Dentre os diversos sintomas muito comuns durante a gravidez, os enjoos e a azia ou queimação no estômago como também é conhecida são os principais. Como mito, ela é relacionada por muitas pessoas a quantidade de cabelos do bebê, mas na verdade ela ocorre pela lentidão do sistema digestivo durante a fase gestacional. Como é um sintoma muito incômodo surgem a cada dia mais e mais dicas de como aliviar a azia na gestação. Mas afinal, qual delas realmente resolve?

A azia é aquela sensação de queimação que começa na garganta e vai descendo até o estômago. Ela ocorre durante a fase gestacional devido ao aumento da progesterona no sangue além do aumento e acúmulo de gases estomacais que acabam causando o refluxo. Como o bolo alimentar possui grande quantidade de ácido, por isso a sensação de queimação tão forte subindo e descendo pela garganta.

E na variada lista de dicas, medicamentos e receitinhas para aliviar a azia na gestação não existe nenhuma infalível como mudar os hábitos alimentares. Evitar comer alimentos gordurosos, frituras, com muitos condimentos é um grande passo.

Como o sistema digestivo fica mais lento durante essa fase contribuir com ele ingerindo alimentos mais leves facilitará o seu trabalho. Deixar de beber qualquer líquido durante as refeições também é uma forma poderosa de diminuir as azias, além de comer em pequenas porções.

Dicas Essenciais contra Azia na Gravidez

Além da boa alimentação e controlar a quantidade para não exagerar e sentir-se estufada e aumentar a sensação de queimação, alguns itens devem ser evitados no cardápio. Alimentos como os que contêm molho de tomate, mostarda, muitos condimentos, nozes, frutas cítricas e bebidas que contém cafeína, chocolate e refrigerantes principalmente no período da noite, próximo a dormir.

Outra dica valiosa é além de comer pequenas porções e mastigar muito bem os alimentos. Evite deitar-se após as refeições por pelo menos um período de 1 hora até que a digestão tenha se completado.

Beber leite gelado é uma das opções mais utilizadas pelas gravidinhas, mas algumas o leite integral pode causar ainda mais azia na gestação, nesses casos tente o leite desnatado. A bebida gelada oferece sensação de alivio imediato para a queimação, então pode funcionar bem também com picolés ou sorvetes, desde que não de frutas cítricas.

No lanche opte por frutas como pera, maça, manga, banana e uvas que também podem ser consumidas geladas e ajudam a digestão. Bolachas de água e sal também é uma ótima pedida de lanche da tarde! As azias costumam iniciar a partir do segundo trimestre e podem simplesmente desaparecer ou acompanhar até o nascimento do bebê.

Se Não Funcionar?

Caso as dicas naturais não funcionem recomendamos conversar com seu obstetra que indicará o uso de medicamentos a base de magnésio ou cálcio. Lembrando que nenhum medicamento deve ser tomado sem prescrição e acompanhamento médico e o uso indevido de medicamentos pode ser prejudicial ao desenvolvimento do bebê.

Foto: Lígia Renata Delgado Seguir

Veja Também: Mitos e Verdades Sobre Gravidez – Superstições e Crenças