Uma das principais dificuldades das mamães, principalmente as de primeira viagem, é fazer o bebê dormir sozinho. No primeiro choro que eles dão, a primeira coisa que logo fazem é pegá-los no colo, e as vezes realmente é necessário que acalme o bebê em seu colo. Mas outras vezes não se torna tão necessário assim, e nessas horas é até melhor deixá-los no berço até que adormeçam.

O bebê se sente desprotegido quando não está no colo da mãe por isso chora, e também tem toda aquela questão da ansiedade de separação, pois ele acha que será abandonado se deixado no berço e se não ver mais a mãe em seu campo de visão.

É uma fase que exige paciência tanto da mãe quanto do bebê, uma fase que para algumas é muito difícil. Abaixo há dicas de como fazê-lo acostumar a dormir sozinho.

IMPORTANTE: Essas dicas são apenas para ajudar as mamães que sentem dificuldade para fazer seus bebês dormirem sozinhos. Mas é importante que procure um pediatra para acompanhamento.

Faça-o Perceber Quando É Dia e Noite

É importante fazer o bebê perceber a diferença do dia e da noite. Para isso é preciso ajudá-lo a saber fazer essa distinção. Durante o dia o acostume aos barulhos comuns do dia como o som da televisão, do rádio, da máquina de lavar, do liquidificador ligado ou até mesmo do latido do cachorro, se tiver um.

Sons e Iluminação da Casa

É importante esses sons, pois eles saberão diferenciar o ambiente da casa durante o dia e durante a noite, pois sozinhos o bebê não fará essa distinção. É importante que ele note que à noite tudo é mais calmo e lento diferente da agitação da rotina da casa.

Durante a noite deixe o som da televisão bem baixo, as luzes da casa reduzidas e até mesmo as brincadeiras com os bebês devem ser mais desaceleradas. Ao levá-lo para o quarto para dormir também é recomendado que reduza a luz e deixe somente o abajur aceso. Ao fazer isso o bebê passará a não trocar mais o dia pela noite, ou seja, em ficar mais acordado durante a noite e dormindo mais durante o dia.

Siga uma Rotina com o Bebê

Ao colocar o bebê para dormir é importante que repita a mesma rotina todos os dias, como se fosse um ritual, assim ele começará a perceber quando é a hora de ir dormir e não ficará relutando tanto contra o sono.

O ritual do sono poderá ser um banho relaxante, mamar, fazer uma massagem e cantar músicas de ninar ou contar historinhas, respectivamente. Esse ritual o fará entender que ele deve descansar, e lembre-se de fazer sempre no mesmo horário.

Não Deixe o Bebê Adormecer em seu Colo

Não é indicado que o deixe dormir em seu colo, só o faça quando realmente for necessário e o bebê não parar de chorar de modo algum. Entretanto, fazê-lo dormir no berço sozinho é um processo gradativo que requer paciência. Por isso vá fazendo aos poucos e mostrando a ele que ele pode, deve e consegue dormir sozinho em seu berço.

Lugar de Dormir é no Berço

Lembra do ritual? Então, quando ver que o bebê já está bem sonolento, coloque-o no berço. Não o deixe adormecer em seus braços. É preciso que ele perceba que o lugar de dormir é no berço. Se ele reclamar acalme-o, mostre a ele que continua ali, mas não precisa pegá-lo no colo. Coloque a mão sobre ele, balance-o um pouquinho se ele tiver um pouco agitado, ou até mesmo cante uma música de ninar.

Outra dica interessante é ficar sentada em uma cadeira próximo ao berço e ir se afastando gradativamente. Se o bebê resmungar ou der o primeiro sinal de choro, faça-o escutar a sua voz.

Ao ouvi-la ele se acalmará, pois percebe que continua no quarto, mas se ainda assim ele chorar se aproxime novamente do berço para que a veja, e se afaste novamente. Dê um tempinho e saia do quarto com ele ainda acordado, é importante que ele fique sozinho para se acostumar e compreender que aquilo é normal.

Deixe o Berço Vazio

É importante que ao colocá-lo no berço retire todos os brinquedos, pois eles servirão como distração e poderá deixar o bebê agitado. Se ele tiver um brinquedo preferido pode deixá-lo, mas nunca deixe mais de um brinquedo. Os bebês tendem a se distrair com facilidade, pois tudo chama sua atenção.

Seguindo essas dicas verá que o bebê começará a entender que é normal ficar sozinho em seu quarto para dormir, pois ele passará a perceber que aquele cômodo é o seu lugar de descanso. No começo pode ser difícil, mas logo pegará o jeito e tudo ficará mais fácil.

Entretanto, se perceber que nem seguindo todas essas dicas ou outras que saiba, ainda assim o seu bebê reluta e chora muito para dormir, converse com o pediatra de sua confiança. Ele saberá orientar melhor sobre o que fazer para que o seu bebê consiga descansar, e você também.

Veja Também: Por que Você Precisa se Preocupar Com o Sono do Seu Bebê?

Foto: esudroff