Propriedades do Chá Preto

O chá preto é feito da planta de espécie Camellia sinesis, a mesma utilizada para originar o chá verde e o chá branco. O chá preto é o que contém maior quantidade de cafeína, e assim auxilia o emagrecimento e ação termogênica através da queima de gorduras.

O chá preto é o mais vendido do Ocidente, representando mais de 90% do consumo de chá. Ele é feito das folhas maduras da planta e por isso possui um sabor mais forte e mais cafeína do que os outros dois. Ele preserva o sabor por anos, e já chegou a servir como moeda no século XIX na Ásia.

Os maiores produtores de chá preto são a China, Índia e Sri Lanka. Seu processo de produção consiste em retirar um terço da umidade de suas folhas as tornando flexíveis. Depois são enroladas e fermentadas, se transformando em folhas escuras e de forte sabor. Só então é retirada a umidade novamente para comercializar a todo o mundo.

Benefícios do Chá Preto

O chá preto possui altas quantidades de antioxidantes flavonoides, que previnem a oxidação do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, de problemas cardíacos e na corrente sanguínea. O chá preto possui concentração de manganês, também útil para a saúde do coração. Os flavonoides também melhoram vasodilatação coronária e são anticoagulantes.

A alta concentração de cafeína do chá inibe a fadiga e estimula o sistema nervoso central. Por isso, é melhor tomar o chá preto no café da manhã e evitá-lo após as 18 horas, a não ser que se queira ficar acordado até mais tarde. Outros benefícios do chá preto incluem:

Demais Benefícios

  • Proteção das células contra os radicais livres;
  • Facilita a motilidade gastrointestinal;
  • Hidratação do corpo;
  • Previne o envelhecimento precoce com os antioxidantes;
  • Sensação de saciedade que diminui o apetite;
  • Aceleração do metabolismo.

Com os dois últimos itens, podemos dizer que o chá preto emagrece. Porém, para resultados satisfatórios é importante fazer uma dieta equilibrada e praticar uma atividade física. A pele e o cabelo também são beneficiados pelo chá preto com seus antioxidantes, prevenindo acnes, por exemplo.

O chá preto contém mais quantidades de taninos que o chá branco, e eles exercem função na atividade intestinal, podendo ter efeito antidiarreico. Além disso, os polifenóis presentes no chá são anti-inflamatórios.

A cafeína do chá preto está presente em menor quantidade que no café, o que aumenta o fluxo de sangue no cérebro sem prejudicar com muito estímulo o coração. E além disso, a L-teanina, um aminoácido encontrado no chá, ajuda a relaxar e aumenta a concentração. O chá preto então não causa estresse pela cafeína, ao contrário, pode diminuir os níveis de cortisol após um consumo prolongado.

O chá preto também melhora a imunidade por causa dos taninos, sendo um auxiliar no combate de vírus como a gripe, e infecções como hepatite e diarreia. Um desses taninos, o mais famoso, é a catequina, que já se comprova ser útil para prevenir tumores do câncer.

Como Preparar Chá Preto

Para preparar o chá preto, são usadas 2 colheres de sopa das folhas da erva para cada litro de água. A água deve ser aquecida até ferver ou quase, e depois desligado fogo e as folhas adicionadas. Deixar descansar abafando, coar e beber.

É possível que as propriedades do chá preto sejam mais aproveitadas se as folhas permanecerem em infusão na água quente por cerca de 30 minutos. Os seus antioxidantes só começam a ser liberados depois dos primeiros 5 minutos.

Formas de Ingerir

O chá preto pode ser tomado tanto quente ou frio. Deve-se dar prevalência a consumir nos intervalos das refeições e não durante, porque os taninos interferem diminuindo a absorção de algumas substâncias e aminoácidos, e principalmente o ferro. A ingestão diária recomendada é de até 3 xícaras de chá preto – cada xícara corresponde a aproximadamente 300 ml.

Contraindicações do Chá Preto

O chá preto não é indicado para grávidas e lactantes por causa da cafeína que pode chegar até o bebê. Além disso, pacientes com hipertensão, com úlceras gástricas, insônia e arritmias cardíacas devem ser cautelosos quanto ao excesso de chá preto e, nesses casos, não tomar a bebida antes de consultar o médico.

Veja Também: Chá para Engravidar

Foto: freephotocc