Engravidar é o sonho de muitas mulheres, mas você sabe como acontece a gravidez? Farei neste post uma espécie de guia explicando direitinho todo o processo para que mesmo as iniciantes no ramo fiquem craques no assunto. Tem dúvidas sobre como acontece a gravidez? Então não tire os olhos da telinha.

Início de Tudo

Todo o processo para que a gravidez aconteça começa no primeiro dia do ciclo menstrual. Com a saída do endométrio (camada interna do útero que vira a menstruação), dá-se início a outro ciclo hormonal. E como já vimos aqui no post sobre ciclo menstrual, tudo é baseado no equilíbrio entre hormônios.

A partir da produção do FSH , que é o hormônio folículo estimulante, os óvulos são induzidos a sair do repouso nos depósitos ovarianos e começam a crescer. Logo em seguida, o estrogênio entra em cena, fazendo o endométrio engrossar novamente e ajudando os folículos ovarianos a crescer ainda mais. Na terceira fase hormonal, entra em cena o LH (hormônio Luteinizante), que tem seu pico de produção quando os folículos atingem um tamanho bom para começar a amadurecer, normalmente com 19 a 21mm. Após o pico de LH, o óvulo é liberado e aí, se a mulher mantiver relações sexuais, pode engravidar.

Este é um período que pode ser detectado através de testes de ovulação, que informam se a ovulação está próxima de ocorrer ou se já está ocorrendo, facilitando muito a vida de uma tentante. Uma boa dica de teste de ovulação são os da Famivita.

Como Acontece a Fecundação

A gravidez acontece nos dias férteis, que são 7 dias com provável ovulação. Porém, mesmo tendo relações no início do período fértil é possível uma gravidez, porque o espermatozoide pode ficar lá quietinho só esperando o momento da ovulação para fecundar.

Confira abaixo um vídeo sobre a fecundação, primeira fase para a gravidez.

Após a fecundação, que acontece nas trompas, o zigoto (nome dado ao óvulo fecundado) faz uma viagem até o útero. Esse processo pode levar de 7 a 15 dias. A fecundação é feita por um espermatozoide em um óvulo e, após a entrada desse espermatozoide, a camada do óvulo muda e fica impermeável. Não entra e não sai mais ninguém!

A partir daí, a magia da vida só vai se completando cada vez mais, pois a multiplicação das células acontece muito rápido. De duas células iniciais, o óvulo e o espermatozoide, outras começam a aparecer e se multiplicam muito rápido, é impressionante! Se forem liberados dois ou mais óvulos e todos forem fecundados, então a chance de acontecer uma gravidez gemelar é grande!

Quando Acontece a Gravidez de Fato?

Após chegar ao útero, o zigoto precisa se fixar no endométrio. Sabe o sangue que sai na menstruação? Então, ele dá a dica se houve ou não fixação e gravidez. Quando ocorre, o hormônio da gravidez começa a ser produzido e o teste, se realizado, irá positivar! Opte por testes de gravidez confiáveis e de maior sensibilidade como o da marca Famivita, que consegue detectar a gravidez até 5 dias antes do atraso menstrual. Você encontra o teste de gravidez Famivita aqui.

Considere-se grávida!  Mas lembre-se, do ponto inicial ao final com o positivo pode levar cerca de 30 dias ou mais, dependendo claro de cada organismo e ciclo.

Quando os Sintomas Surgem

Após a nidação o embrião se divide em duas partes, uma virará o bebê e a outra parte será a placenta. A partir daí, o HCG, hormônio exclusivo da gravidez, só tende a aumentar mais e mais sua produção e os sintomas começam a aparecer.

Os sintomas mais comuns são ausência de menstruação, náuseas, dores nas mamas e sono em excesso. O óvulo pode ficar vivo cerca de 24 horas após ser liberado, uma vida curta, não é? Já o espermatozoide consegue viver até 72 horas se o ambiente for favorável, por isso o muco é muito importante.

Deixarei alguns links de postagens para tentantes que podem ajudar, e muito, quem quer engravidar.

Como detectar o período fértil
Posições Para Engravidar – Dicas e Truques
Sintomas de Ovulação e Seus Sinais

A gravidez é contada a partir do primeiro dia da sua menstruação com sangue vivo por isso, não se assuste se der mais tempo do que você esperava. Fale com seu ginecologista que ele irá explicar certinho como funciona. E qualquer dúvida referente ao período fértil ou em relação a como acontece a gravidez, fique à vontade para deixar nos comentários, sempre respondemos com muito amor e carinho!

Dica Importante: para quem já está gravidinha sugerimos o FamiGesta, um polivitamínico completo que contém em sua formulação o Metilfolato, a forma ativa do ácido fólico que ajuda a proteger o bebê de possíveis problemas de formação. Agora, para quem ainda está tentando, sugerimos ao casal que use os polivitamínicos para tentantes. Todos essas sugestões você encontra aqui.

Veja também: Semanas de Gravidez – Como Converter em Meses? e Calculadora de Gravidez

Foto: gniliep