A vida da mulher quando se descobre grávida é de total transformação e o seu companheiro fica somente na plateia assistindo cada passo. Errado! Essa informação talvez coubesse bem para os tempos antigos onde a maternidade era responsabilidade somente da mulher e homem não se envolvia com absolutamente nada além do sustento da casa. Mas afinal como envolver o pai na gravidez e como ele pode participar de cada detalhe?

Pai Grávido

Quem disse que pra se sentir grávido precisa estar gerando? O pai pode ter 100% de participação durante todo o período gestacional, claro que se ele tiver disponibilidade para isso. Acompanhar nas consultas de pré-natal, tirar todas as dúvidas e questionar tudo que achar pertinente para auxiliar na gravidez até mesmo para apoiar a futura mamãe.

Outro ponto que é bem curtido pelos papais participativos é o dia do ultrassom. Que delicia é poder ver o desenvolvimento do seu bebezinho e melhor ainda é escutar que esta tudo bem com ele.

A escolha do enxoval assim como cada detalhe do quarto também é trabalho para o papai. Quem disse que a parte dele é so na montagem? A opinião dele é muito bem vinda e ele ficará muito feliz de participar e ver que sua opinião é importante para esse momento.

Visitem lojas juntos, analisem modelos e decidam sobre a decoração em parceria. Tudo vai se tornar mais gostoso e prazeroso para o casal que curtirá cada segundo dessa gestação juntinhos, como deve ser.

A mulher na gestação fica naturalmente mais sensível, chora atoa, se sente mais carente do que o normal mesmo cercada de pessoas e é papel do papai ajuda-la neste momento também.

Converse com ele sobre o que esta sentindo e suas necessidades, peça que ele participe mais do dia a dia da casa, assim como de como passa o seu dia. Na parte da noite, relaxem juntos e aproveitem os momentos a dois, para namorar.

Algumas mulheres quando se descobrem gravidas acabam deixando seu relacionamento de lado para se dedicar integralmente a gestação e acabam deixando o parceiro de lado ocasionando o esfriamento do relacionamento.

Papai Carente

Lembre-se sempre, homens também ficam carentes e nesta fase podem se sentir rejeitados ou deixados de lado, então tome cuidado! A gestação deve ser um momento de prazer, cuidados e de espera dos dois afinal em breve nascerá o fruto do amor desse relacionamento.

Massagens, carinhos, jantar a dois, um bom cinema e quem sabe uma viagem rápida no fim de semana vai ajudar a acender essa chama?  Aproveitar o tempo a dois antes de o bebê chegar é uma ótima pedida, fará que a carência da mulher fique bem amparada, o homem não se sinta deixado de lado e a interação de vocês dois ficará cada dia mais forte.

Quando o bebê chegar as coisas irá mudar de forma inevitável, o tempo para namorar e se curtir será  reduzido drasticamente devido aos cuidados do bebê, então aproveite, aproveite muito!!

Papai nos Primeiros Dias Depois do Nascimento

O dia tão esperado pelo casal chegou, seu bebezinho veio ao mundo para mudar totalmente a vida de vocês, trazendo muita alegria, muito carinho, muita preocupação e muito zelo e com tudo isso, 24 horas do seu dia de dedicação.

Sua vida e sua rotina mudarão plenamente e por um bom período novos programas não poderão ser feitos, principalmente os noturnos ainda mais se o a mamãe amamentar o bebê exclusivamente como é recomendado.

Após o parto, a mulher passa por um momento de total transição, não só do corpo que estará retornando ao seu estado normal, mas também o psicológico que poderá ficar abalado devido aos hormônios que estarão se estabilizando.

Mas o que poucos sabem é que o papai também pode passar por essa fase de abalo psicológico e o fato é mais comum do que todos imaginam.

A transição psicológica acontece desde a gestação e é finalizada após o nascimento do bebê. Homens vão se preparando durante esse período para “cair à ficha” da paternidade e só realmente entendem o que esta acontecendo quando pegam o bebê nos braços.

Baby Blues Paterno

E se você achava comum o baby blues da mulher, saiba que homens também sobre com o baby blues paterno, porém é pouco diagnosticado por poucos homens procurarem ajuda nesta fase.

Não deixe o papai de lado após o nascimento do bebê, assim como devemos tomar cuidado com os filhos mais velhos permitindo que seja participativo o papai deve estar envolvido 100%.

A hora da amamentação é um trabalho somente da mulher, porém é necessário total apoio do papai. Muitos são os casos de mulheres que desmamam seus bebes precocemente devido à pressão paterna.

O papai deve saber seus limites na vida sexual durante esse período de amamentação e respeitar esse momento. A amamentação é um momento especial e não deve ser encarado como um problema para o casal, conversar é sempre a melhor saída.

Peça a ajuda do papai na hora do banho, na troca de fraldas, para colocar para dormir ou até mesmo na escolha da roupa que vai colocar. Fazer que o papai participe o máximo que puder é a melhor forma da família estar interagindo sem que o sentimento de ciúmes atrapalhe. Papai aproveite enquanto a mamãe prepara o jantar ou faz uma tarefa de casa para curtir o bebezinho, brincar, conversar, cantarolar….ser feliz!!

Veja Também: Papais Recebendo a Notícia da Gravidez

Foto: Lou Haach