Propriedades do Chá Mate

O chá mate é feito a partir da erva mate, também conhecida como congonha, que tem origem na região subtropical da América do Sul. Seu nome científico é Ilex paraguariensis, e é muito cultivada na região Sul do Brasil e na Argentina, Uruguai e países vizinhos do Sul. As partes utilizadas da planta são as folhas e talo, e o chá mate possui propriedades que levam benefícios a quem toma a bebida com moderação.

Benefícios do Chá Mate

O chá mate é rico em vitaminas e minerais, como: cálcio, potássio, magnésio, manganês, vitaminas A, do complexo B, vitaminas C e E. Acredita-se que suas propriedades consistem em ser estimulante, antioxidante, afrodisíaca, diurética e até laxante, por conta de seus alcaloides como cafeína, teofilina, saponina, e ácidos fólicos.

Com isso, um dos principais benefícios da erva mate é proporcionar a diminuição dos níveis de colesterol. O chá pode, por outro lado, oferecer proteção a doenças do coração, fígado e prevenir envelhecimento precoce e outras doenças degenerativas, por conta de seu combate aos radicais livres. A digestão também é favorecida pela ingestão do chá mate.

Outras Indicações

O chá mate tem efeito estimulante no cérebro como a cafeína, acelera o metabolismo e com isso, ajuda a emagrecer, pois diminui a absorção da gordura em excesso. Além disso tudo, outros benefícios do mate incluem:

  • Tratamento de celulite;
  • Prevenção de vários tipos de câncer;
  • Diminuição de lesões na parede dos vasos pela aterosclerose;
  • Melhora no metabolismo de glicose e gordura.

O chá mate pode ser encontrado sob várias formas e marcas, sempre com os mesmos benefícios: no chimarrão, no chá mate leão, erva mate e no tererê. Porém, nos produtos prontos, provavelmente se tem os malefícios da adição de açúcar e conservantes.

Como Preparar Chá Mate

O mate é um chá que pode ser ingerido tanto quente quanto gelado, e até com mistura de suco de limão – é o famoso mate limão das praias cariocas. Para se preparar o chá mate, é preciso usar 1 colher de chá da erva para 1 xícara de água quase fervente.

Pode deixar ficar morno ou frio na geladeira, coar e colocar ou não açúcar. No chimarrão, são muito utilizadas as cuias com as “bombas” (foto), que são canudos de prata lavrada com um filtro na ponta de baixo; para se beber o chá. Nesse caso, não precisa coar, a erva é colocada na cuia deixando 1 terço do espaço livre em um dos lados, onde é adicionada a água quente. A água pode ir sendo reposta à medida em que se vai bebendo o chá na cuia.

Fehler! Linkverweis ungültig.

Onde Encontrar o Chá Mate

O chá mate pode ser encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais, dependendo da disponibilidade e cultura local. É vendido na sua forma de folhas secas, em sachês ou mesmo em pó.

Chá Mate Faz Mal?

Utilizado em pequenas quantidades por dia, o chá mate não faz mal. Porém, para quem não está acostumado, não se deve beber vários copos por dia, ainda mais nos casos de hipertensão, pois a cafeína pode elevar a pressão sanguínea.

Riscos

Se for associado ao alcoolismo ou tabagismo, o chá mate pode aumentar os problemas e risco de doenças. E também não é muito recomendável abusar do chá quando se tem transtornos relacionados à ansiedade, por conta da sensibilidade à cafeína.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos e diabetes devem consultar o médico antes de começar a tomar a erva mate, pois a coagulação e o controle de glicose no sangue podem ser prejudicados com a erva. Por último, para qualquer doença que se relacione mal com a cafeína, como a gastrite, pode ser contraindicado o uso do chá.

Consumo Diário

O consumo máximo de cafeína seguro por dia é até 300 mg por dia, segundo alguns estudos. Isso daria de duas a três xícaras do chá mate por dia.

Contraindicações do Chá Mate

O chá mate é contraindicado para pacientes com problemas cardiovasculares, mulheres grávidas ou lactentes, além da série de observações. Os bebês podem ganhar um certo vício à cafeína e sofrer de abstinência após a amamentação, caso se usem bebidas com cafeína na alimentação da mãe.

Veja Também: Dúvida: Pode Dar Chá para Recém-Nascido?

Foto: Gonzalo Rivero Gorivero