Será que um dia terei minha barriga de antes da gravidez de volta? É difícil para muitas mulheres encarar esta nova situação e sempre ouvimos questionamentos de como lidar com a barriga pós-parto. Será que é possível ter aquela barriga sarada, malhada e toda definida de antes da gravidez?

Para conseguir sua barriguinha de volta, é preciso se cuidar antes e durante a gestação, mantendo um peso de até quinze quilos durante os nove meses de gestação. Agora se você excedeu aos quilinhos a mais, não se preocupe é só seguir à risca as recomendações de seu médico.

Ter Uma Vida Saudável Ajuda a Perder a Barriga Pós-Parto?

É importante ficar atenta, o correto é ter alguns cuidados que deverá começar desde o inicio da gestação até um ano após o termino da mesma. Algumas mulheres têm facilidade em perder a barriga pós-parto e logo voltam a ter aquela barriguinha de antes do período da gravidez, mas isso não é uma regra, afinal seu corpo passou por diversas modificações.

Fica bem mais fácil recuperar seu corpo e diminuir sua barriga de antes se você já tem o hábito de se cuidar antes de engravidar. Ter uma vida saudável, uma boa alimentação e exercícios ajudam a se recuperar logo.

O melhor é se programar antes de engravidar e pensar nestes itens: Como lidar com a barriga pós-parto, como perder barriga pós-parto e a cinta pós-parto quando usar. É importante criar o hábito de se exercitar.

Fazer exercícios na academia, em casa, caminhar, são ótimas opções para manter seu corpo em ordem. O ideal é começar antes da gravidez e ficar focada durante e depois da gestação.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Quando engravidar converse com médico, quais são os melhores exercícios para você, caso possa fazê-ló. Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Dicas de Como Perder Barriga Pós-Parto?

Algumas dicas podem ser valiosas para auxiliar nesse momento de retorno ao corpo anterior
ao parto:

  • Caso não tenha o hábito de beber água, comece agora. A água ajuda a hidratar e eliminar a água que esta retida em seu corpo e contribui também para a amamentação.
  • A melhor maneira de voltar seu peso de antes e perder sua barriga pós-parto é amamentar. Além de amamentar ajudar a queimar muitas calorias, ajudará também seu bebê a ter uma vida mais saudável. Outro beneficio da amamentação é quando a criança mama no peito, acaba estimulando a produção de hormônio que ajuda o útero a se contrair, voltando ao tamanho normal.
  • A massagem é um item importante que ajuda a eliminar o inchaço do corpo e a retenção de líquido, pois, ativa a circulação.
  • É o momento de criar hábitos saudáveis com relação a alimentação, mas não é indicado que faça regime. O bom é comer muitas frutas, verduras e legumes.
  • O exercício físico não pode ficar fora da lista, consulte seu médico e veja com ele quando estará liberada para começar a praticar. Também poderá dar dicas de como lidar com a barriga pós-parto e como perder esta barriguinha mais rápido.

Parto Normal X Parto Cesárea

Para quem teve parto normal o processo é mais rápido, mas quem fez cesárea pode levar mais ou menos três semanas para ser liberada para os exercícios. Praticar yoga é uma excelente opção, pois, ajuda no fortalecimento da musculatura da barriga e ajuda os órgãos a voltarem mais rapidamente ao seu lugar. A yoga é uma opção que pode ser realizada desde o inicio da gravidez e ajuda na respiração e também na postura.

Cinta Pós-Parto Quando Usar?

Usar ou não cinta pós-parto, hoje é um assunto polêmico e muitos especialistas recomendam já outros não concordam. Os médicos alegam que cinta pós-parto não contribui para a que a barriga volte mais rápido ao seu lugar ou volte ao que era antes. Acreditam até que ela acaba atrapalhando o processo natural do corpo e, prejudicando o fortalecimento do abdômen, que não vai trabalhar com o uso da cinta.

O útero tem que trabalhar para que aconteça a diminuição natural e aos poucos volte ao tamanho normal e os órgãos que se afastaram retornem aos seus devidos lugares.

No caso de cesárea o uso da cinta ajuda principalmente as mulheres quanto a segurança, mas a grande dúvida é: cinta pós-parto quando usar? Bom fica a critério de cada mamãe e de seus médicos, por isso recomendamos conversar com seu obstetra.

Como Escolher o Modelo da Cinta Pós-Parto

Quando o bebê nasce, o desejo de toda mamãe é recuperar o corpinho de antes da gravidez e neste momento buscam recorrer o uso da cinta. Mas é recomendável consultar um médico para esclarecer qual o melhor modelo no seu caso.

A escolha da cinta ideal para você vai depender do parto que teve. Para mamães que passaram pela cesárea, o modelo mais indicado é a cinta mais alta com zíper na lateral, assim não sofre tanto na hora de fechar e não interfere na cicatrização. Tem mulheres que se adaptam fácil a este modelo outras não, prefere o estilo de uma cinta mais baixa estilo calcinha.

Por este motivo é sempre bom conversar com seu médico e escolher o melhor modelo que se adapte ao seu corpo e estrutura. Com relação ao tamanho é bom comprar dois números maiores que seu manequim é importante que não aperte demais os músculos da região abdominal.

Veja Também: A Polêmica Barriga Pós-Parto
Foto: CCO Public Domain