Acabaram de chegar da maternidade, mamãe, papai e o bebê. Tudo ia muito bem até que o bebê parece ter se transformado! Cadê aquele bebê calminho que estava na maternidade?  O bebê pode se sentir ficar mais choroso que antes e seu comportamento não é o mesmo. A mudança do ambiente pode ser o motivo para tal comportamento, mas acalmar o bebê pode ser uma tarefa nenhum pouco fácil para papais e mamães de primeira viagem. O que o bebê quer? Como acalmar o bebê mesmo depois de fazer tudo o que estava o alcance? Mamou, trocou a fralda, arrotou, tomou banho, mas nada de se acalmar. O que esse bebê tem?

Já parou para pensar na mudança que o bebê enfrentou? Após 9 meses dentro de um ambiente escuro, apertadinho, silencioso e quente, ele sai para um espaço imenso, claro ao extremo, barulhento e algumas vezes frio. As vozes e sons ao redor podem assustar assim como a temperatura, enfim, tudo se transforma quando o bebê nasce. A realidade que ele conhecia não existe mais, agora tem que aprender a se adaptar com um mundo totalmente novo. O stress que passa no nascimento já seria suficiente para chorar e chorar então imagine não poder se comunicar de forma clara com os pais sobre o que deseja naquele momento? É como se você fosse impedido de usar sua voz e suas mãos, como vai falar com outras pessoas?

Por que Meu Recém Nascido Chora?

Compreender o que o recém-nascido quer é um aprendizado, porém há formas imediatas de ajudar e como acalmar o bebê. 3 passos são necessários para lidar com algumas situações. Vamos a elas:

Se certifique de que tudo que poderia incomodar o bebe foi feito. Então a primeira opção é a fome\sede: Ofereça o seio ao bebê e o deixe mamar o quanto quiser. Na fase inicial, o leite ainda não desceu e pode ser que apenas o colostro não seja suficiente para sustentar a fome do bebê por muito tempo por ser um liquido rico em nutrientes e anticorpos, mas não gordura. Deixe-o sugar (bebês tem necessidade de sugar) o quanto quiser em livre demanda, isso ajudará a fazer o leite descer. Acalmar o bebê colocando ao seio é uma boa técnica, além de mamar, ele sentirá o conforto do colo da mãe, o seu cheiro, os batimentos do seu coração…

Troque a fralda: Pode ser que a umidade esteja causando irritação ou mesmo um cocozinho. Até mesmo apertando, lembre-se que antes ele não usava fralda e a adaptação leva uns dias.

Sono: coloque o bebê em um ambiente tranquilo. Se o choro for de irritação por sono, ele irá resolver rapidamente com uma boa soneca. Por fim verifique as roupas, veja se estão apertando ou incomodando o recém-nascido. Uma boa dica é retirar as etiquetas das roupas.

Frio\calor: Também verifique se ele está com frio ou calor. Normalmente o bebê demonstra frio ou calor através dos pés e mãos. Se muito frios e rajadas de vermelho, ele certamente estará com frio. Se transpirando obviamente está com calor, então retire um pouco de roupa ou crescente conforme necessidade.

Necessidade do ambiente intra útero: O bebê pode estar com saudades do local onde esteve por bastante tempo. Para ajudar a entender se é isto, reproduza um pouco do que ele sentia no ventre da mãe. Simule o útero com um charutinho, então enrole o bebê de forma apertadinha e confortável. Caso isso não resolva, faça um chiado semelhante ao de chaleira próximo ao seu ouvido e balance verticalmente bem suavemente. Fazendo esses três passos, podem acalmar muito o bebê e consequentemente ele parará de chorar.

Só quero companhia\tem alguma coisa errada: Alguns bebês simplesmente choram sem motivo aparente. Mesmo fazendo tudo para acalmar, é fato que uma hora ou outra ele irá chorar. Se fizer tudo que está ao seu alcance e ainda sim ele continuar chorando, é hora de considerar as possibilidades. Normalmente o choro de dor é estridente, se esse for um choro semelhante a gritos, então é hora de procurar o medico. A cólica normalmente é o motivo mais recorrente para esses choros e um comportamento diferente. O bebê irá se movimentar diferente, esticando e flexionando as pernas e braços.

Porém, vale lembrar cada bebê pode reagir ao nascimento de uma forma diferente. Pode chorar porque este é o seu jeito de dizer: estou aqui, vai me deixar sozinho? Na verdade ele pode estar querendo colo, ou somente sentir que tem alguém ali perto para se sentir seguro. A voz da mãe irá confortar e acalmar, assim como um pouco de colo também. Às vezes é só isso que ele precisa, colo.

Veja também: É Normal Bebê Dormir Muito?

Fotos: justinhenry,phinnsfotos