Quando se quer engravidar, a preocupação com o sêmen do marido se torna mais uma na vida da mulher. Isso porque o esperma é resultado da ejaculação e a qualidade e quantidade podem interferir bastante no tão esperado positivo. Quer algumas dicas para melhorar e aumentar essa produção?

Antes de mais nada, vamos entender como o processo funciona. Tudo tem início na bolsa escrotal, onde as células espermáticas viram espermatozoides pela ação de hormônios masculinos. Uma única célula espermática pode dar origem a 4 espermatozoides maduros após o processo e isso acontece devido à divisão celular, bem similar à multiplicação quando da fecundação do óvulo1.

O processo de fabricação, multiplicação e maturação pode se tornar lento e escasso por diversos motivos. Normalmente, a fase de multiplicação leva até 72 horas mas é possível demorar bem mais e dificultar a gravidez pela falta de esperma ou, ainda, pela má qualidade deles. Como aumentar essa produção de esperma então?

A Importância da Alimentação para o Esperma

O segredo está na saúde testicular do homem e no estilo de vida que ele leva. O primeiro passo é analisar a alimentação e os vícios alimentares. Estudos recentes2 mostram, por exemplo, que quantidade de gordura consumida prejudica não só as artérias como também a produção de esperma, tornando-a mais lenta. O que deveria ser concluído em, no máximo, 72 horas pode levar cerca de uma semana em casos extremos.

A ingestão de bastante líquidos é também importante para aumentar a quantidade de sêmen. Além disso, certas vitaminas e enzimas são fundamentais para a correta fabricação de esperma, tanto em questão de quantidade como de morfologia, adequada para navegação útero adentro.

O consumo de selênio e zinco, por exemplo, ajuda bastante no aumento da produção de esperma. Esses minerais são encontrados na castanha e no chocolate, respectivamente. O ácido fólico, ou mesmo o Metilfolato que é sua forma ativa e em grávidas previne a má formação fetal, é também benéfico para homens. O seu consumo contribui para uma melhor qualidade do sêmen fabricado pelos testículos, assim como para uma boa maturação dos espermatozoides. Vale lembrar que o espermatozoide ejaculado hoje foi fabricado 90 dias atrás, por isso, é extremamente importante essa suplementação com Metilfolato o quanto antes.

O consumo de carnes, leites e frutas como banana, maçã, manga e abacaxi também é recomendado, pois os aminoácidos contidos nesses alimentos influenciam na quantidade de líquido seminal ejaculado e no equilíbrio do pH, ou seja, na acidez da ejaculação. Evitar doces e gorduras é outra medida fundamental, já que colabora para um maior volume de sêmen.

Porém, sabemos o quanto é difícil manter uma alimentação completa com todos esses nutrientes. E pensando nisso foi desenvolvido um polivitamínico especial para homens que estão tentando melhorar a qualidade da sua fertilidade. Em sua fórmula são encontradas todas vitaminas e minerais que potencializam a fertilidade masculina, melhoram a qualidade dos espermatozoides, aumentam sua mobilidade e proporcionam um DNA saudável. Você encontra mais informações sobre este polivitamínico aqui.

Segredos Para Aumentar a Quantidade de Esperma

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também é algo que contribui para o aumento da produção de esperma. Alguns homens não conseguem engravidar suas companheiras devido ao nível de álcool no corpo que pode afetar permanentemente os testículos . Além disso, o tabagismo é igualmente prejudicial, portanto recomenda-se que o homem deixe ou reduza drasticamente o consumo de drogas lícitas e ilícitas para uma produção adequada de espermatozoide.

Alguns médicos também sugerem ao casal tentante que segurem um pouco a barra e que mantenham relação sexual em dias alternados. Assim, o homem teria mais tempo para repor naturalmente o reservatório de espermatozoides. Vale destacar que alguns géis dão uma ajudinha extra na sobrevivência do espermatozoide, equilibrando o P.H do ambiente vaginal e proporcionando maior sobrevida no corpo da mulher.

Outras Dicas para Ajudar na Produção de Espermatozoides

As pressões que as roupas fazem nas partes íntimas também são fator determinante para a baixa de esperma. Calças e cuecas apertadas, por exemplo, podem deixar o canal deferente mais estreito e aquecer a região genital. Esse aquecimento eleva a temperatura além do esperado e faz com que a produção do esperma seja mais lenta e de pior qualidade. Por isso, um conselho de ouro é dormir sem cuecas e sempre tirar quando puder! Deixe os testículos respirarem para aumentar a quantidade de esperma e de ejaculação!

Além disso, homens que se masturbam com frequência também podem ter mais dificuldade na reposição do material seminal. A demanda pode ser maior do que a produção, assim, parar de estimular aumenta, e muito, as chances de gravidez.

Para verificar a qualidade e quantidade dos seus espermatozoides, basta fazer um exame simples chamado espermograma. Qualquer médico pode solicitar a realização deste exame e o tratamento ideal caso seja constatado algum problema3.

Veja também: Espermograma Completo – Procedimento Rápido e Sem Constrangimentos