Dúvida de 9 entre 10 gestantes novatas, como calcular o tempo de gravidez pode ser muito confuso. A conta que os médicos fazem parece ser um grande mistério! Mas saiba que não é tão complicado assim entender como os médicos fazem o cálculo do tempo de gravidez. Basta ter noção que a gravidez dura em média 280 dias, ou seja, 9 meses distribuídos em 40 semanas ou de 37 a 42. Na verdade tudo depende do seu ciclo e de quando foi o seu período fértil.

Informação Essencial

Uma mulher com ciclo menstrual regulado não teria maiores problemas de como calcular o tempo de gravidez, mas outra mulher com ciclo irregular ou sem se lembrar de quando menstruou poderia ter problemas para realizar o cálculo. O fato é que o fator mais importante para calcular o tempo de gravidez, é ter como base a última menstruação.

Inicialmente o médico vai levar em consideração o primeiro dia de fluxo menstrual mesmo que a mulher tenha um ciclo irregular. Ele irá contar a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, por não ter certeza de quando a concepção aconteceu. Isso deixaria a conta um pouco menos duvidosa.

Contagem por Meses

No tempo de nossas mães, a gravidez era contada por meses. Não é incomum ver uma mulher mais velha confusa quando falamos de semanas de gravidez, pois esse cálculo é relativamente novo. Cerca de 18 anos houve uma mudança da forma de contar a gestação, pois assim teria a ideia real de quando os meses seriam completados.

Você sabia que um mês de gravidez pode ser maior que o outro? Sim! Os últimos meses de gestação tem cerca de 5 semanas. Como o mês fica mais longo, o correto é contar à partir das semanas para não deixar o médico nem a mamãe se perder na hora de como calcular o tempo de gravidez.

Cálculo de Contagem

Mas como entender o cálculo se a gravidez é contada a partir do primeiro dia menstrual, onde não estaríamos mesmo grávidas? Simples: o médico leva em consideração 38 semanas deste cálculo. Normalmente um ciclo tem cerca de 28, 35 dias. Ele subtrai 14 dias ou 2 semanas do total de semanas de gravidez: 40-2= 38.

Essas 38 semanas podem ser consideradas as reais de uma gestação e podem se estender até 40 semanas verdadeiras, ou seja 42 semanas de gravidez. Podemos dizer que uma mulher que tem ciclos longos, pode levar um pouco mais de dias para completar os 280 dias de gestação e entrar em trabalho de parto.

Por isso é importante lembrar que o bebê pode nascer até a 42 semanas contando a partir do primeiro dia de menstruação e tudo depende de quando a concepção aconteceu. Para entender melhor vejamos um cálculo simples:

38 semanas são cerca de 266 dias de gravidez

9 meses são equivalentes à 270 dias de gravidez

Então se resume 4 dias de diferença quase nada em relação à uma gestação. O ideal é ter no mínimo 266 dias de gravidez, até 280 dias se considerarmos 42 semanas de gestação. Podemos dizer que uma mulher que menstruou no dia 31 de julho, tem data prevista para o nascimento após 280 dias, ou seja, 08 de março.

Os médicos tem uma tabela que facilita bastante este cálculo. Para confundir um pouco (ou não) encontrei uma forma mais exata e aproximada de como os médicos fazem a conta: A) Defina o primeiro dia da ultima menstruação B) some 7 dias C) subtraia 3 meses D) some 12 meses. Por exemplo:

DUM 31 de julho 2011 + 7= 07 de agosto

07 de agosto – 3 meses= 07 de maio de 2011

07 de maio 2011 +12 meses = 12 maio de 2012 Data prevista para o nascimento (dpp)

Formas de Como Calcular o Tempo de Gravidez

Além do cálculo médico, uma forma muito eficiente que pode fazer toda a diferença de como calcular as o tempo de gravidez é o ultrassom. Ele irá mostrar através do tamanho do bebê ou do saco gestacional, o estágio que a gravidez está pelas medidas feitas pelo aparelho. Essa é a forma mais confiável de se saber de quanto tempo está, aliás, a primeira ultrassom será levada em consideração pelo médico até o final da gravidez.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Vídeo sobre as Semanas de Gravidez

Semanas de Fechamento do Mês

Um dos problemas também bem comuns entre as gestantes é saber quando fecha a semana da gravidez. Quando realmente se considera a mudança de uma semana para outra. Deve-se contar a mudança quando a semana passar de, por exemplo: 4,6 para 5. Se esse dia se der na sexta feira, então você fará a mudança de semanas toda sexta feira. Para ajudar com os meses, aqui fica uma tabelinha que facilita a compreensão do fechamento dos meses:

4 + 3 Final do 1° mês
8 + 5 Final do 2° mês
13 + 1 Final do 3° mês
17 + 4 Final do 4° mês
21 + 6 Final do 5° mês
26 + 2 Final do 6° mês
30 + 4 Final do 7° mês
35 + 0 Final do 8° mês
40 + 0 Final do 9° mês

No final da gravidez, o calculo inicial é fundamental já que as medidas do bebê se tornam diferentes e podem dificultar o cálculo do tempo de gravidez. Isso porque se o bebê for grande terá uma diferença para mais e o parto pode acontecer antes do previsto.

Se o bebê for pequeno pode confundir o médico para menos e ai passar do momento do parto caso não entre em trabalho de parto. Um conselho válido é guardar o primeiro ultrassom e sempre leva-lo caso precise ir ao pronto socorro da maternidade, embora, a carteirinha do pré natal tenha todos os dados, o seguro morreu de velho. Ainda na dúvida de como calcular o tempo de gravidez? Visite a calculadora do site!

Veja também: Semanas de Gravidez – Como Converter em Meses?

Foto: Hatty Photo

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Dúvida de 9 entre 10 gestantes novatas, como calcular o tempo de gravidez pode ser muito confuso. A conta que os médicos fazem parece ser um grande mistério!
  2. O fato é que o fator mais importante para calcular o tempo de gravidez, é ter como base a última menstruação.
  3. No tempo de nossas mães, a gravidez era contada por meses. Não é incomum ver uma mulher mais velha confusa quando falamos de semanas de gravidez, pois esse cálculo é relativamente novo.
  4. Essas 38 semanas podem ser consideradas as reais de uma gestação e podem se estender até 40 semanas verdadeiras, ou seja 42 semanas de gravidez.
  5. Ele irá mostrar através do tamanho do bebê ou do saco gestacional, o estágio que a gravidez está pelas medidas feitas pelo aparelho.