Patricia você ficou louca? Será que o foco do site mudou? Não querida amiga! Sabia quem o Trocando Fraldas também é muito frequentado por mulheres e até homens que não querem ser papais ou mamães? Sim! Muitas mulheres se pegam com medo de uma eminente gravidez. Por isso resolvi dar algumas dicas de como não engravidar. Parece contraditório… Umas querem tanto ter um bebê e outras nem sonham com essa possibilidade (por enquanto). Mas nem sempre é o momento correto.

Mas todo mundo sabe como não engravidar! Não, nem todo mundo! Algumas meninas muito novinhas e meninos também que estão iniciando na vida sexual e podem dar uma bobeira qualquer em um momento de excitação. Por isso, acho muito importante falar do contrário também. Apesar de maioria querer muito um bebê, vamos deixar bem claro como não engravidar para quem pretende esperar mais algum tempo para ter o seu rebento. Como não engravidar? Veja!

Dica 1 Preservativo

camisinha

O preservativo evita a gravidez e também doenças sexuais.

Se for virgem ainda ou se já tem uma vida sexual, procure um médico ginecologista assim que o relacionamento com o ficante, namorado ou até paquerinha pareça ficar um pouco mais quente. Essas coisas de sexo nem sempre são previsíveis e a hora pode chegar sem que você esteja consciente disso. Por isso é muito legal que esteja preparada para o sexo. Assim, terá menos preocupações posteriormente. É ideal que inicie uma forma contraceptiva e sempre, sempre, sempre usar preservativo masculina ou feminina. Além de evitar a gravidez, ele também te livrará de doenças venéreas. Parece coisa de enfermeira de escola, ou sexóloga? Mas é a mais pura verdade! Tia Patricia diz sempre: encape o passarinho para que ele não te deixe marcas indesejadas.

Dica 2 Anticoncepcional

Para mulheres que já usam o anticoncepcional e tem um parceiro fixo (casada, noiva, namorado) é interessante nunca esquecer o dia de tomar o anticoncepcional e também tomar religiosamente as pílulas contraceptivas. A maioria das gestações indesejadas acontece quando a mulher deixa de tomar o ac corretamente. A descontinuação do medicamento pode causar picos hormonais e desencadear a ovulação. Consequentemente a gravidez irá acontecer se houver relação no dia fértil ou próximo à ele. Por isso, evitar esquecer é a dica principal, porém se acontecer você pode usar preservativo pelo restante do ciclo, até que a menstruação aconteça e uma nova cartela seja iniciada. Há diversos formatos de anticoncepcional:

  • Oral
  • Injetável
  • Implante
  • Adesivo
  • Diu
  • Diafragma

Dica 3 Coito Interrompido e Tabelinha

Uso de coito interrompido não impede que a gravidez aconteça! Embora seja muito utilizado por casais que queiram evitar a gravidez, o coito interrompido pode pregar peças. O liquido lubrificante que sai do pênis quando em estado de rigidez, possui também espermatozoides. Por isso o correto é proteger com algum método anticoncepcional, MESMO. A tabelinha também é muito utilizada. Porem ela só é eficiente em mulheres que tem o ciclo bem definido, sem atrasos e regulados. Não ter relações no período fértil, evitará a gravidez, porém, ciclos irregulares são passiveis de erro por este método.

Dica 4 Pílula do dia Seguinte

pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte também é uma forma de evitar a gravidez, porém menos eficiente que os métodos ditos anteriormente. Para quem busca informações de como não engravidar, essa não é a melhor dica. A PDS é o último recurso a ser usado. Antes de essa forma emergencial ser adotada, o casal deve pensar muito bem e escolher uma das formas ditas acima. Preservativo, anticoncepcional e outras formas de se proteger. Porém se necessário, ela pode ajudar a não deixar a implantação acontecer. Porém deve-se fazer um teste com alguns dias de atraso menstrual caso a mulher não menstrue normalmente.

Podemos dizer que a única forma 100% garantida de não engravidar é a abstinência. Porém como nem todos são adeptos a ela, então o ideal é adotar outras formas menos eficientes como os preservativos e também contracepção hormonal como a pílula por exemplo. Elas se tomadas corretamente são eficazes em até 99% das vezes. A dica maior de como não engravidar é: tenha relações protegida e nunca confie em uma transa rápida ou de pouca penetração. Se houver troca fluidos corporais entre os órgãos sexuais é possível que engravide se estiver no período fértil. Na dúvida ainda? Converse com seu médico e não tenha vergonha de dizer que procura mais dicas de como não engravidar!

Veja também: Anticoncepcional Contínuo e Seus Benefícios

Foto: Twm™, Francisco Javier Argel