Os chás podem ter um papel importante na vida da mulher que busca na natureza um tratamento eficaz a favor da fertilidade. Os chás podem ser tomados tanto por mulheres que desejam a maternidade imediatamente, quando para tratamento para uma futura gravidez. Por isso, podemos afirmar que, sim, existe chá para engravidar.





Os Chás e Seus Benefícios

O chá é uma ótima opção para mulheres que querem engravidar. Existem várias opções na natureza, sendo os chás mais populares: chá de inhame, de unha de gato, uxi amarelo, ginseng e urtiga. O segredo é saber utilizar o chá certo para alcançar o efeito desejado. Mulheres que possuem problemas hormonais podem recorrer a chás diferenciados, em comparação a casais em que ambos apresentam problemas de fertilidade. Os chás que ajudam a engravidar são:

Inhame:

O inhame atua não só no organismo das mulheres que querem engravidar, mas também naquelas que entraram no climatério. O chá de inhame ajuda a engravidar devido a possuir uma quantidade grande de flavonoides ricos em estrogênio. Esse estrogênio completa a quantidade hormonal deficiente no corpo na fase proliferativa para ovulação. O inhame, caso tomado próximo ao período fértil, ajuda a estimular ainda mais os ovários.

O chá de inhame age aumentando o tamanho e quantidade de folículos para uma ovulação mais eficiente. Para quem busca um chá para engravidar de gêmeos, esse é o ideal. Além de todos os benefícios, é considerado um chá afrodisíaco, pois o inhame ajuda, também, a aumentar a libido. Se tiver dificuldades em tomar o chá de inhame ou até mesmo inserí-lo no cardápio diário, existe a opção das cápsulas de inhame testadas e aprovadas por muitas mulheres e a preços acessíveis. Você pode encontrá-las aqui em nossa loja.

Dente de Leão:

O chá de dente de leão para fertilidade atua no organismo da mulher aumentando a circulação sanguínea. Assim, o baixo ventre recebe maior quantidade de sangue, favorecendo a proliferação ovular e, também, colabora para o espessamento do endométrio.

Urtiga:

A planta rende um chá eficiente para engravidar porque tem uma propriedade antiinflamatória eficaz no aparelho reprodutor. Caso haja alguma inflamação que esteja impedindo o embrião se fixar no útero, essa planta ajudará a resolver o problema rapidamente.

Salsaparrilha:

A salsaparrilha é um chá apropriado para quem busca um controle hormonal. Mulheres com ciclos menstruais desregulados passam a ter uma rotina maior com o equilíbrio proporcionado por esse chá. Além disso, o chá ajuda a engravidar e, também ,ajuda a eliminar qualquer infecção urinária ou uterina que esteja presente no corpo. A salsaparrilha também é um dos chás que apresentam propriedade afrodisíaca. Este chá, diferente do chá de inhame que deve ser consumido apenas por mulheres, pode ser consumido, também, por homens. O chá para os homens ajuda a aumentar a quantidade de espermatozoides fabricados pelas gônadas.

Pimenteiro selvagem ou vitex:

As flores e as folhas secas do vitex rendem um chá excelente para quem quer engravidar rápido. O chá de pimenteiro ajuda com os sintomas incômodos causados pelos hormônios como dores abdominais e nos seios. A planta também ajuda na fase pós ovulatória, pois dá força ao organismo na fase lútea. O corpo lúteo trabalha na fase pós-ovulação e fabrica progesterona para um suporte eficiente ao endométrio.

A gravidez acontecerá mais facilmente com um endométrio grosso e fofo proporcionado pelos hormônios fornecidos pelo corpo lúteo. Além disso, o vitex ajuda a resolver problemas relacionados a ovários policísticos. Mulheres com este problema podem fazer o uso do chá para aumentar a eficácia do tratamento medicamentoso da doença nos ovários. Todos esses benefícios são graças ao isovitexina existente na planta.

Chá verde:

O chá verde é eficaz para mulheres que não engravidam por conta do peso excessivo. Além de deixar o corpo mais leve, o chá verde atua como um excelente ingrediente para limpar o útero. Aconselha-se a usar o chá verde próximo ao período menstrual para ajudar no processo de descolamento do endométrio e desintoxicar o útero da sujidade.

