Bebês são tão lindos, fofinhos e cheirosinhos não é? Mas para mantê-los dessa forma são necessários alguns cuidados que além de garantir o aspecto fofura irá proporcionar uma saúde adequada longe de doenças, maus cheiros e as tão temidas assaduras. Mas afinal, qual é a forma adequada e como limpar o bebê corretamente?

Normalmente bebês menores necessitam de mais trocas de fralda e cuidados maiores com a higiene, já que costumam sujar as fraldas mais vezes que os maiores. Nos primeiros meses de vida como costumam fazer coco logo após as mamadas e ainda não sabe controlar a urina fazendo diversas vezes, as trocas de fralda podem chegar ate 8 vezes em um dia. Com o crescimento, as trocas de fralda vão diminuindo progressivamente devendo ser trocada somente quando estiver suja ou com grande quantidade de xixi.

Como a região intima do bebê é muito delicada, a limpeza deve ser realizada de forma minuciosa e delicada. Contando com a ajuda de produtos e objetos apropriados para utilização em bebês. Alguns pais optam por limpar o bebê com a ajuda de algodão e água morna já outra ate mesmo pela praticidade, utilizam a ajuda de lenços umedecidos.  Existe uma extensa lista de marcas e produtos para higiene do bebê, mas o aconselhado é optar por aqueles sem perfume ou por marcas apropriadas e conhecidas por testarem dermatologicamente seus produtos. Dessa forma é evitado o surgimento de possíveis alergias por produtos de higiene.

Após a realização de todo procedimento de limpeza do bebê, retirando todo resíduo de xixi e fezes, o uso de pomada para assadura é indispensável. A urina é muito acida, e como fica por um período parado na fralda pode causar edemas e assaduras graves, que trazem dor e desconforto para o bebê. Com o uso da pomada, a parte intima do bebê estará protegido ate a próxima troca de fralda. Um alerta que é sempre bom ressaltar é em relação à higiene das mãos. Antes de realizar qualquer procedimento de limpeza do bebê, principalmente a troca de fraldas as mãos devem ser devidamente lavadas com agua e sabão, para que dessa forma bactérias não sejam levadas para a área da vagina, anus e pênis do bebê, diminuindo riscos de infecções urinárias.

Higiene Intima – Como Limpar as Meninas?

Para quem acha a troca de fraldas um momento bicho sete cabeças, quando fala que é em uma menina ai que pira mesmo, principalmente os papais. A genitália feminina por ser formada por diversas peles que encobrem a vulva necessitam de cuidados mais minuciosos, já que resíduos das fezes entram entre essas pequenas dobras. Além de ter cuidado com cada detalhe, deve-se atentar a posição onde e como é passado o algodão ou lenço umedecido na região.

O procedimento correto é que seja limpo sempre de frente para atrás, da vagina para o anus. Pois o procedimento sendo realizado de forma inversa, faz que as bactérias contidas no anus e nos restos de fezes sejam levadas para a vagina gerando infecções. A limpeza deve ser realizada normalmente com algodão e água morna ou lenço umedecido, ou através do banho sendo lavada com água e sabonete apropriado para bebê.

Um grande medo dos pais inexperientes é de durante a limpeza da área intima machucar e causar algum dano ao hímen da vagina do bebê. E não existe essa possibilidade, já que a limpeza é realizada de forma externa devendo ser realizada com a máxima delicadeza. Com os dedos é possível afastar os grandes lábios e higienizar toda a região com cuidado. Não é necessário esfregar com força afinal a vagina tem sua proteção natural e deve ser mantida também. Após o procedimento de higiene deve-se secar bem a área com toalha macia e utilizar a pomada anti assadura. Após todo esse processo, realizar a troca de roupa normalmente. Um alerta muito importante para as mamães é que não devem ser utilizados em hipótese alguma, sabonetes íntimos em bebês, pois alteram o PH da vagina.

Veja também: Qual é a Melhor Fralda Para Dia ou Noite?

Fotos: jon hayes, mary