Oi, meninas! Existem alguns macetes muito usados pelas tentantes. Mas você deve ter se perguntado: “será que o Trocando Fraldas tá ficando maluco??”. Não, é totalmente verdade. Esses testes ajudam a detectar uma possível gravidez e, também, se a menstruação está prestes a vir. Porém, alertamos que algumas técnicas como esta devem ser abordadas com muita cautela e de forma bem pensadas antes de serem colocadas em prática, ok? Segurança e saúde em primeiro lugar, sempre. Vamos lá!

Teste do Cotonete

Este teste é feito com um cotonete, mas para que? Com as mãos bem lavadas e limpas, coloca-se o cotonete no canal vaginal e, em seguida, confere-se a tonalidade e consistência da secreção na ponta de algodão. Normalmente, quando se está próximo da menstruação, o cotonete vai sair com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho. Mas se por acaso ele sair branquinho ou seco, é sinal que a menstruação não está por perto. É uma ótima forma de saber se a menstruação vai descer ou se não há nem sinal dela.

Teste do Colo Do Útero

Os médicos ginecologistas fazem normalmente um teste similar nas pacientes, mas no consultório e com as ferramentas apropriadas. É sim possível ter uma ideia de se a mulher está ou não grávida por meio do toque no colo do útero. Esse procedimento requer bastante cuidado, pois a vagina é um lugar sensível e de fácil proliferação bacteriana. Quando e se for fazer, tenha toda a certeza de que está com as mãos totalmente limpas.

De preferência, de unhas bem aparadas para não arranhar a parede da vagina e muito menos o colo do seu útero. Use uma luva cirúrgica para checar a firmeza do colo uterino na hora do banho – o melhor momento para verificar – e de cócoras.

Colo do Útero e Seu Comportamento Durante o Ciclo

  • Colo do útero rígido e fechado: o colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício fica bem contraído. Isso quer dizer que a progesterona ainda está alta e que provavelmente não está grávida naquele momento. Parece como pegar na ponta do nariz.
  • Colo do útero macio e aberto: quer dizer que você pode estar ovulando, ou se isso for no final do ciclo, pode significar que você vai menstruar em breve. O colo do útero fica aberto pois, para engravidar no período fértil, o colo deve se abrir para os espermatozoides passarem e, no final do ciclo, para o sangue sair. A sensação de tocá-lo mais parece com tocar o lábio, com uma consistência parecida.
  • Colo do útero alto: você tem que se esforçar para encontrar, pois ele fica mais em cima
  • Colo do útero baixo: você o encontra assim que inserir o dedo na vagina

Ainda há duas características do colo do útero que ajudam a identificar a gravidez: se ele estiver mole e alto, existe a chance de estar grávida. Se por acaso estiver baixo e duro, é bem provável que não esteja grávida. Vejam, meninas, isso não é uma ciência exata, mas são técnicas que ajudam a descobrir seu corpo, conhecê-lo mais e poder identificar a gravidez, caso queira engravidar.

Lembrando que tudo que é relacionado com a parte íntima da mulher tem que ser feito com muito cuidado e delicadeza, e que cada indivíduo tem suas particularidades. Vale a pena fazer para identificar como é o seu ciclo do colo uterino e, com o tempo,aprender a conhecer as características do próprio corpo.

IMPORTANTE: O teste do colo do útero é eficiente, mas para quem já está suspeitando de gravidez, é melhor evitar fazer, pois se feito incorretamente ele pode provocar um aborto. Muita consciência e cuidado.

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Para cessar algumas perguntas mais recorrentes das leitoras, deixei algumas respostas abaixo. Mas, se mesmo assim não estiver tranquila, pode deixar seu comentário abaixo.

Teste do cotonete funciona mesmo? Como interpretar, então?

Sim, o teste do cotonete funciona. Porém, ele não serve para identificar a gravidez. O teste do cotonete funciona somente como uma medida para saber se a menstruação está para vir ou não. Para fazer o teste do cotonete, devemos entender que ele tem que sair limpo e branco. Se sair branco e sem sangramento é porque a menstruação não está próxima de vir. Se o cotonete sair avermelhado ou marrom, é sinal de que a menstruação pode estar chegando.

Qual secreção é normal no teste do cotonete?

A secreção pré e pós ovulação pode ser aquela branquinha, com aspecto de pomada. Essa secreção é chamada de muco de progesterona. Logo que a mulher entra no período fértil, o estrogênio é o hormônio dominante, e o muco “clara de ovo” ou mais aguado pode aparecer no cotonete. Logo depois do período fértil, o muco branco tipo pomada retorna e fica assim até a próxima menstruação ou, se houver gravidez, vai até o final da gestação. Se você é tentante, o muco clara de ovo é muito precioso, já que ele auxiliará os espermatozoides a chegar até o óvulo. Mas se você não possui um muco ideal, pode utilizar géis lubrificantes que fazem o papel do muco. Um gel recomendado para essa finalidade é o FamiGel. Além de melhorar a lubrificação vaginal aumentando o prazer, controla o pH vaginal e os auxilia a jornada do espermatozóide até as trompas para encontrar o óvulo. Conheça mais sobre o FamiGel aqui.

Como descobrir se estou grávida com o teste do colo do útero?

O teste do colo do útero é ótimo, porém, deve ser feito com cuidado. Os médicos têm prática e estudo para fazer o teste e podem detectar melhor do que nós, leigas no assunto. Se você fizer o teste com cautela e higiene para não se machucar, consultar o colo do útero pode se tornar uma missão mais fácil, pois ao decorrer do tempo se pega prática. Não existe uma regra de como o útero pode ficar na gravidez, cada organismo reage de uma forma. Porém, para a tentante, para descobrir se está grávida, levar a textura do colo do útero em consideração pode ser útil. Então, se está macio e alto há possibilidade de estar grávida, se assim ele permanecer até depois da data em que a menstruação deveria vir. Os médicos ainda levam o volume, também, em consideração para detectar a gravidez.

Tem como saber se está grávida apertando a barriga?

Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.

Quando fazer o teste de cotonete?

O teste de cotonete deve ser realizado próximo  a data da menstruação ou no dia esperado. Mas vale alertar que, para quem está suspeitando de gravidez, não recomendamos a realização deste teste já que o contato do cotonete com o colo do útero pode causar problemas.

Meu colo do útero está aberto. O que significa?

O colo do útero aberto pode ter dois significados: ou a mulher vai menstruar ou está no período fértil. No período fértil, o colo do útero abre para receber os espermatozóides. Se é tentante, é hora ideal para namorar!

O que observar no teste do cotonete?

No teste do cotonete o que deve ser observado é a cor e consistência da secreção, que indicará se a menstruação está próxima ou não.

IMPORTANTE: O teste do colo do útero é eficiente, mas para quem está suspeitando de gravidez, é melhor evitar fazer, pois ele pode provocar aborto. Muita consciência e cuidado.

Dica Importante: Tente usar um teste de qualidade com uma sensibilidade de 10mUI. Indicamos o teste de gravidez da Famivita.

Veja também: Método Billings

Foto: Marcelo Nava