Unha de Gato:

A unha de gato favorece a desintoxicação do organismo, mas também combate infecções causada por bactérias na região ginecológica. Age como um antibiótico e antiinflamatório natural.

Uxi Amarelo:

Eficaz contra problemas femininos, inclusive ovários policísticos, o uxi amarelo também combate miomas intra-murais e secreções causadas por dsts, como clamídia, HPV e sífilis. Essa variedade de planta é facilmente encontrada no Brasil e já vem pronta para consumo.

Como Tomar

O dente de leão deve ser consumido ininterruptamente, assim como o chá de urtiga. Alguns chás que ajudam a engravidar devem ser tomados em épocas estratégicas para favorecer a fertilidade. Exemplo disso é o chá de inhame, que deve ser tomado assim que a mulher deixa de sangrar no período menstrual. Deve-se tomar 500ml por dia durante uma semana. Se o ciclo for longo, aconselha-se a completar 10 dias de tratamento com o inhame.

O chá de salsaparrilha deve ser consumido durante 10 dias e antes do período de ovulação. Deve-se consumir de duas a três xícaras de chá diariamente. O vitex deve ser consumido após a ovulação com finalidade de aumentar a circulação de hormônios na fase lútea, e aconselha-se a ingerir três xícaras do chá durante uma semana.

O chá verde deve ter uso contínuo enquanto a mulher não engravidar. Recomenda-se o uso de 3 xícaras diárias. A unha de gato, assim como o uxi amarelo, deve ser consumida antes do período fértil, a partir do primeiro dia de ciclo menstrual em mulheres que estão tentando engravidar, mas também pode ser usada em ciclos em que há tratamento hormonal a base de anticoncepcionais. Neste caso, a mulher pode fazer o uso contínuo do chá para ajudar a engravidar no período em que deixar o anticoncepcional.

Como Fazer

A maioria dos chás para engravidar, como o dente de leão e a urtiga, devem ser feitos com pequenas quantidades para um litro de água filtrada e fervida. Aconselha-se a fazer a infusão com fogo desligado para evitar que as propriedades medicinais das folhas ou elementos sejam perdidas. Para todos os chás, deve-se higienizar muito bem as folhas antes da preparação. Para os demais chás, pode-se usar:

Chá de inhame: para cada litro de água, cascas de cinco inhames (ferver por 5 minutos em fogo brando).

Unha de gato e uxi amarelo: acrescentar uma colher de chá de folhas secas ou do pó moído (acrescentar em um litro de água filtrada e fervida com fogo desligado, aguardar 10 minutos com a mistura abafada e, depois, coar para consumir). Aconselha-se adoçar com açúcar mascavo ou mel.

Chá verde: agregar duas colheres do chá em um litro de água filtrada e fervida. Aconselha-se a deixar o chá cozinhar por uma média de dois minutos para retirar as propriedades medicinais das folhas. Coar para ingestão e adoçar a gosto para ajudar no sabor forte que o chá tem.

Pimenteiro ou vitex: para cada litro de água, acrescentar três colheres de sopa cheias da planta seca ou in natura. Não é aconselhável deixar que essa planta ferva, mas manter em fogo brando por pelo menos 60 segundos após a fervura da água.

Salsaparrilha: em um litro de água fervente, adicionar três colheres de sopa da erva e deixar cozer de dois a três minutos. Deixar tampado por 10 minutos para descansar e consumir adoçado com mel. Pode-se acrescentar maçã e canela na mistura para saborizar.

Cuidados no Uso

Mulheres que fazem tratamento medicamentoso devem solicitar orientação do seu ginecologista, pois alguns chás, apesar de não serem medicamentos, podem causar interação medicamentosa. Os efeitos do chá para engravidar podem ser desde um acúmulo de substâncias antiinflamatórias no organismo até um excesso hormonal causado pelo uso de plantas que contenham uma grande quantidade hormonal. É recomendado fazer o chá a cada vez que for consumí-lo; assim, se manterão todas as propriedades necessária.

Se os chás não são uma opção para você pela dificuldade em consumí-los, existe a opção de vitaminas apropriadas para a fertilidade, como é o caso da FamiFerti, que além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo feminino, estimulam e fortalecem o útero e óvulos, melhorando as possibilidades de se engravidar mais rapidamente. Você pode conhecer mais sobre a FamiFerti aqui neste link.

Foto: luis cerezo