amamentando, já que não interfere na qualidade do leite materno. Por isso muitas mamães lactantes têm optado pelo cerazette, seguindo à indicação médica, claro.

O fato é que nenhum de seus componentes está relacionado ao ganho ou perda de peso. Portanto não é uma verdade afirmar que o Cerazette engorda. Como acontece com o uso contínuo de qualquer anticoncepcional, pode ocorrer sim alterações no corpo da mulher que mexe com seus hormônios e até com o emocional, e estes fatores sim, que podem interferir em sua dieta. Mas aí, neste caso, vale ficar atenta e cuidar sempre da saúde e do corpo.

Ações e Efeito Colateral do Cerazette

O anticoncepcional Cerazette age com uma diferença importante com relação aos demais contraceptivos disponíveis. Tem como ação a garantia de que não haverá o amadurecimento dos óvulos, além de possuir apenas o hormônio progesterona em sua composição, estas características o tornam superior aos demais e tem o destacado entre os anticoncepcionais indicados pelos ginecologistas.

Sua ação não está relacionada ao ganho de peso, portanto não se pode afirmar que o Cerazzete engorda baseando-se nos efeitos esperados da ação de seus componentes. Sua cartela possui 28 comprimidos e não apenas 21 como a grande maioria.

Como Tomar Cerazette

Seu uso deve ser contínuo e sem intervalos, e deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Assim que acabar a cartela já deve reiniciar o ciclo com outra, sem interrupções. A orientação é para que escolha um horário do dia para tomar a pílula e seguir todos os dias no mesmo horário.

Tempo de Adaptação

A adaptação ao remédio é esperada dentro de 3 meses no máximo. A partir daí você não deverá menstruar mais. Sua eficácia em bula é prometida já na primeira cartela, mas a maioria dos médicos orientam que só a partir da segunda cartela que o efeito é mais seguro.

Importante: O ginecologista é quem deve prescrever o anticoncepcional ideal para você. Siga sempre as orientações médicas.

Alguns efeitos colaterais são esperados com o uso do anticoncepcional Cerazette, principalmente durante este período de adaptação. Mas veja, nestes efeitos não inclui o ganho de peso. Portanto não se pode afirmar que o Cerazette engorda.

Efeitos Mais Comuns

Veja abaixo alguns dos efeitos mais comuns:

  • Dores de cabeça
  • Vômitos e Náuseas
  • Diminuição da libido
  • Alteração no humor
  • Surgimento de acnes
  • Sangramento irregular

Cerazette x Sangramento – Qual a Relação?

Como já relatamos acima, o sangramento é esperado no tratamento com o anticoncepcional Cerazette durante a fase de adaptação. Depois deste período os sangramentos tendem a cessar. Qualquer situação de grande desconforto ou volume de sangue excessivo procure seu médico para uma avalição mais minuciosa.

Vale reforçar que cada mulher reage de uma forma. Existem casos de mulheres que relatam este sangramento durante as primeiras cartelas de Cerazette, como tem outras que a menstruação cessa logo na primeira cartela.

Este sangramento no início pode ser como um fluxo menstrual ou apenas um sangramento de escape, quando possui uma cor mais para o marrom, comparado a uma borra de café.

O anticoncepcional Cerazette é contraindicado para mulheres grávidas ou sob suspeita de gravidez. Além de não ser recomendado para mulheres com doenças hepáticas ou trombose. Sempre consulte seu ginecologista para que ele possa te orientar sobre todos os efeitos e ações deste ou de qualquer outro anticoncepcional.

Agora lembre-se: Não se pode afirmar que o Cerazette engorda, não existe nenhuma substância em sua fórmula que tenha como efeito colateral o ganho de peso. A dica é não descuidar da saúde. Com bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos seu corpo estará em forma e você prevenida contra a gravidez sem planejamento.

Importante: O uso de anticoncepcional não te protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Veja Também: Anticoncepcionais e seus Problemas – Perguntas e Respostas
Foto: Petr Kratochvil