Durante a gravidez são tantos detalhes a se resolver, tantas preocupações antes do nascimento do bebê e entre todas uma de muita importância é a de escolher a maternidade que seu bebezinho irá nascer.
Mas como escolher a maternidade? O que devo procurar saber? Para as mães que ainda não sabem qual o caminho tomar, vamos dar algumas dicas para que você consiga encontrar o que deseja e ter seu bebê no lugar de seu agrado.
Segurança Para a Mãe
Assim como na fase do pré-natal, a sua escolha de qual obstetra acompanhará a sua gestação tem que prevalecer. Se sentir segura é essencial para que possa ter uma gestação tranquila, saudável e sem sustos e é assim também ao escolher a maternidade.
Por isso não deixe essa decisão para o final da gravidez e inicie a trajetória de visitas já bem antecipadamente. Receber dicas de maternidades que suas amigas tiveram seus bebes também é bem viável, já que tudo que é bem indicado pode ser bom também pra você, mas deve ser conferido!
O segundo passo é verificar quais maternidades seu plano de saúde tem cobertura e também se for fazer o parto com o obstetra de acompanhamento do pré-natal, quais maternidades ele atende, ele mesmo pode te passar uma lista com opções.
Para as que estão fazendo acompanhamento pelo SUS você pode solicitar as opções de maternidade na região, porém normalmente será direcionada para a maternidade mais próxima.
Já para aquelas que não possuem plano de saúde e desejam pagar um parto particular, pode ser conversado com o medico da sua escolha quais as opções que ele pode atendê-la e passar o orçamento de cada local, já que cada hospital costuma cobrar valores diferenciados e assim você poder escolher a maternidade ideal.
Lista de indicações na mão e agora o que fazer? Agora é hora de agendar as visitas para conhecer o local que provavelmente seu bebê nascerá. Tenha em mente que nem sempre um prédio bonito e com hotelaria boa significa que terá uma boa assistência para você e seu bebê principalmente em caso de uma emergência, por isso converse com seu medico sobre isso também já que é o mais indicado para informar se a maternidade esta equipada para atendê-la em casos mais isolados.
O que Verificar Durante a Visita na Maternidade?
Com a lista de maternidades na mão, você poderá entrar no site de cada uma delas. Normalmente são informadas no próprio site todas as informações que indicam a regularização do local perante os órgãos responsáveis assim como as que passaram por processos minuciosos de qualidade como o ISO e o ONA3 que indicam a credibilidade e confiança da empresa em questão.
Trajeto
Veja o trajeto mais rápido para a maternidade e quanto tempo pode demorar a chegar durante o horário de pico onde a transição de carros é muito maior e inevitavelmente tem trânsito.
Afinal imagine você em trabalho de parto tendo que atravessar a cidade com o trânsito um caos e nada podendo ser feito? Usar o bom senso nessa hora é muito importante também! Ligue na maternidade e agende sua visita! Convide o pai para conhecer o ambiente também e poder dar sua opinião, conhecer pessoalmente a maternidade faz toda diferença.
Normalmente as maternidades disponibilizam uma equipe que atendem com horário agendado para apresentar a maternidade e todas suas instalações, informando sobre seus equipamentos, acomodações e inclusive o berçário.
Dúvidas
Tire todas suas duvidas, pergunte o que achar necessário para sair bem esclarecida sobre o local e assim poder comparar com as outras maternidades que for visitar e finalmente escolher a maternidade ideal.
Durante a visita veja se a maternidade oferece aquilo que você procura, inclusive em caso de parto normal se oferecem uma sala apropriada para a mulher ser acolhida durante o trabalho de parto.
Algumas maternidades oferecem a sala conhecida como Delivery room, onde contém banheira para uso durante o trabalho de parto e parto, bola de relaxamento e música ambiente. Questione também sobre acompanhantes e se for seu desejo ter uma doula, já verifique a possibilidade já que algumas maternidades só permitem o acompanhamento de uma pessoa, no caso o pai.
Acomodações e Acompanhante
Nos quartos verifique como são as acomodações e se no caso liberado a presença de acompanhante se possui cama ou poltrona para que possa dormir ou descansar. Analise o banheiro do quarto assim como os confortos oferecidos pelo hospital já que você passará de 2 a 3 dias em média internada até a alta hospitalar.
Verifique também como é funciona em relação aos cuidados com o bebê, já que algumas maternidades o bebê fica o tempo todo no quarto com a mãe independente de ter passado por uma cesárea ou ter feito o parto normal. Já em outras visando a recuperação da mulher, o bebê fica direto no berçário só retornando ao quarto na hora da amamentação.
Uma situação que não costumamos pensar e muito menos desejamos passar é de utilizar a UTI e o setor de emergência da maternidade. Mas é necessário saber se em caso de alguma urgência se terá uma equipe e uma ala adequada para atendê-la ou até mesmo seu bebê com todo equipamento e condições necessárias para dar o melhor atendimento imediato.
UTI Neo Natal
Confirme a existência e visite a UTI neonatal, em caso de necessidade após o nascimento ter a certeza que ele receberá o atendimento adequado nas suas primeiras horas de vida.
Caso não tenha a UTI Neonatal na maternidade em caso de necessidade seu bebê pode ser transferido para outro local, por isso é de extrema importância ter ciência desta informação antes de tomar sua decisão e escolher a maternidade.
Escolher a maternidade ideal não será tarefa fácil e você não deve tomar a decisão já na primeira visita. Vá a todas as maternidades da sua lista, pergunte tudo o que deseja saber e verifique todas as possibilidades antes de tomar sua decisão final.
Não se encante pela aparência de resort 5 estrelas de algumas maternidades, afinal o que você precisa neste momento não é luxo e sim de atendimento adequado, respeitoso e um local seguro para dar a luz.
Veja Também: Mala de Maternidade – O que Levar Para o Bebê
Fotos: Lu Lacerda, Haroldo Trombetta
Gostaria de saber qual a melhor maternidade pra fazer uma parto Cesário com laqueadura que nao seja tão caro
ResponderJucilene, você deve procurar a maternidade na sua região. Pois cada região tem um preço e uma maternidade diferente.
ResponderGostaria de saber quantos está saindo um plano maternidade estou de 14 semanas e não quero ganhar pelo SUS alguém pode me fala uma maternidade boa
ResponderEstou de 26 semanas,não Aguento de dor na minha costela,já fiz fisioterapia, Acupuntura,tomei anti inflamatório e nada da dor passar..
ResponderOi boa noite, para aliviar essas dores nas costelas faça compressa quente, fique deitada no chão um tempinho e não se esforçe tanto para fazer algumas coisas! Boa sorte.
ResponderFiz uma cirugia em abril,retirei um pedaço do meu ultero e um câncer com cinco milimitro,sera que meu parto vai ser normal
ResponderPalmira, muitos médicos acabam indicando a cesárea, porque o O risco de ruptura uterina existe nesse caso. Alguns médicos inclusive pedem um intervalo de 2 anos entre a cirurgia e o parto. Porém sugiro que você procure uma segunda opinião, se tem realmente vontade de tentar um parto normal, alguns médicos são mais receptivos do que outros.
ResponderEu sou à natielly e eu tenho que ir para uma maternidade que o meu bebê agora Eu tenho 30 anos e o nome do meu bebê é joise ele tem 6 meses de vida de outros filhos Ana clara Sofia Soares Chaves Lara Luiza Vitória
Responder