Propriedades do Chá Mate

O chá verde é proveniente da planta de espécie Camellia sinesis, a mesma planta da onde vem também o chá branco e o chá preto. No caso do chá verde, ele é feito a partir das suas folhas colocadas a vapor para então serem secas e embaladas para a venda. Esse processo previne a oxidação e preserva os nutrientes dos componentes da erva.

O chá verde é o chá mais popular do Brasil e veio da China, sendo estimado ser 80 a 90% da produção de chá chinês. Hoje é cultivado em todo o mundo.

Benefícios do Chá Verde

O chá verde possui a concentração e variação de nutrientes relativas à forma como a planta foi cultivada, tratada e adubada, além da sua região. Por isso, várias marcas de chá verde diferentes podem trazer algumas diferenças em suas tabelas nutricionais.

Mas no geral, uma de suas maiores propriedades é na composição de flavonoides, dentre eles as catequinas, que são associadas a diversos benefícios para a saúde. E o chá também possui bastante cafeína, que varia de 10 a 86 mg por folha.

Emagrecimento

Uma de suas catequinas presentes é responsável por controlar o metabolismo das gorduras no corpo: é a Epigalocatequina Galato (EGCG). As gorduras, com o uso do chá, são quebradas e melhor utilizadas pelo organismo, o que promove o emagrecimento. Isso também beneficia a composição adiposa sem acúmulos de gorduras localizadas no corpo, o que reduz o risco de doenças como diabetes e hipertensão. Alguns estudos têm sido feitos com o chá verde nesse sentido.

Diminuição do Colesterol

A diminuição do colesterol também se dá pelas EGCGs que agem sob a absorção de gordura, reduzindo consequentemente o LDL, o colesterol ruim. Outros polifenois presentes no chá também atuam em conjunto para essa redução de colesterol que são os taninos.

As catequinas do chá verde também produzem mais saciedade por se ligarem aos receptores do hormônio Leptina. Assim, favorece a ingestão de comidas em menor quantidade. E, além disso, a bebida acelera o metabolismo, com a propriedade termogênica da cafeína, o que também favorece o emagrecimento.

O chá verde ainda é um ótimo antioxidante, que elimina os radicais livres das células do corpo, reduzindo o envelhecimento precoce e risco de câncer. Seu poder antioxidante ultrapassa o da vitamina C.

Controle da Ansiedade

O chá verde possui aminoácidos, como a L-teanina, que melhoram o humor através dos neurotransmissores dopamina e serotonina. Os flavonoides presentes na bebida também regulam a noradrenalina, que em altos níveis produziria ansiedade.

Melhora a Digestão

O chá verde ainda contém alguns compostos bioativos que melhoram a digestão através da ação da flora intestinal, o que contribui para uma imunidade saudável e bom funcionamento do trato gastrointestinal.

Como Preparar Chá Verde

Na preparação de uma porção de chá verde, são utilizadas suas folhas secas, que não devem ser fervidas para não perder os nutrientes. Para cada 500 ml de água fervida, são adicionadas 10 colheres de sopa de folhas de chá verde, depois de desligar o fogo.

O recipiente deve descansar abafado até ficar morno, e depois é apenas coar e a bebida está pronta para o consumo. As propriedades do chá verde duram apenas 24 horas, prazo em que este deve ser consumido, gelado ou quente.

Consumo Indicado

A quantidade de consumo recomendada é de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, ou até 600 ml. Não se deve exceder essa quantidade, pois o chá em excesso pode gerar efeitos colaterais.

Contraindicações do Chá Verde

Um dos efeitos colaterais do chá verde é a diurese excessiva, ou seja, maior produção de urina. Por isso, acima de 600 ml de chá por dia de chá verde se corre o risco de desidratar o corpo. Além disso, o chá verde em altas doses pode fazer mal por conta da concentração de cafeína nele. Todos sabemos que muita cafeína gera sintomas como insônia, ansiedade e gastrite.

O ferro e o cálcio também podem ter má absorção com o excesso de chá verde, devendo este ser evitado na menopausa. Na gravidez, o chá também é contraindicado para gestantes, pelo risco de redução do fluxo sanguíneo para a placenta.

Outro grupo que não é indicado a tomar o chá verde são pacientes com hipertireoidismo, que por si mesmos já possuem aceleração do metabolismo. Pacientes com hipertensão, glaucoma e gastrite também devem evitar o chá.

Curiosidade do Chá Verde

Existe uma lenda chinesa que diz que no ano de 2737 a.C, um imperador chamado Shen Nung costumava ferver a água antes de bebê-la, para ganhar longevidade. Até que, numa tarde, algumas folhas da erva voaram pela janela e caíram no recipiente em que ele bebia. Assim, Shen Nung adorou o sabor amargo do chá e passou a utilizar sempre as folhas da planta.

Veja Também: Uxi Amarelo e Unha de Gato – Aliados da Fertilidade

Foto: Polymanu