Ao dar a luz, a mulher se vê como uma nova pessoa e dar o seio ao seu filho parece nos trazer a melhor das sensações, porém muitas dúvidas podem aparecer nessa fase de amamentação inclusive como aumentar o leite materno. Algumas mulheres tem mais facilidade na produção do leite inicial do que outras, mas saiba que todas, todas as mulheres podem sim amamentar e todas as dificuldades que possam aparecer podem sumir com a prática e a mais valiosa de todas as dicas, a orientação de um profissional da área. A mulher se pega pensando se o leite é suficiente, se o leite é fraco, se vai dar conta de amamentar… Então, vamos agora a dicas de como aumentar o leite materno para uma amamentação adequada tanto para mamãe e principalmente para o bebê.

Em primeiro lugar devemos saber que leite nenhum é fraco, toda mulher produz o leite adequado para o seu bebê. O que acontece é que no inicio, o leite materno pode parecer mais aquoso e assim dar a impressão errada para a mãe. O leite possui três fases no inicio:

  • Colostro
  • Leite que mata a sede
  • Leite rico em gorduras

Como Aumentar o Leite Materno – Inicio da Amamentacao 1O colostro é o leite materno do inicial, logo quando o bebê nasce. Ele é muito rico em anticorpos para o bebê e é essencial pois o recém nascido vem ao mundo com imunidades bem reduzidas. Fora as vacinas que a mãe tomou ainda na gravidez ele nasce praticamente sem nenhum anticorpo para doenças que são tão temidas ou comuns do lado de fora da barriga da mamãe. O leite materno é sim além de alimento proteção para o bebê.

A seguir do colostro, quando o leite realmente desce, vem o leite mais aquoso chamado de leite de transição. Esse primeiro leite é aquele que enche o peito da mãe, ele na sua primeira etapa é aquele leite que mata a sede do bebê e é muito rico em vitaminas. Já no final das glândulas mamárias está o leite mais gorduroso. Esse leite é o que faz de fato o bebê ganhar peso. Ele contém uma gama imensa de vitaminas e nutrientes necessários para o bebê e deve ser oferecido sim.

Então, a forma certa tanto de oferecer o seio ao bebê e também para ajudar a aumentar o leite materno, é dar uma mama por vez. O bebê mama e esvazia totalmente um dos seios e se continuar querendo ainda comer, a mãe pode oferecer a outra mama. Esvaziar a mama por completo pode ajudar e muito o leite materno a descer em quantidade maior e também se adequar a quantidade que o bebê mama por vez. A mesma dica de esvaziar o seio serve para mulheres que tem uma demanda grande de leite. Ordenhar a mama entre as mamadas pode ajudar e muito, com o leite excedente pode-se guarda-los em vidros esterilizados para uma mamada futura ou mesmo doação de leite materno humano. Conchas de amamentação também podem ajudar na estimulação do leite materno, essas podem ser usadas o dia todo e o leite que é extraído com ela, podem ser reutilizados tranquilamente. As bombinhas também são ótimas opções para ajudar a estimular a produção de leite materno,

Para ajudar a aumentar o leite materno hidratação é fundamental

Água, sucos naturais, água de coco… fornecem a hidratação fundamentais para fazer com que o corpo tenha matéria prima para aumentar o leite materno para as mamadas. A ingestão de líquidos principalmente nos primeiros dias pós parto é a melhor receita para que o leite materno apareça logo.

O ideal para se hidratar durante a amamentação são 12 copos de líquido, alternando entre água e ou suco natural por dia. O bebê nasce com o instinto de sucção instintiva, dar o peito para que o bebê sugue o quanto quiser isso faz com que o leite venha também. Um dica de amamentação preciosa também é a pega do bico do seio. O bico e auréola devem estar todos dentro da boca do bebê. Se o bebê estiver com a maior parte da auréola na boca a pega está correta. Não deixe o bebê sugar somente o bico do peito, além de não sair o leite materno necessário, irá machucar a mamãe. As glândulas que tem mais leite são as inferiores e por isso a pega da auréola é tão importante.

No tempo das avós diziam que canja, canjica e afins, porém não foi comprovado cientificamente que esses artifícios seja eficientes. Para mulheres que não tem uma quantidade ideal de leite, além de botar em prática todas as dicas de como aumentar o leite materno, devem sim procurar seu obstetra pois existem medicamentos a base de prolactina e também ocitocina, que fazem que a produção de leite possa aumentar e o leite descer com mais facilidade porém, esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico para haver um controle e orientação de como, quando e como usar.Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.

A mulher precisa se lembrar que o inicio da amamentação é uma fase de adaptação como todas as novas fases da vida, ter calma e ser paciente, saber que tudo vai dar certo é muito importante para que um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher seja o mais prazeroso e gratificante possível, por isso um ambiente tranquilo também colabora e muito na amamentação inicial e também serve como dica de como aumentar leite materno. Todas as mulheres tem sim a capacidade de produção de leite, basta saber estimular corretamente e em qualquer caso de dúvidas, a orientação de um profissional pode ajudar e muito com a amamentação.

leite materno é amor, é doar um pouco de si a cada mamada e não tem momento de cumplicidade maior nesse mundo do que o olhar entre mãe e bebê enquanto ele está mamando”

Veja também: Aleitamento Materno – Dificuldades Iniciais e Soluções

Foto: Flávio Correia Lima