Uma mulher quando toma a decisão de engravidar, não quer esperar muito tempo! Quem nunca se pegou vigiando o ciclo e imaginando que irá engravidar já nas primeiras tentativas?Pois é, mas nem sempre é assim que acontece, por isso, estamos prontos a ajudar! Aqui vão 5 dicas preciosas para receber o milagre da gravidez com bastante rapidez. Vamos lá!

Dica 1: Conheça Seu Corpo

Nem sempre a mulher que quer engravidar, conhece bem o seu corpo. O ciclo menstrual é fundamental para mulheres que desejam gerar um bebê, dai, conhecer a sua menstruação, o seu ciclo é fundamental!

Para isso, a mulher precisa se observar por alguns ciclos. Não um, dois ou três, mas pelo menos 6 meses antes de decidir engravidar. É importante frisar que o ciclo é considerado normal sem uso de medicação ou hormônios. Ou seja, anticoncepcionais ou medicamentos hormonais como para a tireoide por exemplo, podem alterar o fluxo e datas da menstruação.

Portanto, é aconselhável parar com os métodos contraceptivos alguns meses antes de realmente começar a tentar. Mas é válido lembrar que a mulher deve se prevenir com métodos de barreira como camisinha, DIU, diafragma etc.

Também é importante dizer que mulheres que tomam medicação durante muitos anos, não ficam estéreis por isso, apenas levam mais tempo para que seus órgãos reprodutores voltem a funcionar como antes. Faça o monitoramento do ciclo através do controle dos dias de ciclo, com isso ficará muito mais fácil descobrir seu período fértil e ter relações nos dias adequados.

Dica 2: Temperatura Basal

A temperatura é uma aliada muito importante da mulher. Com a oscilação hormonal, a temperatura também irá variar. Com a queda da temperatura, o indicativo de que os hormônios do período fértil estão a todo vapor, é muito grande! O estrogênio que predomina no período fértil, faz a temperatura ter uma sutil queda pela manhã. Por isso é imprescindível medir corretamente para não haver alarmes falsos.

Atenção: é importante sempre medir a temperatura desde o primeiro dia de menstruação (sangue vivo). No mesmo horário e sempre com sem se mexer da cama. Pode ser via oral, vaginal ou retal. O termômetro adequado é aquele que mede com 4 casas decimais, o ideal para a temperatura exata. Anote sua temperatura em gráficos que são especiais para essa finalidade. Existem dois aplicativos ótimos: fertilityfriend e o mamandco.

Dica 3: Muco Cervical

A secreção que sai naturalmente da vagina, vai te indicar os dias mais importantes para engravidar rapidamente. Quanto mais transparente e elástico o muco, mais fértil a mulher está.

O muco começa a se transformar alguns dias antes da ovulação acontecer, por isso prestar atenção é ajudará muito. No começo ele pode ser gelatinoso ou mais duro, porém transparente, e com o passar dos dias, a mulher ficará mais úmida e com o muco bastante elástico.  Há casos em que a mulher não verá este muco, mas ficará úmida e possivelmente com desejo sexual elevado. Tenha relações neste período.

Dica 4: Não Levante Após a Relação

Ter relação sexual para engravidar e sair correndo para o banheiro se lavar é um erro que muitas mulheres cometem. O ideal é deixar o sêmen dentro do corpo pelo maior tempo que puder.  Por isso, o ideal é que a mulher fique algum tempo deitada após a relação, de preferência com o quadril elevado.

A técnica do bumbum para cima é recente pois, descobriu-se que a gravidade ajuda bastante no processo de caminhada dos espermatozóides até a trompa, onde o óvulo está à espera. O melhor é deixar o banho para pelo menos uma hora e meia depois do coito.

Dica 5: Ducha Vaginal

O muco cervical é muito importante para quem quer engravidar, porém a ducha vaginal, se feita corretamente pode ajudar bastante!  A vagina é um ambiente misterioso para nós, porém seu PH equilibrado para receber o espermatozoide e a alcalinidade certa naquele momento favorece muito as chances de engravidar.

Isso porque a acidez da vagina pode produzir um muco hostil ao espermatozoide e com a ducha vaginal feita com bicarbonato de sódio pelo menos 1 hora antes da relação, irá ajudar. Segue a receita da ducha vaginal:

1 colher de café para 500ml de água morna. A água pode ser do chuveiro mesmo, e com ajuda de uma ducha vaginal, fazer uma rápida inserção do liquido na cavidade vaginal.

Dica 6 (bônus): Não Tome Medicação ou Indutor Sem Orientação Médica

Os indutores vendidos indiscriminadamente nas farmácias (clomifenos) são inimigos de mulheres que os usam sem indicação ou com pouca indicação médica. Apesar de parecerem milagrosos, esse medicamento torna o corpo muito diferente do habitual e vai certamente desarmonizar todo o equilíbrio do ciclo menstrual. O ideal é procurar um médico especialista neste tipo de medicação e pedir aconselhamento. Se for o caso, ele indicará o medicamento.

Veja Também:Posições Para Engravidar Rápido – Dicas e Truques

Foto:Pexels