Grande parte das perguntas referente aos testes de gravidez são em relação ao resultado. Interpretá-los nem sempre é tão fácil; mas com esta pequena ajuda pode ser muito mais fácil entender o que o laudo quer dizer. Quando fazemos o exame de sangue ou de urina em casa, podemos ficar inseguras com aqueles números ou a linha do teste, pois nem todas sabem como interpretar o que o resultado do teste de gravidez quer dizer.

Tem duas linhas, mas uma está fraca demais? O que querem dizer esses números no resultado do meu beta HCG? Vamos lá para as explicações!





Testes de Fármacia

Vou começar com o teste de farmácia. Esses testes estão cada dia mais eficientes em detectar o hormônio HCG. Alguns deles prometem eficácia em até 99% em casos em que há atraso menstrual. Podemos dizer que o teste com duas linhas é positivo sim, seja ela de qualquer coloração. Porém, algumas delas mais trazem dúvidas do que certezas.

O teste de gravidez tem capacidade de reagir à quantidade de HCG que há na urina. Ele deve ser feito mergulhando a ponta absorvente no xixi até a marca de máximo. Basta então esperar o tempo recomendado na bula de cada marca. Normalmente, o resultado sai de três a cinco minutos. Duas linhas é positivo, independente da coloração da segunda linha (a linha de teste).

Esta linha pode ficar mais clara por causa da quantidade de HCG presente na urina e também da sensibilidade de cada teste. Alguns testes são capazes de detectar a partir de 25mUI de HCG na urina da mulher. Outros, a partir de 10mUI. Essa diferença parece ser pequena, mas para uma gravidez inicial é um avanço considerável. O teste de gravidez Famivita, por exemplo, é um teste de alta sensibilidade de 10mUI e que pode detectar a gravidez até 5 dias antes do atraso menstrual. O teste está disponível aqui.

Quando a linha fica muito mais clara do que a de controle, pode indicar que a quantidade ainda é baixa e que a produção de HCG está muito recente. Aconselha-se a repetir o teste em 48 horas, que é um prazo considerável para que o hormônio suba e fique mais evidente aos reagentes do teste.

O resultado do teste de gravidez de farmácia deve ser interpretado como positivo se houver as duas linhas, e negativo se houver apenas uma linha, que é a de controle. Se houver apenas a linha do teste ou nenhuma linha, o teste é inválido.

Borrão no Resultado do Teste

Outra situação de quem usa os testes de farmácia é o borrão do teste. Para quem nunca fez um teste de gravidez de farmácia, imagine uma janela embaçada. Este borrão do corante da tinta usada para demarcar o resultado pode confundir se ficar totalmente espalhada pela área de teste. Por isso, mesmo que apareça uma linha sutil ali naquele local, é necessário desconsiderá-lo e fazer novamente com uma nova tira. Esses borrões podem acontecer por diversos motivos, mas o principal deles é pouca ou muita urina na tira.

Linha de Evaporação

Não poderia falar de teste de gravidez sem falar das linhas de evaporação. Ela pode surgir no teste de farmácia e embaralhar tudo. O que antes era um negativo, pode se tornar um positivo, e interpretar o resultado do teste de gravidez erroneamente pode trazer sérias consequências.

O ideal é ler o resultado em no máximo 10 minutos! Após este período, é arriscado ter um falso positivo pela linha de evaporação ou, em testes com corante azul como o Clear Blue, por exemplo.

Como Interpretar o Resultado do Teste de Gravidez Beta HCG?

O beta é uma dúvida ainda maior para muitas mulheres. O problema se dá exatamente no resultado do exame de gravidez de sangue, ou melhor, do beta HCG quantitativo, aquele que mostra exatamente a quantidade de hormônios que há no sangue da mulher. Alguns laboratórios apenas colocam o número e a referência mínima ao lado. Porém, por falta de experiência, insegurança ou não acreditando no que estão vendo, o resultado do teste de gravidez beta é uma das perguntas campeãs aqui do Trocando Fraldas.

Podemos dizer que, para ter certeza do que está escrito no laudo, devemos levar em consideração a referência do laboratório. Então, o resultado de gravidez pode ficar mais fácil de se ler. Digamos que o laboratório tenha como quantidade mínima 25mUI de HCG no sangue para considerar positivo e o teste dê 1,2 mUI. Logo, esta mulher não está grávida. A referência para a maioria dos laboratórios é de 25 ou 50 mUI. A seguir, temos alguns resultados a serem utilizados como exemplos. Acompanhe o raciocínio:

Exemplos de Resultados

Resultado: 124,00mUi > Positivo porque estaria acima do valor de referência, ou seja, de 25 a 50 mUI.

Resultado: 2,4mUI > Negativo, qualquer amostra inferior a 25, neste caso, é negativo para a gravidez.

Resultado: > 25mUI > Positivo, pois o sinal que está em frente ao número diz que a amostra tem uma quantia maior que 25mUI.

Resultado: < 25mUI > Negativo, pois mostra que a quantia de hormônios está abaixo de 25mUI.

Resultado: 10mUI > Indeterminado, o teste contém amostra de HCG, porém não é suficiente ainda para afirmar ser positivo.

Qualquer resultado do teste de gravidez acima de 25 ou 50 é certamente positivo. Porém, aconselha-se repetir em uma semana para ver a evolução do teste (quando é beta quantitativo). O ideal é que o teste quase dobre o seu valor em até 3 ou 4 dias. Para acompanhar esta evolução é indicado fazer neste prazo de tempo.

Resultado Indeterminado

Os testes indeterminados são comuns de acontecer. Eles ocorrem porque a gravidez é recente. A tendência para testes indeterminados é que evoluam. Porém, se continuarem na mesma situação dentro de 10 dias, é provável que seja uma gravidez química ou mesmo um aborto espontâneo logo no início.

O importante é repetir o exame de sangue no mesmo laboratório. Caso não seja possível, o parâmetro mudará e não é recomendável levar o exame antigo em consideração. Assim, é aconselhável repetir no mesmo local para evitar mal entendidos ou sustos.

O beta evolui mais rápido para algumas mulheres do que para outras, mas em todas deverão mostrar resultados concretos em uma semana. Cuidado e não se desespere. Repita o teste, fale com seu médico e, claro, nada de ultrassons precipitados. Espere a indicação médica para fazer, ok?

Dica Importante: Os testes de farmácia são uma ajuda e tanto, porém, nem todos conseguem mostrar o positivo caso haja uma gravidez precocemente. Por isso, indicamos o teste da Famivita que tem a melhor sensibilidade.

Veja também: O Que é Hormônio HCG

Foto: Coralie Mercier, Philips Communications