Colo do Útero Aberto, Sinal de Ovulação?

Você sabia que no período fértil, o útero se adapta para receber o espermatozoide e então, proporcionar a fecundação? Sim! Nosso corpo é inteligente em todos os aspectos fisiológicos. O colo do útero é uma extensão do útero que possui um pequeno orifício.

colo do útero aberto

Podemos dizer que o colo é a extensão do útero, só que mais afinado. Na extremidade do colo do útero existe uma pequena fenda, onde todos os fluidos externos entram e principalmente saem do útero. Um bom exemplo desse fluxo de saída é claro, a menstruação. Porém o colo do útero aberto não é uma regra e nem uma constante durante o ciclo.

Isso porque o restante do ciclo menstrual, o útero fica fechado, ou seja, coberto por uma espécie de muco grosso, chamado de tampão mucoso que é expelido bem próximo a certos períodos do ciclo. Existem duas situações no ciclo onde colo do útero fica aberto por algum tempo além do trabalho de parto é claro. São eles:

  • Menstruação: para facilitar a saída do sangue acumulado no endométrio (sangue vivo ou coágulos).
  • Período fértil: para facilitar a entrada dos espermatozoides.

A entrada do colo do útero tem aspecto de covinhas, que quando fechado, fica mais estreita com uma espécie de pregas ao redor. Quando aberta, ela fica maior e mais lisa. No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo. Então, podemos dizer que SIM, o colo do útero aberto é sinal de ovulação, do período fértil, mas também pode ser sinal de que a menstruação está a caminho. A grande diferença entre elas é o estágio do ciclo em que acontecem. Quando no meio do ciclo, sinal de período fértil, quando no final do ciclo, sinal de menstruação.

Mesmo que o espermatozoide seja microscópico, conseguirá passar mesmo se o colo do útero estiver fechado, porém quando aberto, facilitaria em 100% o esforço feito pela minúscula célula para ultrapassar a barreira do colo do útero. Por isso se você está no período fértil mesmo com o colo do útero fechado (é possível acontecer), está suscetível a engravidar.

É Possível Identificar o Colo do Útero Aberto?

Para identificar a abertura do colo do útero é preciso conhecer e reconhecer o seu corpo. Mulheres que exploram a região íntima com frequência podem identificar mais facilmente essas alterações no colo, quando aberto ou fechado. Existem diversas técnicas, porém se aplicadas, requerem muita disciplina já que são passiveis levarem doenças ao órgão se feita de forma inadequada.

Um pequeno arranhão com a unha e pronto, você pode desencadear um processo inflamatório. É possível verificar em casa, com luvas cirúrgicas e limpas. Agachada em posição de cócoras, introduzir dois dedos até alcançar o colo do útero. Também é possível visualizar o colo do útero com um espelho, espéculo, lanternas e um gel lubrificante. Esse processo é simples porém também requer alguns cuidados para realizar.

Também é possível verificar através do exame clinico em um consultório. Essa é a forma mais adequada, aliás. Um profissional preparado pode verificar se o colo do útero está aberto ou fechado e assim determinar se a mulher está ou não fértil. Um ultrassom também é possível verificar o colo do útero aberto, porém essa técnica não é das mais frequentes para esse diagnóstico apenas para quem quer engravidar, pois requer que a paciente se submeta à exame transvaginal. Mais recomendado mesmo é a técnica do toque clinico.

Cuide muito bem do seu corpo, lembre-se que ele é o seu bem mais precioso e arriscar a sua saúde intima não é uma boa ideia, ainda mais quando já se está gestante. O toque pode provocar aborto se feito indiscriminadamente ok? Boa sorte!

Veja também: O Tamanho do Útero Pode Significar Gravidez?

Fotos: alma nua,James Jordan