Me sentia um verdadeiro ET quando, em meio as minhas amigas tentantes, eu era a única que ficava ainda esperando a minha vez de engravidar. Me perguntava como elas haviam conseguido? Por que apenas eu não havia ainda sido lembrada por Deus? Como ficar gravida era difícil… Será que existia algum segredo que eu ainda não havia descoberto? Muitas coisas passavam em minha cabeça e, ao mesmo tempo a tristeza e ansiedade me corroíam absurdamente.

O pior dessa fase de tentante é realmente a frustração de tentar tanto tempo sem sucesso. Porém um dia, meu positivo chegou! A alegria que senti é inexplicável e com ele vieram todas as lembranças do tempo em que eu era a única a ficar a esperar o meu milagre. Por isso, estou aqui hoje, para lembrar a mulheres que ainda são tentantes, que as coisas que a vida reserva servem muito como lição, tente aprender o máximo com tudo que passa. Vamos então às lições por mim aprendidas:

Como ficar grávida? Existe algum segredo que ninguém ainda descobriu? Será que podemos controlar esse acontecimento? Como fazer para ficar menos ansiosa e mais calma? Como ter paciência para esperar por um momento tão importante e desejado na vida? Perguntas que eu me fazia e agora, mais calma e após alguns anos analisando a vida de tentante, cheguei à diversas conclusões:

Ansiedade: essa é a principal vilã e constante companhia da tentante. Descobrir o segredo de como controlar é para poucas. Porém é impossível que uma mulher ansiosa deixe de sentir ansiedade quando tentante. Ela não vai simplesmente desaparecer mesmo que algum médico receite um ansiolítico poderoso. Ele ajuda a controlar mas não faz com que ela suma por completo. Trabalhar a ansiedade é um exercício diário e não só no aspecto engravidar, pensar que as coisas não estão ao seu total controle e, que tudo acontecerá ao seu tempo é fundamental.

Lembre-se de mulheres que esperaram anos a fio pela gravidez, às vezes 1, 2, 5, 10, 12 anos… Mas que em algum momento ela chega e não adianta ficar ansiosa esperando, porque o desgaste é muito grande emocionalmente e fisicamente também. Já reparou que a ansiedade é maior depois do período fértil? Então procure direcionar seu tempo e pensamentos para outras áreas da sua vida, nem que nesta fase você tenha que se isolar de grupos e amigas virtuais que tenham a ver com o assunto engravidar. Manter a calma é fundamental e fará uma diferença enorme, você verá.

Período fértil:  Para algumas mulheres, o período fértil é um mistério. Mas saber onde ele está e como acontecerá é um segredo fundamental da receitinha de como ficar gravida. De nada adianta tentar e tentar se você tenta de forma errada. É importante manter relações no momento exato, nos dias em que você está fértil. Para isso, o corpo dá sinais mesmo que você seja a mais descontroladas das mulheres (na questão menstrual é claro). Para quem tem ciclos regulares, o período fértil é mais fácil de ser encontrado, será aproximadamente do 10 ao 17 dia do seu ciclo para mulheres com ciclos de 28 a 30 dias. Calcule o 14º dia do ciclo como o mais fértil e namore 3 dias antes e depois porque o período fértil é de 7 dias. Para ciclos irregulares o importante é prestar atenção no corpo, ele vai indicar a fertilidade através do muco, da temperatura e até das dores. Quanto mais fértil, mais o muco da vagina ficará elástico. Indico um post bastante útil para aprender a verificar a fertilidade, o método Billings.

Qual Maior Segredo de Todos?

Na verdade não é apenas um segredo. Existem pequenas coisas que podemos perceber que viram um pequeno segredo pra alcançar o objetivo: engravidar. O primeiro de todos é verificar a possibilidade do casal ter algum problema. Veja, eu disse o casal! Várias vezes o ‘’problema’’ está no homem, ou por uma baixa contagem de esperma, ou por outro problema hormonal etc. Por isso, é fundamental que o casal faça exames pré gravidez ou se tentam há mais de um ano sem sucesso.

Outro segredinho é usar e abusar dos métodos que estão disponíveis para fazer com que a gravidez aconteça mais facilmente. Vamos dizer que é dar uma força à natureza.Testes de ovulação e também géis que ajudam a fertilidade como o FamiGel por exemplo. Tanto os testes como o gel você encontra no site da Famivita.

A fé é o maior segredo. Saber que Deus enviará sua gravidez no momento certo é muito acalentador. Peça sinais à ele! Se você confia na vontade Dele, ficará segura quando os verdadeiros sinais aparecerem. Um muco diferente, uma intuição que não se sabe de onde vem, sentir o corpo diferente… O importante é nunca perder a fé e a esperança. Saiba que tudo isso é MUITO importante para quem quer engravidar. Tenha calma, siga seu coração e não perca a esperança nunca!

Dica Importante: Muitas mulheres não sabem que tem um muco hostil, aquele que “mata” os espermatozoides mesmo antes de entrarem no utero. Por isso, recomenda-se o uso de géis que ajudam a equilibrar o PH vaginal. Essa é a função do Famigel.

Veja também: Engravidar e Ansiedade: Duas Coisas Proibidas de Andarem Juntas

Fotos: Tom Simpson,Alachua County