Então, nem todas as mulheres sabem que ciclo anovulatório fazem parte da vida de todas as mulheres. Algumas vezes apenas nos damos conta de que esses ciclos existem ao começar as tentativas para gravidez. Pois bem, o que é um ciclo anovulatório, como detectar e o que fazer?

B0002100 Human egg with coronal cells - gold

O que é ciclo Anovulatório?

Ciclo anovulatório nada mais é um ciclo onde a mulher não ovula. A ovulação acontece no meio do ciclo, no período fértil. Então entender o dia que vai ovular é fundamental para namorar nos dias certos a fim de facilitar a gravidez. Pois bem, normalmente em um ciclo normal de 28 dias a mulher ovula entre o 10º e 0 17º dia do ciclo.

Em um ciclo de 30 dias do 13º ao 20º dia. Logo após a menstruação a progesterona sobe, e conforme o período fértil vai se aproximando há um aumento do estrogênio e estimulação do LH que são hormônios estimulantes da ovulação e da maturação dos óvulos. Daí a ocorre a ovulação e a fase lútea que é quando a progesterona sobe e permanece até o dia da menstruação, ou continua caso tenha engravidado. Isso acontece em um ciclo ovulatório certo?

Como Funciona o Ciclo Anovulatório?

Em um ciclo anovulatório não existem essas fases. O LH e o Estrogênio não fazem o seu papel então a progesterona toma conta do ciclo, funciona mais ou menos como quando a gente toma pilula de anticoncepcional, a progesterona fica predominando o ciclo todo.

Sintomas do Ciclo Anovulatório

A anovulação (ausência de ovulação) pode ter alguns sintomas clássicos e bem identificáveis como aquela secreção esbranquiçada o ciclo todo sem presença de muco elástico e dores ovarianas para ovulação. Quem acompanha a temperatura basal consegue identificar com muita facilidade um ciclo anovulatório. Basta perceber as alterações, sabendo que a ovulação causa uma queda e uma subida imediata, no ciclo anovulatório isso não acontece. A temperatura se mantém na média sem variações como em um ciclo ovulatório.

Então detectar um ciclo anovulatório pode ser simples, veja ele costuma alterar a data prevista para menstruação, em alguns casos a menstruação continua no ritmo normal, mas pode acontecer um atraso de 2 ou 3 dias. Ás vezes pode acontecer de atrasar 10 dias e até mesmo mês! Não tem o que se fazer nesses casos. Mas se você está atrasada há muito tempo e os testes estão todos negativos, o melhor a se fazer é ir ao médico.

Existem medicamentos como Provera por exemplo que podem auxiliar para que a menstruação venha. O importante se você está tentando engravidar, é manter os exames hormonais em dia. As vezes o excesso de progesterona ou a falta de LH, estrogênio e o excesso de prolactina podem determinar a falta da ovulação que prejudica a quem buscando a gravidez.

O ciclo anovulatório é comum, acontece sempre com as mulheres, nem todos os 12 meses do ano a gente ovula,  com umas acontece em maiores quantidades e com outras em menores quantidades e não tem problema algum, não quer dizer que você não seja fértil, as vezes os ovários precisam de um tempo para descansar. A não ser que tenha algum hormônio alterado, fora isso é perfeitamente normal.

Um bjo e até a próxima!

Veja também: Como Funciona o Ciclo Menstrual e Suas Fases

Foto: Wellcome Images