É fato que a gravidez é um período que gera muitas dúvidas nas mulheres, principalmente nas mães de primeira viagem. Elas normalmente estão mais assustadas e tudo o que ocorre em seu corpo é uma surpresa. O que é permitido comer, o que é permitido tomar, qual é a melhor forma para dormir, que medicamentos são proibidos, em que lugares é permitido ir são apenas algumas das perguntas que muitas mães fazem no período de gestação.

Elas não estão erradas em terem tantas dúvidas, pois realmente há restrições de diversos tipos. Os especialistas têm diversas recomendações para que não haja nenhum efeito negativo nesse período. Então não é surpresa que existam diversos tipos de chás proibidos na gravidez, mesmo se tratando de algo natural. Mas por quê?

Todos os chás são proibidos?

Primeiramente é necessário entender que nem todos os tipos de chás são proibidos durante a gravidez. Na verdade, existem muitos tipos que são permitidos e que fazem até bem para as mulheres grávidas. O grande perigo disso é não saber quais são os chás permitidos e qual é o tipo de chá que deve ser evitado na gravidez1.

Quais são os chás proibidos na gravidez?

A lista de chás que podem causar algum tipo de problema em grávidas é grande. Dependendo da quantidade que é ingerida, muitos deles podem trazer consequências sérias como malformações no bebê e até mesmo o aborto2. Os principais chás proibidos na gravidez são:

  • Chá de Arruda
  • Chá de Buchinha do Norte
  • Chá de Canela
  • Chá de Hortelã
  • Chá de Boldo
  • Chá de Zimbro
  • Chá de Raiz de Angélica
  • Chá de Alecrim
  • Chá de Sene
  • Chá de Videira
  • Chá de Agoniada
  • Chá de Prímula

Esses são apenas alguns dos principais tipos de chás que podem trazer consequências para as grávidas. Nem todo mundo tem o costume de tomar tantos chás diferentes, mas é sempre importante estar atenta e saber o que deve e o que não deve ser ingerido durante a gravidez.

Por que alguns chás fazem mal para as grávidas?

Apesar da crença de que as ervas sempre ajudam o seu corpo, muitas delas podem prejudicá-lo no momento da gravidez. Isso porque o seu corpo está em constante mudança e gerando outra vida. Isso significa que essa outra vida ainda está muito frágil e não está preparada para receber certos tipos de substâncias. Para o corpo da gestante essas substâncias podem não parecer nada, mas são um verdadeiro veneno para o bebê.

Alguns chás como o de canela, por exemplo, trazem consequências aos músculos do útero, podendo causar contrações que podem prejudicar duramente o feto. Outros como o de hortelã não trazem consequências tão graves, mas interferem diretamente na produção de leite, o que pode vir a ser uma grande dor de cabeça futuramente.

Já chás como o de boldo3 ou de arruda podem causar aborto por conta da presença do ascaridol, substância tóxica que combate parasitas no intestino, mas que também afeta duramente o bebê. Eles inclusive podem ser tomados no pós parto para ajudar a limpar o útero. Normalmente esses chás estimulam as contrações do útero, ajudando na expulsão do que pode ter ficado no útero no pós parto.

Há também o fato de que não existem estudos científicos suficientes para todo tipo de erva que citamos aqui. Por isso recomenda-se que você não se arrisque a tomar chás feito com elas, já que não se sabe exatamente quais são as consequências que elas podem gerar para você ou para o bebê.

Chás que podem ser tomados durante a gravidez

Os únicos chás que temos segurança no consumo na gestação são o de gengibre e de frutas. Muita atenção ao comprar chás prontos de frutas, pois eles podem conter ervas e flores que podem ser prejudiciais na gestação, como hibisco e chá verde.

Mesmo com a permissão, o mais recomendável é que a mulher não tome esses chás constantemente e procure uma nutricionista para se informar melhor como deve ser sua alimentação durante esse período.

Importante: O Chá de Camomila Romana é um chá proibido na gravidez pois pode causar aborto.

Alternativas para chás

Como você pôde perceber, existem alguns chás proibidos na gravidez, mas também existem aqueles que você pode tomar sem nenhum problema. E como existem alternativas, não há motivos para ir contra a indicação de especialistas e arriscar ter algum tipo de problema na gestação.

Lembre-se: Muitas vezes um chá que normalmente faz bem pode não ser adequado para a gravidez, seja por afetar o bebê ou o corpo da mãe, que está em constante transformação. Procure alternativas e nunca deixe de pesquisar o que pode te afetar. Dessa forma, você com certeza terá uma gestação saudável e sem nenhum problema sério.

Veja Também: Dúvida: Pode Dar Chá para Recém-Nascido?