Não há dúvidas de que a leitura é um ótimo hábito a ser desenvolvido, não é mesmo? E se iniciarmos esse hábito ainda durante a infância, fica ainda mais fácil tornar a leitura uma rotina prazerosa.

Entretanto, muitos pais têm dificuldades em estimular seus filhos ao hábito da leitura, enquanto outros pensam que esta é somente uma tarefa da escola. Ledo engano! Vamos descobrir a seguir por que a leitura é tão importante para as crianças e como podemos incentivá-las em casa a desenvolverem esse hábito.

criança lendo

Por que a leitura é importante?

  • Desenvolvimento do vocabulário e estimulação da interpretação: as crianças podem expandir o vocabulário a partir do momento que elas têm mais contato com outras palavras. Além disso, ao acompanhar, ler ou ouvir uma história ela desenvolve uma maior noção de interpretação do texto, pois ela deve estar atenta aos fatos para entender a história.
  • Melhoria da concentração e memória: para entender a história, é necessário que a criança preste atenção ao que está sendo lido e grave em sua memória todos os acontecimentos e personagens. Esse é um esforço mental que, ao ser estimulado com frequência, promoverá cada vez mais o desenvolvimento da capacidade de concentração e memorização.
  • Incentivo à imaginação e criatividade: a partir da leitura, a criança irá desenvolver a sua imaginação para caracterizar os personagens, ambientes e acontecimentos da história. Esta é uma ótima oportunidade para estimular a criatividade delas.
  • Fortalecimento do apego e laços afetivos: quando lemos junto ou para uma criança, permitimos que os laços afetivos se fortaleçam ainda mais. Esse é um momento especial para a criança, pois é algo que envolve só você e ela e, com certeza, ela se lembrará desses momentos especiais no futuro!

Dicas para incentivar a leitura

O principal ponto para desenvolver o hábito de leitura é que os pais sejam a porta de entrada para este hábito. Será bem difícil uma criança desenvolver o hábito de leitura se em casa os pais não a incentivam a fazer isso.

Como qualquer hábito, a leitura exige prática e, por isso, deve ser pensada uma rotina de leitura para que passe a fazer parte do dia a dia da criança. Escolher um horário e/ou dia da semana para se fazer leitura é uma boa alternativa para começar a criar o hábito da leitura.

Se na sua cidade há feiras de livros ou outros eventos relacionados à leitura, leve seu filho para que ele possa experienciar tais eventos. Caso não haja, uma boa ideia é levá-lo à uma biblioteca ou livraria para que ela possa ter a experiência de escolher livros que sejam do interesse dele.

É importante, também, que seja disponibilizada à criança livros que sejam adequados para a idade delas. Assim, há mais chances delas se interessarem pelas histórias e, consequentemente, pelo hábito de leitura.

Às vezes achamos que a criança não gosta de ler, mas pode ser que apenas aquela história em específico não seja mais adequada para ela devido à sua complexidade. Ou até mesmo não é um assunto que a criança gosta de ler. Por isso, é importante estar atento aos temas e personagens que a criança mais gosta para que o hábito de leitura se torne algo prazeroso.

Você já pensou em ter um cantinho da leitura em casa? Essa também é uma dica que pode ajudar e muito a despertar o interesse das crianças na leitura. Criar um espaço que chame a atenção da criança e que seja confortável para ela, certamente irá deixá-la mais motivada a ler livros.

Quando estiver lendo com a criança, liberte, também, a sua criatividade e imaginação para dar voz e vida aos personagens. As crianças adoram isso, pois torna a leitura mais dinâmica e super divertida!

Ler para o seu filho irá criar memórias afetivas que ele irá guardar para sempre! Invista nisso e transforme as experiências com seu filho em aprendizagens enriquecedoras!