A pressão alta é uma doença crônica que vem afetando cada dia mais e mais pessoas por todo mundo e em todas as faixas etárias. O que era associado ao fator idade, por ocorrer em grande maioria dos casos em pessoas idosas, começa-se a vir à tona que maus hábitos na rotina podem ser um dos principais influenciadores da ocorrência da doença e por isso o número de casos de pessoas jovens e até crianças tem aumentando infelizmente. Segundo pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, só no Brasil são mais de 17 milhões de hipertensos, e alguns nem imaginam que tem a doença e não sabem dos riscos que possuem.

O que é Pressão Alta

O termo pressão alta é dado a pressão da circulação sanguínea está alterada, sobrecarregando as funções do coração de distribuir e bombear o sangue por todo o corpo, o que pode ocasionar um risco fatal. Além de ser um dos principais fatores para ocorrências de acidente vascular cerebral (AVC), enfarto, aneurisma e até insuficiência renal.

Por isso, o ideal é realizar regularmente consultas medicas onde será verificada a pressão arterial e em caso de constatação de alteração, pode ser encaminhado para realização de alguns exames mais específicos que farão um acompanhamento adequado da pressão, indicando pressão alta ou somente um descontrole momentâneo. Em alguns casos, é possível tratar a pressão alta com métodos naturais, auxiliando no controle dos níveis. Mas existem os casos que somente o tratamento medicamentoso é indicado, por isso sempre converse com seu médico.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Principais Chás Para Baixar Pressão Alta

Graças a sabedoria dos nossos antepassados e a evolução da medicina, que realiza testes confirmando a eficácia de cada uma das receitas e tratamentos naturais, podemos recorrer a tratamento alternativos, como métodos de controle e solução, antes de partir para o uso de medicamentos que em muitos casos, podem provocar efeitos colaterais.

Chá de Alho

O alho que é utilizado diariamente no preparo das refeições em todas as famílias, é muito mais que um simples tempero. Além de deixar os pratos mais saborosos, é muito eficaz no combate de várias doenças e infecções. Segundo especialistas, para se obter os benefícios é necessário consumir em média de 1 a 3 dentes de alho por dia.

Os benefícios do alho são potencializados quando picados ou amassados em torno de 10 minutos antes de preparar as refeições. Esse período faz com que a quantidade de alicina aumente, que é o principal responsável pela ação benéfica do alho. Ajuda a curar gripe, reduz colesterol, é um ótimo anti-inflamatório e melhora a imunidade, além de diversos outros benefícios como o controle da pressão alta.

Para usar o alho em sua forma de chá, basta ferver uma xicara de água com 1 dente de alho, quando estiver fervendo, desligar o fogo e deixar esfriar. O alho no preparo pode ser inteiro, picado ou amassado. Coe e pode se servir! Caso não consiga tomar o chá de alho in natura, você pode adoça-lo a gosto.

Chá de Erva Cidreira

A erva cidreira, também conhecida como melissa, capim-cidreira, citronete ou simplesmente cidreira é muito conhecida pela sua ação calmante, mas também utilizada no tratamento de problemas digestivos. Facilmente encontrada em supermercados em sua versão sache, também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, feiras livres ou também ser facilmente cultivadas em quintais e até vasos, por crescer rápido e ser fácil de cuidar.

Como provoca uma ação calmante, ajuda a melhorar a qualidade do sono, alivia dores de cabeça, alivia cólicas menstruais, promove ação de bem-estar e ainda ajuda a controlar os níveis da pressão arterial que são provocados pela agitação do dia-a-dia. Para fazer o chá de erva cidreira, basta ferver 1 xicara de água e colocar 1 colher de erva cidreira, coar, esfriar e tomar. Se desejar, pode adoçar a gosto com açúcar ou mel.

Chá da Casca da Batata Inglesa

A batata inglesa ou simplesmente batata como é conhecida, é um alimento muito consumido em todas as regiões do mundo que serve para preparo de milhares de pratos. Consumida sozinha em sua versão purê, pode também ser utilizada com carnes, aves, sopas e massas. Rica em carboidratos e vitaminas B6 e C, além de ser rica em potássio, ferro, cálcio, fosforo e amido é um alimento muito saboroso, mas deve ser ingerido com controle, por ser muito calórico, principalmente em sua versão frita.

Entre os benefícios da batata estão o tratamento de prisão de ventre e no controle dos níveis de glicemia, graças a suas fibras. Auxilia no sistema nervoso, graças a vitamina B6 e ainda melhora a performance atlética. E o que poucos sabem é sobre sua ação benéfica para hipertensos, principalmente na versão chá da casca da batata.

Descasque a batata, e coloque as cascas para ferver por 20 minutos, coe, deixe esfriar e beba em seguida. O recomendado é beber ao menos 2 xicaras por dia, de preferência sem adoçar. O sabor do chá de cascas de batata é bem tranquilo para consumir, portanto não existe necessidade adoçar para melhorar o sabor.

Chá de Limão ou Água com Limão

O limão além de rico em vitamina C, possui outros benefícios a saúde, como sua ação antioxidante e na ajuda da maleabilidade dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão alta. Ainda ajuda na digestão e tem um efeito de limpeza do organismo por ser diurético, ajusta o PH do organismo e estimula o sistema imunológico, além de hidratar o corpo e auxiliar na perda de peso.

Para preparar para essas finalidades, amorne um copo de água e esprema o suco de meio limão, mexa e está pronto para beber. O ideal é ingerir todos os dias pela manhã, ainda em jejum.

Todos os chás informados acima são indicações naturais de chá para pressão alta, mas em casos considerados leves a moderados. Nenhum deles suspende o uso de medicamentos e deve ser utilizado como único método de tratamento para controle de pressão alta. Temos que alertar os riscos e da importância do tratamento adequado da doença, sendo respeitada toda e qualquer recomendação medica para controle da pressão arterial. Em caso de dúvidas ou sintomas, procure seu médico ou um pronto atendimento imediatamente!
Foto: Mareefe