Propriedades do Chá Branco

O chá branco é proveniente da planta de espécie Camellia sinesis, a mesma planta da onde vem também o chá verde e o chá preto. No caso do chá branco, ele é feito a partir das folhas novas e brotos, que são a parte mais nobre da planta, e se distingue pelas suas fortes propriedades de ação antioxidante.

Os brotos são colhidos antes das flores se abrirem e possuem cor prateada, o que faz com que a bebida seja mais clara, daí o nome chá branco. As partes vegetais não passam pela fermentação, e isso faz com que o chá tenha menos quantidade de cafeína e mais antioxidante. O chá branco passa pelo processo de vaporização parcial e secagem natural à luz do Sol.

Benefícios do Chá Branco

O chá branco é um potente antioxidante, devido a possuir grande volume de catequinas, um tipo de polifenol responsável pela sua ação antioxidante, que está presente em maior quantidade neste chá do que no chá verde ou preto.

Prevenção de Doenças

As catequinas auxiliam na prevenção do câncer, de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson, e de doenças cardiovasculares. O chá branco também possui  ação anti-inflamatória e é bom para o fígado. Existem pesquisas que relacionam o seu consumo com o menor risco de câncer gástrico, hepático e pulmonar, ou de mutações genéticas que podem origninar a doença.

O chá branco também possui a substância L-teanina, que é um aminoácido que atua no cérebro, favorecendo o aumento dos níveis de dopamina, serotonina e do ácido gamaaminobutírico (GABA), importantes neurotransmissores para a função de relaxamento e bem-estar geral emocional.

O chá branco também conta com os polifenóis taninos, que têm leve ação antioxidante, mas que, se consumidos em abundância, diminuem a absorção de ferro. Mas os chás verde e preto possuem taninos em maiores quantidades.

Cafeína no Chá Branco

Há cafeína no chá branco, mas em menores quantidades do que no chá verde e o preto. Seu efeito, como todos conhecem, é estimulante, agindo no aumento temporário de disposição e em contraponto à sonolência e à fadiga. A cafeína também possui ação termogênica, que significa o aumento do gasto energético do corpo e prevalência para o emagrecimento.

As catequinas ainda podem ajudar a controlar o colesterol por diminuir a sua oxidação. E prevenir a oxidação da retina dos olhos, prevenindo problemas de visão degenerativos relacionados a isso.

Como Preparar Chá Branco

Na preparação de uma porção de chá branco, são utilizadas 3 gramas da folha seca para cada 300 ml de água. A água deve ser aquecida até um pouco antes da fervura, e depois desligar o fogo sem ferver, próximo aos 80°. As folhas então são adicionadas à água e se deixa por 5 minutos. Depois é só coar e estará pronto para o consumo.

Além das folhas secas, existem produtos e sachês comercializados do chá branco e podem ser encontrados e utilizados para consumo.

O chá branco em conjunto com o chá de hibisco potencializa suas propriedades medicinais para o corpo. Por vezes essa composição é vendida enriquecida com colágeno, betacaroteno, vitaminas A, C e E e zinco. É um chá bem antioxidante e que facilita a digestão e o emagrecimento. Chá Branco com Hibisco combate a retenção de líquidos e é diurético.

Quantidade Recomendada

A quantidade de chá branco recomendada por dia pode variar entre 2 e 3 xícaras. Para preparar uma porção utilize cerca de três gramas da folha seca para 300 ml de água.

Contraindicações do Chá Branco

Mesmo sem ter grandes quantidades de cafeína, o chá branco não é indicado para gestantes e lactantes, podendo contaminar o leite materno que o bebê ingere. Outras pessoas que devem evitar o excesso de chá branco são as acometidas por úlceras, hipertensão, insônia e irregularidade na frequência cardíaca. Antes de adicionar a bebida à dieta, é melhor nesses casos consultar um médico.

O excesso de chá branco não é tão prejudicial quanto o de chá preto ou chá verde, pois possui menos componentes problemáticos como a cafeína. Mas ainda assim há o risco de um aumento de pressão, de desregularidades gástricas e insônia, taquicardia e dor de cabeça.

Veja Também: Chá de Inhame Para Engravidar – Como Tomar?

Foto: NatashaG