Como Acabar com Piolhos

Os piolhos são pequenos insetos que vivem no couro cabeludo e são transmitidos pelo contato próximo com demais pessoas. Normalmente crianças em fase escolar tendem a apresentar esse problema com mais frequência, podendo os pais ter dificuldade para acabar com os piolhos devido às demais crianças ainda estarem infestadas.Como acabar com Piolhos 2

Geralmente escolas comunicam aos pais quando existe surto de piolhos dentro das classes, e se as professoras suspeitarem que seu filho esteja, com certeza você será avisada. As crianças não devem ser enviadas a escola enquanto o problema não tiver sido resolvido, dessa forma evitando o alastramento em todas as crianças da sala.

Pessoas da mesma família também tem grande chance de passarem os piolhos um para o outro, já que o convívio é constante e compartilham objetos como escova de cabelo, roupas e cobertores e ficam no mesmo ambiente, facilitando dessa forma a transmissão. Objetos utilizados por alguém que tenha piolhos não deve ser compartilhado e nem guardado em guarda roupas, pois pode se espalhar por toda a casa já que piolhos vivem ate dois dias fora do couro cabeludo. Ter piolhos não é questão de falta de higiene, pelo contrário o inseto prefere cabelos limpos, portanto qualquer pessoa esta sujeita a sofrer com piolhos e lêndeas, independente da classe social e se é adulto ou criança.

Como Descobrir os Piolhos e Tratar?

Para você descobrir se seu filho esta com piolhos não terá outra escolha a não ser olhar a cabeça dele e procurar. Faça isso em um local bem iluminado, pois piolhos e lêndeas são minúsculos e para ser encontrados precisam de uma boa visão.

Você irá precisar de um pente fino, seja o convencional de plástico ou o de aço que você deve passar nos cabelos desde a raiz, de preferência molhados e com um condicionador que faz ficar mais fácil de passar o pente sem machucar a criança. Os piolhos irão ficar presos no dente do pente, que devem ser descartados em vinagre ou em água corrente. As lêndeas não saem facilmente, ficam presas no fio e devem ser retiradas uma a uma. Enquanto toda lêndea não for retirada do cabelo, os piolhos não irão terminar já que a lêndea leva em torno de 10 dias para sair do ovo e se tornar adulta iniciando a infestação novamente.Como acabar com Piolhos 1

Alguns sinais como vermelhidão atrás das orelhas e nuca além de coceira e incômodo podem demonstrar que a criança esteja com piolhos. Além da sensação de algo andando no couro cabeludo, pode apresentar feridinhas no couro causadas pela picada do inseto. Existe na farmácia um grande número de shampoos e loções que matam piolho, além do remédio oral que tem grande eficácia utilizada junto de uma loção, mas não é indicado para todas as faixas etárias e somente para crianças com peso superior a 15 kg. Diversas outras receitas caseiras são fornecidas para acabar com esses insetos, como é o caso do vinagre, que misturado com água e passado no cabelo, devendo ser abafado com uma toalha ou touca plástica por algumas horas tem a promessa de acabar com os piolhos, sufocando os insetos. Outra receitinha caseira é lavar os cabelos com chá de arruda, que é uma erva utilizada para o combate de piolhos e demais insetos.

Obviamente não existe nenhuma receita milagrosa que irá acabar com essa praga, a não ser a dedicação para limpar e tirar tudo com o pente fino e as lêndeas na grande maioria de forma manual, uma a uma, fio a fio. As lêndeas devem ser retiradas, sendo puxadas ate o final do fio de cabelo para que saia totalmente, dessa forma garantindo que não ficou nenhum resíduo que possa iniciar a proliferação novamente. O único pente fino que retira ate mesmo as lêndeas é o pente de aço.

A época onde os piolhos se proliferam ainda mais é no outono, onde com o tempo mais frio as crianças ficam confinadas e mais juntas, espalhando o inseto de forma mais rápida. Portanto se encontrou piolhos no teu filho, comunique a escola e todos os locais onde ele conviva com outras crianças para que todas as mães façam uma inspeção em seus filhos, assim acabando com o foco e evitando que seu filho volte a pegar piolhos. Lembrando que, caso o problema não seja tratado devidamente, a criança pode vir apresentar problemas com anemia, já que o inseto se alimenta de sangue humano.

Veja também: Manchas Vermelhas na Pele do Bebê – O que Pode ser?

Foto: Antonia Hayes, Macroscopic Solutions