Chia é o nome de uma semente proveniente do Sul do México, onde já foi consumida por antigas civilizações da América Central. Suas propriedades a fazem um superalimento reforçador da dieta, já que contém ácido graxos essenciais, proteínas, fibras e vários outros. Ultimamente, a chia tem ganhado bastante popularidade, por sua fama de emagrecer, ou simplesmente por ser saudável e recomendada para quem quer comer de forma mais equilibrada.

Formas de Consumo da Chia

A Chia é vendida no mercado de três formas: o óleo de chia, a farinha de chia e o grão das sementes de chia. De um modo geral, o óleo é usado em saladas e temperos de muitos pratos, e a farinha ou o grão podem são misturados em bebidas ou em iogurtes, tortas, bolos, etc.

Benefícios da Chia

A chia é uma semente muito nutritiva: é rica em ômega 3, proteínas, gordura, fibras, diversos antioxidantes, vitaminas e minerais como cálcio, zinco, fósforo e potássio. Para se ter uma ideia, uma porção da semente tem quatro vezes a necessidade humana diária de ômega 3, e 100 gramas de chia possui 8 vezes mais ômega 3 que um pedaço de salmão.

Para os intolerantes à lactose, apenas 100 gramas da semente de chia já contém 3 vezes mais cálcio que um copo de leite, sendo um ótimo substituto. A gordura da semente de chia é boa e possui o benefício de prevenir as doenças cardiovasculares. Outros benefícios da chia é no efeito anticoagulante, prevenção de arritmias cardíacas, diminuição do colesterol no sangue e o aumento da sensibilidade à insulina.

Principais Vantagens do Grão

Veja as vantagens do grão:

  • Possui pelo menos o dobro de proteína de qualquer grão;
  • Possui o triplo de antioxidantes de um mirtilo;
  • Possui 5 vezes a quantidade de cálcio do leite;
  • Possui 2 vezes mais potássio que a banana;
  • Possui 3 vezes mais ferro que o espinafre.

Principais Benefícios

O uso de chia favorece o emagrecimento, porque ela dá sensação de saciedade na medida em que seus grãos absorvem a água dos alimentos formando uma espécie de gel, que “tapa” o estômago.

A chia também regula o intestino, melhora a pressão, o colesterol e o humor. De quebra, ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo várias doenças.

Como Consumir Semente e Óleo de Chia

O óleo de chia pode ser consumido em cápsulas antes das refeições ou utilizado na cozinha, em qualquer prato. Seus benefícios são maiores que os da linhaça e do amaranto, sendo um importante desintoxicante do corpo. Porém, quanto colocado no fogo, perde boa parte das suas propriedades.

Consumo Diário

O óleo pode ser utilizado em até 1g por dia. Se for em cápsulas, estas devem ser tomadas antes do almoço e do jantar. Já as sementes de chia tem como quantidade recomendada de 25 gramas por dia, que equivale a uma colher de sobremesa: a chia é calórica e essa porção já tem cerca de 164 calorias.

Como a semente de chia absorve até 12 vezes a quantidade de líquido equivalente a seu peso, quando os grãos são misturados em qualquer líquido, em dez minutos já adquirem a consistência de um gel. Por isso, para consumir a semente de chia junto de bebidas (água, chá, sucos, café e vitaminas) é melhor mexer bem e esperar apenas um ou dois minutos para beber.

Dica de Consumo

Uma dica de uso da semente de chia é misturá-la ao café coado, até se obter um gel de chia com sabor de café. O gel pode ser comido com uma colher e guardado na geladeira, para quem gosta do alimento com sabor e aroma do café. O uso mais simples das sementes, farinha ou óleo de chia é polvilhando ou temperando as saladas. Também pode ser colocada nos iogurtes.

Contraindicações da Chia

Não há efeitos colaterais ou contraindicações do uso de chia. Para as gestantes e crianças, é importante consultar o médico antes de introduzir chia na dieta.

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Foto: MIH83