Os dentes possuem diversas funções em nosso corpo, como cortar e triturar alimentos sólidos para que possamos comer bem. Mas outra função extremamente importante deles é a estética, que apesar de ser vista como menor por muitas pessoas, é essencial para que você se sinta bem consigo mesmo e, consequentemente, tenha uma saúde mental melhor. É por isso que tópicos como dentes tortos estão sempre entre os mais pesquisados quando o assunto é nosso sorriso. Mas afinal, como alinhar os dentes? Essa não é uma questão que pode ser respondida facilmente. Por isso, reunimos hoje todas as principais informações sobre o assunto para que você compreenda melhor. Leia o texto até o fim e confira!

Por que os Dentes entortam?

É sempre importante pensarmos, antes de mais nada, no motivo pelo qual os dentes não se mantêm alinhados o tempo todo. Na verdade, existem diversos motivos para isso ocorrer. O primeiro de todos tem a ver com o fator genético. É algo natural e dificilmente de ser evitado, apesar de poder ser corrigido.

Outros fatores têm a ver com o uso de chupeta quando bebê, problemas de respiração, perda precoce dos dentes, entre diversos outros. Apesar de não existirem regras ficas (ou seja, existem exceções para todos esses casos), a grande maioria das vezes que os dentes de alguém entortam têm a ver com esses fatores.

Por que alinhar os Dentes é Importante?

Engana-se quem pensa que alinhar os dentes tem a ver única e exclusivamente com uma questão estética. É verdade que muitas vezes esse é o principal motivo para uma pessoa procurar uma dentista para fazer o alinhamento dentário, mas existem muitas outras razões pelas quais isso é algo importante. A saúde da gengiva, por exemplo, apresenta uma significativa melhora quando uma pessoa possui dentes alinhados. Além disso, a escovação e o uso do fio dental também são facilitados.

Não podemos deixar de citar os benefícios psicológicos que alinhar os dentes proporciona. Muitas vezes quando uma pessoa possui os dentes tortos, sobretudo os dentes da frente, ela se sente mal com a sua aparência, o que pode gerar diversos outros problemas. Alinhar os dentes, nesse sentido, é também algo que ajuda na autoestima e também na prevenção de casos de doenças psicológicas. Mais uma vez, é importante frisar que tais problemas não são regras, já que se trata de uma questão subjetiva. Ainda assim, não podemos deixar de citar que eles existem.

Em alguns casos mais raros, o alinhamento dentário pode ajudar inclusive a melhorar casos de dores de cabeça, na gengiva e até mesmo problemas gastrointestinais.

sorriso bonito

Principais Formas de alinhar os Dentes

Até algumas décadas atrás, pensar em formas de alinhar os dentes era raro e até mesmo visto como uma preocupação menor. Porém, com os avanços dos estudos odontológicos e das tecnologias, hoje em dia já existem diversas opções. Entre as principais estão:

  • Aparelho Ortodôntico
  • Contorno Estético
  • Invisalign

Vamos falar mais profundamente sobre cada um deles para que você entenda melhor com funcionam.

Aparelho Ortodôntico

Também conhecido como aparelho dentário, um aparelho ortodôntico pode ser composto de diversas formas, já que existem diversos tipos. Entre os mais comuns estão os fixos, compostos por braquetes, bandas e fios; e os móveis, que possuem a função de manter os dentes no lugar após o trabalho já realizado pelo aparelho fixo.

Além de atuarem para alinhar os dentes, os aparelhos ortodônticos possuem diversas outras funções, como alinhamento da mordida e até mesmo a mastigação. Apesar de ter sido um objeto de difícil acesso no passado, hoje em dia o aparelho ortodôntico é bastante comum e de fácil manutenção, sendo a forma mais popular de alinhar os dentes de maneira segura e profissional.

Contorno Estético

O contorno estético é uma técnica utilizada por dentistas que visa modificar a aparência dos dentes através de restaurações. Em outras palavras, não se trata exatamente de um alinhamento e sim de uma percepção de alinhamento dentário. Apesar de ser extremamente eficaz se pensarmos em termos estéticos, esse tipo de tratamento ortodôntico não corrige os outros tipos de problemas que podem surgir por conta do mau posicionamento dos dentes. Por isso, o contorno estético é recomendado apenas para aqueles que visam uma melhoria estética em seu sorriso.

Invisalign

Além dessas técnicas, há também o Invisalign, uma das formas mais recentes de alinhar os dentes em casa e sem aparelho. Trata-se de um conjunto de alinhadores que são feitos sob medida para você através de um molde feito por seu dentista. Você deve encaixar as placas em seus dentes e as trocar a cada 15 dias para que ocorra o alinhamento. Apesar de não obterem efeitos tão precisos quanto os do aparelho ortodôntico, essa á uma ótima forma para quem não deseja utilizar o aparelho por muitos meses. O Invisalign é uma ótima alternativa para quem busca facilidade e resultados a curto prazo.

A preocupação com nosso sorriso é muito comum. Até por isso, é também normal ouvirmos falar sobre diversos métodos para alinhar os dentes. Mas apesar de existirem muitos, é importante sempre estarmos atentos ao melhor método para o seu caso e, é claro, conversar com uma dentista de sua confiança para que você possa fazer o tratamento da melhor forma possível. É importante ter em mente que a questão estética é de extrema importância e, como dissemos anteriormente, é essencial para a sua saúde. Lembre-se: cuidar do seu corpo é cuidar de si mesmo.