Termômetro marcando lá em cima, sol escaldante e muito calor? É o anúncio de que o verão chegou! E quando pensamos na estação mais quente do ano já lembramos das férias, piscina, praia e muita diversão. É… mas para a mulher, encarar a gravidez no verão não é tão simples assim não!

Na verdade, o desejo que predomina é aquele velho conhecido de querer mesmo muita sombra e água fresca! E pode apostar que esta simples receitinha é de fato o maior segredo para você passar por este período amenizando os desconfortoscomuns da gravidez, que se agravam nesta época de calor intenso.

Preocupações da Gravidez no Verão

Com a chegada do verão, algumas questões como qual a roupa adequada, quais as atividades físicas recomendadas, a alimentação ideal e tantas outras assombram a cabeça das futuras mamães, principalmente as que enfrentam o verão no último trimestre da gestação.

Nesta fase o corpo da mulher já está sofrendo muitas alterações em decorrência do peso da barriga, das alterações hormonais e até mesmo da ansiedade por estar se aproximando o grande dia.

Cuide da Saúde e Saiba Como Espantar o “Calorão”

A pressão arterial das grávidas neste período é mais baixa e exposta ao calor externo a tendência é baixar ainda mais. Há também uma produção maior de hormônio responsável pelo controle da ovulação, o estrogênio. Na gestação a temperatura do corpo aumenta, e por conta disso os vasos sanguíneos dilatam-se provocando os inchaços.

O metabolismo das grávidas é bem mais acelerado, o que impulsiona o aumento da temperatura corporal e a sensação de “calorão”. Imagine então com o reforço do sol escaldante do verão, ainda mais por aqui, país tropical onde o calor é calor mesmo!

Mas calma, fique tranquila. Existem maneiras de se prevenir e se preparar para que cada um destes incômodos não te atrapalhe a curtir o verão sem traumas, confortável e feliz, mesmo com o barrigão. Mas tenha sempre em mente que o importante mesmo é preservar o seu bem-estar e o do bebê.

Dicas de Como Driblar o Calor na Gestação

Para conseguir encarar e passar por essa fase sem problemas maiores e aproveitando cada minuto desse momento, siga algumas recomendações.

  • Beba em média de 2 a 3 litros de água por dia
  • Refresque-se com ventilador ou ar-condicionado
  • Use borrifador de água ou ventilador de mão para se refrescar
  • Evite ficar exposta ao sol, procure a sombra, sempre!
  • Tome banho sempre que possível (evite a água gelada, fria para morna é mais recomendado)
  • Alimente-se com comidas leves e saudáveis (frutas, verduras e legumes são ótimas opções)
  • Diminua a ingestão de sal (o sódio retém líquido aumentando o inchaço)
  • Ao sair da piscina/mar não fique com o biquíni molhado (o PH da vagina fica mais ácido no verão, aumentando a predisposição à infecção por fungos)
  • Reforce a higiene íntima (especialistas recomendam o uso de sabonete neutro)
  • Aproveite para fazer atividades na água, uma boa sugestão é a hidroginástica (não deixe de pedir recomendação para o seu obstetra)
  • Para ajudar com o inchaço, a drenagem linfática é bem recomendada
  • Procure deitar sempre com as pernas elevadas
  • Evite ficar na mesma posição por longo tempo
  • Use protetor solar sempre (vamos falar um pouquinho mais sobre eles)

Roupas e Acessórios

Por fim, use roupas leves e chapéu com abas largas que protegem a cabeça do sol. Saiba que além de estar linda e maravilhosa, a regra principal de moda para esta estação é: Conforto. Vista-se com elegância, mas não deixe de priorizar seu bem-estar.

Melhores Opções de Roupas Para Gestantes no Verão

A moda gestante está a cada coleção mais alinhada com as últimas tendências, a grávida de hojequer e merece se vestir bemcom a sua acentuada barriguinha e os maravilhosos quilinhos a mais. E isso é ótimo, assim encontramos diversas opções nas vitrines para fazermos bonito.

É comum escutarmos que no inverno conseguimos nos vestir com maior elegância. Casacos, cachecol, botas. De fato, é chique mesmo!  Mas para a gestante não é nada confortável e esse é o lado bom do verão. Roupas leves, soltas, cores claras ou mais coloridas, nada apertando e te empacotando é bem melhor, não é mesmo?

Roupas Confortáveis

É a hora de usar e abusar dos vestidinhos, saias, batas, regatas e bermudas. Opte por tecidos de algodão, pois favorecem a troca do calor do corpo com o do ambiente e, evite os sintéticos, pois eles dificultam a transpiração e potencializam a sensação de calor, e certamente isso é o que você menos deseja neste momento!

Sapatos e Sandálias

Para calçar, nada de sapatos fechados te apertando. Sandálias, rasteirinhas, e dependendo da ocasião, até o velho e bom chinelo é uma ótima para colocar os dedinhos de fora e evitar ainda mais o inchaço. Os pés agradecem com certeza.

Seja para trabalhar ou para passear, procure sempre roupas leves e confortáveis. Se for curtir a piscina ou o mar, a dica importante é que evite ficar com o biquíni molhado depois de sair da água.

Cuidados Íntimos

Na gestação o PH da vagina é mais ácido, facilitando a infecção por fungos, portanto tenhana sacola mais de uma troca de biquíni para colocar um sequinho. Muito cuidado com o sol. Procure sair nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde.

Uso de Protetor Solar

E não se esqueça: Fique na sombra e sempre (sempre mesmo) passe o protetor solar. A pele merece este cuidado ainda mais durante a gestação. Neste período os riscos de surgimento de melasmas são maiores. Confira a seguir mais informações sobre estas manchinhas e como preveni-las:

Importância do Protetor Solar Para Gestante

A proteção solar é essencial em qualquer situação e fase da vida, isso já sabemos. Na gestação é ainda mais importante. Neste período, devido as alterações hormonais, os riscos do surgimento de melasmas aumentam. Portanto a regra primordial é evitar a exposição direta ao sol e passar muito protetor solar.

Protetor Solar Especial para Gestantes

Consulte sempre seu médico para checar os componentes da fórmula do protetor que você usa e garanta que está tudo ok para o uso sem restrições. Escolha os fatores de maior proteção para bloquear mesmo os efeitos UV. O protetor solar além de preservar a saúde da sua pele, evita o envelhecimento precoce, o surgimento de manchas e até de queimaduras que podem ser prejudiciais para o bebê.

Agora que já está preparadíssima para encarar o verão na gravidez sem sustos, tome todos os cuidados necessários: proteja a pele, a sua saúde e a do bebê e curta este momento. Divirta-se! Mas sempre com a garrafinha de água na mão, claro!

Veja Também: Grávida na Praia – Em que Precisa Pensar?

Fotos: digitalmarketingagency, shultz