Motivo de preocupação e dúvidas para as mamães o surgimento constante de soluços no bebê é algo totalmente natural. Nós pais quando olhamos para eles em uma crise de soluços imaginamos que estejam sentindo dor, mas acredite nada sentem além do incômodo, acredite!! Mas afinal como curar soluço do bebê? Existe forma de evita-los?

As crises de soluço de bebê são bem comuns ao longo do primeiro ano de vida e são ainda mais frequentes até os 3 meses. Você sabia que os bebês soluçam ainda dentro de nossa barriga? Isso ocorre porque estão aprendendo a respirar e seu diafragma esta em desenvolvimento. Algumas vezes tão fortes que ao tocar a barriga é possível sentir nitidamente e isso é totalmente normal. Mas voltando ao assunto como curar soluço de bebê, vamos a algumas dicas que vão te ajudar e muito a resolver a questão!!

A primeira dica muito valiosa é colocar o bebê para mamar, pois com a sucção o reflexo do soluço será impedido e em instantes você notará que o soluço parou rapidamente!! No caso de bebês maiores você pode oferecer um pouco de agua também que ajudará a resolver a situação e curar o soluço. Mas caso o bebê tenha mamado ou se alimentado há pouco tempo e não aceite mamar novamente, o posicione de pé no colo e faça que arrote. Muitas das vezes o soluço aparece após o bebê mamar demais ou até mesmo engoliu ar durante a mamada.

Soluções e simpatias populares de como curar soluço de bebê são utilizadas desde o tempo das vovós e segundo quem as utiliza, funcionam de verdade como é o caso da dica de colocar um pequeno fiapinho de lã vermelho na testa do bebê. Mas obviamente essas simpatias não existem nenhuma comprovação que funcionam, a não ser de quem acredita!! A velha tática do susto não é indicada para crianças, principalmente para bebês que ao se assustar podem é começar a chorar e piorar ainda mais a situação.

Porque Acontecem os Soluços?

Todo ser humano possui um músculo bem embaixo do pulmão denominado diafragma. Esse músculo se contrai afim que o ar entre dentro dos pulmões e possamos respirar. Quando contraído fora do ritmo normal, o ar entra de forma inadequada onde causa o soluço. Os bebês como tem seu diafragma em processo de amadurecimento tendem a respirar inadequadamente, principalmente quando estão mamando por isso acabam sofrendo mais com os soluços do que os adultos.

Outro ponto bem comum de ser o motivo de soluços nos bebês é o frio e fraldas molhadas. Por isso é bem comum durante trocas de fralda ou durante o banho do bebê do recém nascido começar a soluçar, após tomar um golpe de ar. Conforme vão crescendo vão adquirindo maior controle do diafragma e na respiração e as sessões de soluço vão desaparecendo.  Existem formas de diminuir as crises de soluço como prestar atenção na hora da amamentação, na posição da pega para que o bebê não engula ar. Se tomar na mamadeira opte pelos modelos que não acumulem ar dentro da mamadeira e nem aumente o furo do bico, pois o excesso de líquido ao engolir pode ocasionar também o soluço.  Crises de soluço não são preocupantes desde que não sejam constantes e atrapalhem a vida normal do bebê.

Caso os soluços continuem aparecendo com grande frequência após o bebê completar um ano ou ser um soluço incontrolável é indicado informar ao pediatra. Já que bebês que sofrem com quadros de gastroesofagico tendem a sofrer com mais soluços que o normal.  Vale também ficar atenta a sinais como tosse e refluxo, que também são sinais do mesmo problema.

Veja Também: Manual Básico de Como Cuidar de Um Bebê – Soluço e Posição Para Dormir

Foto: Frank Avitia