O senso comum muitas vezes nos faz contas a gravidez por meses, mas quando uma mulher engravida e tem suas primeiras conversas com seu médico, descobre que a contagem em semanas é muito mais precisa.

Isso porque as mudanças ocorrem em um bebê que está em formação de forma muito rápida, o que faz com que a contagem em semanas possa dar conta de indicar essas mudanças, o que não faria tanto sentido com a contagem em meses.

Mas como saber com quantas semanas de gravidez eu estou? Existe um método simples e muito eficiente. Hoje vamos falar sobre como contar a gravidez pela DUM. Mas antes, você sabe o que essa sigla quer dizer?

O que é DUM?

Trata-se da abreviação da frase “Data da Última Menstruação”. Nada mais é do que a data do primeiro dia da última menstruação de uma mulher, como o próprio nome diz. É importante saber exatamente o primeiro dia para saber como contar a gravidez pela DUM, já que é a partir daí que o cálculo gestacional é feito.

Se uma mulher estiver tentando engravidar, é aconselhável que ela anote as datas de sua menstruação em algum lugar, já que sempre vai ser questionada sobre ela quando for fazer algum exame, principalmente o ultrassom.

Se a mulher fica grávida sem ter planejado, é um pouco mais difícil de saber exatamente essa data e por isso, o melhor a se fazer é sempre ter anotadas as datas de menstruação, até mesmo para saber se houve algum erro com a pílula anticoncepcional ou com qualquer outro método.

Cálculo da Idade Gestacional

Primeiramente, é importante saber que uma gravidez normalmente ocorre em um tempo entre 37 e 42 semanas. A média é de 268 dias, o que dá 38 semanas, mas é comum que algumas aconteçam um pouco antes ou um pouco depois disso.

Para saber como contar a gravidez pela DUM, uma mulher deve saber qual foi a data de sua última menstruação e, a partir daí, contar as semanas. Isso ocorre porque é muito difícil saber exatamente em que dia o óvulo foi fecundado e, por esse motivo, convencionou-se a contar a gravidez a partir dessa data.

A idade gestacional definitiva é ajustada no primeiro exame de ecografia da gravidez, que ocorre normalmente entre 11 e 13 semanas de gravidez. A partir desse ponto, a mulher conseguirá saber exatamente em que fase sua gravidez está, mas isso não significa que ela não poderia ter uma boa noção antes.

Como Calcular o Dia Previsto do Parto?

O muito difícil calcular o dia exato do parto, mas é possível fazer uma estimativa precisa para a mulher se preparar. Isso também se convencionou de chamar de provável data do parto. Não é necessário um médico para falar sobre essa data uma vez que uma mulher aprendeu como contar a gravidez pela DUM.

O que se tem a fazer é basicamente calcular a partir da data do primeiro dia da última menstruação e acrescentar 7 dias e 9 meses. Se a última menstruação aconteceu em 1º de fevereiro, por exemplo, a data prevista seria o dia 7 de outubro.

Mas é claro que existe a margem de erro, já que é bastante comum que o bebê nasça um pouco antes ou um pouco depois dessa data. Normalmente um médico solicita uma consulta por semana a partir da 36ª semana de gravidez, por precaução, já que a partir daí já existe a possibilidade de a mulher entrar em trabalho de parto a qualquer momento.

Como Saber a Idade Gestacional em Meses?

Como já falamos anteriormente, é muito comum que as pessoas perguntem de quantos meses você está grávida, já que a contagem em semanas é mais usada por médicos para atender melhor às exigências do desenvolvimento do bebê.

Mas como saber a contagem dessas semanas em meses? Na verdade, isso é bastante fácil de se fazer, basta considerar que cada 4 semanas e meia equivalem a um mês. Dessa forma, com 9 semanas você terá 2 meses de gravidez, com 13 semanas, 3 meses e assim por diante. É claro que essa conta serve mais para guiar as pessoas que não tem muita noção da contagem por semanas, que é a mais precisa e mais importante de você saber.

E se eu Não Souber a Data da Última Menstruação?

Nesse caso, como já comentamos anteriormente, você terá que esperar os exames para saber exatamente sua idade gestacional. Porém, a partir dos primeiros exames e olhares de um profissional já é possível ter uma boa noção e uma mulher dificilmente vai ficar sem saber de quantas semanas está grávida, até porque ela mesma pode não lembrar a data exata, mas provavelmente terá uma noção do tempo em que está grávida.

Apesar de existir essa facilidade, ainda é recomendado que a mulher sempre anote as datas de suas menstruações, pois nada é melhor do que o controle da própria mulher.

Saber calcular a gravidez não tem apenas a ver com a satisfação de saber exatamente em qual estágio do crescimento seu bebê está, mas também em saber quais são os sintomas que seu corpo apresenta em cada período, o que é normal ou não é, o que e quando é necessário procurar ajuda médica.

Esse é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher e saber como se dá a geração de uma vida dentro de si é algo que causa muita alegria. Um sentimento único. Portanto, não dependa apenas de exames para fazer seu cálculo gestacional, aprenda como contar a gravidez pela DUM e perceba todas as mudanças a cada semana.

Veja Também: Como Contar as Semanas de Gravidez
Foto: pxhere