O momento mais sonhado de uma mulher que deseja um filho é o parto! Além de engravidar, uma das melhores sensações que essa fase traz é a de que o seu filho está prestes a estar em seus braços. O colo do útero apagado é um dos principais sinais de que o parto está se aproximando! Normalmente se verifica essa condição em um exame clínico do médico no consultório, mas é possível também verificar através do exame de ultrassom.

colo afinado 1

O primeiro passo da dilatação é o colo do útero afinado

Colo do Útero Afinado

O colo do útero afinado quer dizer que a distância entre o colo do útero e o próprio útero está reduzindo. Podemos dizer que em porcentagens, quanto mais afinado e mais plano, mais próximo o parto está. Na maternidade ou no consultório, pode-se ouvir 10%, 20%, 30% apagado ou afinado.

Essa porcentagem é fundamental pois, pode mostrar se há algum tipo de risco quando a gravidez ainda é muito nova ou se há riscos de um parto prematuro. Caso haja algum risco, o médico irá medicar e deixar a paciente de repouso para evitar a progressão do afinamento e também da progressão do trabalho de parto. A incorporação do colo do útero ao útero pode levar poucas horas ou até mesmo dias.

Aliás, falando em trabalho de parto, o colo do útero apagado faz parte do trabalho de parto latente. O que ainda não é ativo, mas está em progresso para a fase final, a expulsão. O colo do útero começa a afinar, quando o bebê passa a descer pelo canal cervical. A cabeça faz pressão para a dilatação do útero para a passagem do bebê. Podemos considerar o colo do útero apagado como as primeiras fases da dilatação para o parto.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Sintomas do Colo do Útero Apagado

Os sintomas desse acontecimento podem nãos ser tão notados. A não ser pela pressão que a mulher pode sentir repentinamente e acompanhada de fisgadas vaginais. Algumas poucas mulheres podem sentir dores ao caminhar, sentar ou deitar. São parecidos com puxões na vagina.

Saída do Tampão

A saída do tampão também é um dos sinais de que pode estar acontecendo algum tipo de dilatação, por isso, a mamãe e médico deve ficar atento a qualquer sinal que o corpo possa dar.

Quando ainda não se tem contrações dolorosas ou sinais evidentes como bolsa rompida por exemplo, e mesmo assim há sinais de colo do útero apagado, o medico pode contribuir para que o trabalho de parto fique mais intenso com uso de medicamentos à base de ocitocina. Ela faz com que tudo se torne mais ativo e também mais rápido.

Vídeo Explicativo

Tem algum exercício ou algum truque que possa usar em casa para ajudar na dilatação? Sim! Você pode usar diversas maneiras de ajudar na dilatação e ainda mais no colo do útero apagado.

Exercícios de agachamento e também banhos mornos e caminhada, colaboram e muito para apagar o colo do útero e na dilatação. Exercícios como pilates, por exemplo, também ajudam bastante para facilitar a dilatação. Romper a bolsa e também deslocar a placenta é um artificio usado pelos médicos para acelerar a dilatação e o trabalho de parto.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti que potencializa a ovulação e fortalece útero e endométrio, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e teste de gravidez. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Sintomas do Parto – Esta Chegando a Hora?

Foto: : Internet Archive Book Images