Quando falamos em cistos, pode-se haver um susto coletivo, ainda mais quando o a palavra em questão vem acompanhada de outra que pode assustar ainda mais. Cisto hemorrágico pode acontecer várias vezes ao longo da vida fértil da mulher, mas ainda sim ela pode nem se dar conta. Mas você sabe exatamente o que quer dizer a presença deste cisto hemorrágico no ovário?

O que é Cisto Hemorrágico

Os cistos ovarianos podem ser de várias origens, alguns deles são benéficos para o organismo, assim como os cistos foliculares. Porém em outros casos nem tão bem vindos assim. É o caso do cisto hemorrágico. O cisto normal é composto de líquidos e um óvulo, é chamado também de folículo.

Já o cisto hemorrágico é composto por liquido e sangue proveniente das paredes do ovário. Normalmente esses cistos são hiper vascularizados, por isso acabam se tornando motivo para dor de cabeça em casos mais complicados.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O cisto para ser hemorrágico precisa estar cheio de sangue e este transbordar a ponto de sair de dentro dele e cair pelo ovário e fundo de saco abdominal. A tendência deste tipo de cisto é trazer dor, mas na grande maioria dos casos, ele desaparece sozinho assim que a estimulação hormonal ao ovário cessa, porém há casos graves que necessitam de intervenção imediata de um médico.

Como Diagnosticar um Cisto Hemorrágico

O primeiro indício de um cisto hemorrágico mais severo são os sintomas. Cólicas além do normal, dores abdominais de um dos lados, um pouco abaixo do umbigo também são sintomas. Além desses a mulher pode sentir:

Quais Sintomas do Cisto Hemorrágico

  • Náuseas
  • Alteração de humor
  • Mudança das mamas
  • Fraqueza e desânimo
  • Cólicas frequentes de apenas um lado

Também se pode sentir uma pressão abdominal quando o cisto hemorrágico é muito grande. Quando ele se torna pesado pela quantia de sangue que acumulou, a mulher pode sentir um desconforto extra e sentir que a barriga está inchada apenas em um dos lados.

Orientado por estes sintomas o médico ginecologista irá pedir um exame de ultrassom com doppler. Este exame mostrará a dimensão do cisto e também o tipo de vascularização que ele tem. Com o laudo em mãos ele vai orientar o melhor tratamento para cada caso. A maioria dos casos de cistos hemorrágicos são tratados com medicamentos hormonais. Em alguns casos é usado um anticoncepcional apropriado e medicamentos excelentes como cicloprimogyna.

Como Tratar o Cisto Hemorrágico

Em casos extremos de cisto hemorrágico o tratamento para eles pode ser mais invasivo. Se o cisto for grande demais o médico pode recomendar uma laparoscopia, que nada mais é do que uma micro cirurgia para retirada do sangue de dentro. Em seguida ele deve tratar com os mesmos medicamentos que trataria um cisto hemorrágico pequeno. Imagens reais de uma CIRURGIA de laparoscopia feita para retirar um cisto hemorrágico, se você tem estômago fraco por favor se abstenha de ver as imagens, pois são reais e fortes!

O cisto Hemorrágico pode romper? Sim! Porém não acarretará maiores complicações. Normalmente quando isso ocorre (e o cisto é pequeno) a mulher sente uma queimação na região abdominal. O sangue que sai é absorvido pelo organismo e não prejudica a mulher. O grande problema do cisto hemorrágico são as dores e o tamanho que ele pode chegar.

Alguns casos o cisto ultrapassa o tamanho total do próprio ovário e ai se torna uma ameaça. Para que seja considerado nocivo, o cisto hemorrágico fica crescendo por longos ciclos e sem parar. Cada ciclo ele ganha um pouco de hormônios que o alimentam e faz com que ele cresça mês a mês. Se você sentir dores abdominais e desconfiar que tenha alguma coisa errada, fale com seu ginecologista, ele irá te orientar.

Nota da autora

Em 2011 tive um cisto hemorrágico que me renderam muitas dores. Tudo começou quando iniciei o uso de indutores de ovulação. O Clomid era usado com orientação médica, porém ainda sim me rendeu um belo cisto hemorrágico. Descobri pelo inchaço que tinha na barriga e também pelas dores incomuns.

Embora o Clomid me trouxessem dores, essa era diferente, não passou após o ciclo menstrual. Então fui a medica novamente que me passou um ultrassom transvaginal que constatou o cisto hemorrágico vascularizado. Ele estava ativo e ainda crescia! Fiz o tratamento por três ciclos com medicamento hormonal, a cicloprimogyna que resolveu o caso. Tive sorte!

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras que pensam em ter um bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Desmistificando os Cistos – Tipos e Tratamentos

Foto: Ed Uthman