Não é incomum ver relatos de mulheres gestantes de pouco tempo, antes mesmo de completar 8 semanas e que tiveram um sangramento. Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação é muito preocupante, devido ao risco de aborto. Porém sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal.

A primeira atitude nesses casos, é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo. Porém, chegando lá, o médico faz todos os exames necessários, inclusive o toque e o diagnóstico: Colo do útero fechado. Mas como acontece o sangramento se o colo do útero está fechado? Por que ele aparece? Será que corro risco de aborto? É sinal de parto quando a gestação está em estágio avançado?

O sangramento de escape pode acontecer por diversos motivos, normalmente o sangramento externo é a explicação para quando o colo do útero está fechado. O principal motivo de sangramento quando o colo do útero está fechado, é o rompimento de alguns vasos no colo do útero devido ao seu crescimento.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O útero possui diversos vasos e veias repletas de sangue, ele incha bastante durante o inicio da gestação, e esse inchaço pode forçar os pequenos vasos a se romper. Esse rompimento causa sangramento que sai pela vagina dando a falsa impressão de sangramento de dentro do útero. A vagina é um órgão igualmente repleto de vasos, quando a gravidez acontece, ela incha bastante e caso um dos vasos rompa por dentro da vagina, é possível acontecer o sangramento.

Outro motivo para o sangramento mesmo com o colo do útero fechado, é a nidação. O sangramento de implantação pode acontecer em vários casos e, ao sair em grande quantidade pela vagina, também pode assustar a gestante. Normalmente esse tipo de sangramento acontece em no máximo até 6 semanas de gestação e é perfeitamente normal, porém é um alarme.

Além da implantação, outro motivo para o sangramento mesmo com o colo do útero fechado, é a fixação da placenta. Diferentemente da implantação de nidação, o sangramento em estágio mais avançado, cerca de 10 semanas, pode ser pela placenta se agarrando à uma das paredes do útero.

Esse sangramento na gravidez pode acontecer por volta das 10 semanas pois, o bebê tem o suporte da vesícula vitelina, que após a fixação da placenta definitiva, passa a murchar até sumir. Quando a placenta assume realmente a nutrição do feto, ela já está completamente implantada. Neste caso, é possível que a mulher sangue em pequena quantidade mesmo estando com o colo do útero fechado. Estes sangramentos citados acima não trazem risco de abortamento.

Mesmo Com Útero Fechado, Quais Sangramentos São Preocupantes?

O sangramento mais preocupante é aquele abundante e de aspecto vermelho vivo. Se tiver pedaços então, deve-se ser avaliado o quanto antes pelo médico. Normalmente um ultrassom pode detectar o motivo deste sangramento, porém coágulos é um sinal de que o endométrio, necessário para a gravidez está saindo em grande quantidade.

Por isso, o médico deve avaliar a possibilidade de medicar a gestante e colocar em repouso absoluto, inclusive com abstinência sexual. Este sangramento abundante, mesmo com colo do útero fechado e acompanhado de muitas cólicas, pode ser um sinal de que a gravidez não irá à diante por risco de aborto, por isso converse com seu médico e peça a opinião honesta dele sobre o seu quadro.

Também são recorrentes os sangramentos amarronzados, elásticos e com aspecto de borra. Esses sangramentos podem ser causados por baixa concentração de progesterona (hormônio secretado pelo corpo lúteo e que é responsável pela integridade do endométrio). Caso seja levantada essa hipótese, o médico irá suplementar a quantidade de progesterona com uso de medicamentos apropriados como o Ultrogestan por exemplo, para manter o colo do útero fechado e o endométrio íntegro.

Em gravidezes mais avançadas (ou não), é possível acontecer sangramento após a relação sexual. Esse sangramento é possível acontecer pelo rompimento dos vasos sanguíneos da vagina ou colo do útero. Não é um quadro preocupante. Ele também pode acontecer se a mulher tiver placenta prévia, ela proporcionará sangramentos constantes, porém sem maiores riscos à gravidez.

Recomenda-se fazer uma visita ao seu médico ou emergência caso tenha qualquer sinal de sangramento. Pode não ser nada demais, mas é sempre melhor verificar o que está acontecendo.

Uma novidade para nossas leitoras gestantes, é que eu e a empresa Famivita em parceria desenvolvemos um polivitamínico gestacional pensando nas necessidades e também nas dificuldades das gestantes. Com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal e para a saúde da mãe, a vitamina FamiGesta tem um diferencial, que é o tamanho da cápsula que facilita muito engolir durante as fases de constante enjoo e náuseas. Você pode adquirir sua vitamina aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Gravidez Fora do Útero Existe?

Fotos:Hey Paul Studios,Alden Chadwick