Quando citamos o nome coleira, logo ligamos a imagem do cachorrinho sendo levado para passear e pensar em uma coleira para criança a princípio pode ser um tanto assustador, não é mesmo?

Mas a ideia da coleira para criança não é nem um pouco para assustar ou constranger como muitos falam, mas sim de proporcionar segurança para as crianças mais agitadas e que tem o costume de não ficar próximos ao pais durante um passeio.

Esse tema pode levar a uma grande polêmica e extensas discussões, já que divide opiniões de muitos pais e curiosos. Afinal, no ponto de vista de alguns, se a criança é agitada e “não sabe se comportar” em passeios, pode ser falta de rigidez dos pais ou como alguns arriscam, falta de educação ou limites e não será uma coleira que irá resolver.

O que é a Coleira de Criança?

Mas vamos expor os dois lados da visão para que todos possam entender e desenvolver suas opiniões. A coleira para criança na verdade nada parece com a que é utilizada em animais domésticos. Ela tem aparência de mochila e pode ser encontrada em formato de bichinhos ou temas de personagens do agrado das crianças.

A única semelhança a coleira de animais é a guia, onde os pais segurarão para impedir que o filho se afaste dos pais e assim controlar que não se perca em ambientes muito movimentados ou que desaparecesse facilmente aos olhos do responsável.

Cada dia que passa, a coleira para crianças atinge mais espaço entre os pais mais atualizados. Em diversos países e lugares já é um item indispensável assim que o bebê começa a andar, oferecendo segurança em passeios públicos.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Onde encontrar a Coleira Para Crianças?

É possível encontrar em lojas virtuais, sites do mundo todo e em lojas físicas também, com diversas opções de cores, tamanhos, personagens e deixando com aparecia divertida para que as crianças desejem utilizar.

Pais que Não Apoiam a Ideia

Obviamente como tudo que se refere a educação e cuidados dos filhos, as opiniões se dividem e neste caso até causa grande polêmica. Alguns pais ainda defendem os antigos costumes, da boa conversa antes de sair e o ensinamento de como se comportar em qualquer ambiente, principalmente os públicos onde se oferece grandes perigos.

Os pais que não apoiam enxergam a coleira para criança como um objeto de constrangimento aos filhos e de falta “de pulso” para educar os filhos e impor limites. Ser energético com uma criança e informar sobre os riscos reais e até supor que ficará de castigo caso não se comporte, é uma saída para ensina-los.

Mas a grande verdade é que muitos pais enxergam a coleira para criança como uma segurança para todos, principalmente para crianças especiais que os pais tendem a ter uma certa dificuldade no controle em certas situações.

Caso você tenha receio em utilizar a coleira para criança, saiba que não tem nenhuma contraindicação em seu uso. A única dificuldade que enfrentará será os olhares curiosos ou opiniões contrárias de amigos e familiares, que com certeza irão expor suas visões.

Se não tem nenhum problema em relação a isso e só quer visar a segurança do seu filho e conforto da sua família em cada passeio, evitando surpresas, a coleira para criança com certeza é uma opção.

Segurança das Crianças em Passeios

Quando saímos com nossos filhos, independentemente do local, é necessário muita cautela e responsabilidade. Crianças são impulsivas, curiosas e não tem noção dos riscos e perigos que a cercam. Por isso o ideal é sempre alertar, conversar e expor os riscos as crianças, mesmo que pequenas, sempre as deixando em alerta.

Alguns cuidados são essenciais para evitar surpresas e acidentes, e sempre visando na segurança dos filhos e obviamente do conforto da família.

Sempre alerte seus filhos a não conversar com estranhos e muito menos aceitar objetos ou doces, independente do que for. Aconselhe que quando acontecer, que procure imediatamente os responsáveis e se for o caso, perguntar se pode aceitar.

Sempre fique perto dos seus filhos, e deixe-os brincar livremente desde que estejam na sua supervisão. Não se distancie nem por 1 minuto e evite ficar mexendo no celular enquanto cuida deles, esse é o momento ideal para grandes acidentes.

Existem pessoas mal-intencionadas em todos os lugares e ao notar a falta de observação ou distração dos pais, podem encontrar o momento certo para agir. Sequestros, abusos infantis são bem recorrentes nesses ambientes e pela distração dos pais.

A criança também deve ser orientada quando for sair de casa, que caso se perca que deve procurar um segurança do local ou algum atendimento ao cliente. Jamais pedir ajuda a desconhecidos ou sair do ambiente que se encontra.

A melhor coisa a se fazer é andar de mãos dadas com o seu filho ou nunca deixar se afastar de vocês ou de seus olhos. Por isso, algumas famílias optam pelo uso de coleira em crianças, para evitar acidentes, ainda mais quando se trata de uma criança muito agitada e que gosta de correr aonde estiver.

Uma dica bem valiosa é: sempre coloque roupas com cores vivas nas crianças ou chapéu, marque bem as roupas que estão utilizando, para facilitar o seu foco e visão e também para reconhecer o seu filho em meio a outras crianças.
Se é mais de uma criança e em um ambiente muito movimentado, divida a supervisão, deixando que outra pessoa cuide de um e você de outro. Não desvie o olhar e sempre dê recomendações aonde vai estar para que a criança sempre o veja e se sinta seguro.

Qualquer lugar, seja mercado, parque ou em um shopping, por mais que pareça impossível acontecer, acontece. Toda cautela do mundo é pouco para com os filhos em ambientes externos.

Veja também: Criança que Grita – Entenda as Razões
Foto: zzzArt