Este é um tema bastante intimo e comum para adolescentes ou ainda virgens, que ainda não tiveram sua primeira relação sexual. O medo e o fantasma da gravidez acontecer logo na primeira transa é muito grande para muitas pessoas.

Por isso, como não engravidar na primeira vez, tem sido muito discutido e silenciosamente pesquisado pela internet à fora. Para ajudar pessoas que estão querendo iniciar a vida sexual sem medo de engravidar, vamos dar uma mãozinha. Então, vamos lá!

Conheça Seu Ciclo

Saber quando você menstrua é muito importante. Se você tem ciclos regulares é bastante simples para calcular os dias férteis. Não ter relação nos dias de ovulação é essencial para prevenir a gravidez e, com ciclos regulares é bem fácil detectar os dias em que deverá fugir de ter relações.

Porém, se você tem ciclos irregulares, se prevenir com a tabelinha é uma péssima idéia. Isso porque é possível que o cálculo seja completamente errado, e com isso, errar os dias seguros para a relação. Portanto, preste atenção e anote o primeiro dia da menstruação a cada ciclo. Isso ajudará muito!

Vá ao Médico Ginecologista

Clichê? Muito! Mas esta é a melhor forma de descobrir se você precisa ou não de um método anticoncepcional hormonal já logo nesta fase inicial da vida sexual. Embora o ginecologista seja um cara que possa assustar mulheres virgens, deve-se ter em mente de que antes de qualquer coisa, ele cuidará da sua saúde, do seu bem-estar, além de te aconselhar da melhor forma possível.

Talvez um ginecologista do sexo masculino não seja o ideal para meninas, o melhor é que seja uma mulher. Não pela competência, mas sim por ser mais fácil de deixar à vontade sobre o assunto sexualidade.

A primeira vez deve ser discutida sem tabus, fale sobre o seu medo de engravidar e discuta com o médico, a melhor forma de prevenir a gravidez, nem que para isso, seja necessário começar o uso de anticoncepcionais orais, injetáveis ou outros.

Lembrando que a menina ou pessoa que iniciará a vida sexual, não é obrigada a tomar o anticoncepcional. O profissional irá somente indicar o melhor para o seu caso e, se for preciso orientar demais formas de prevenção hormonal se for sua vontade.

Para adolescentes, os anticoncepcionais orais e mais fracos são os ideais.  Felizmente já existem muitos no mercado que evitam que a moça engorde, tenha espinhas e muitos outros efeitos colaterais que são comuns com o uso de medicação hormonal.

Importante: O método hormonal deve ser iniciado pelo menos um ciclo antes para ter resultado efetivo no organismo. Um ciclo menstrual antes a moça já deve estar tomando o anticoncepcional para ter segurança de que não ovulará e como conseqüência engravidar.

Se você tem um relacionamento fixo e ambos tomaram a decisão de começar a vida sexual juntos, é muito interessante que os dois possam ir ao consultório tirar as dúvidas. Um casal unido, cheio de amor e bem orientado, terá uma primeira vez muito mais prazerosa e sem neuras.

Uso de Métodos de Barreira (Camisinha)

Tá, a boa e velha camisinha. Lá vamos nós batermos na tecla da camisinha (de novo eu sei). Na escola, na internet, na TV, no metrô, na casa da vó…. Em todos os lugares falam da tal camisinha.

Você pode achar que está craque no assunto, mas será que está mesmo? O problema é na hora H. Nem sempre colocar um preservativo da forma correta é comentado. Os hormônios do momento de excitação podem querer dispensar o uso do preservativo, por isso, recomenda-se que meninas e meninos façam um pequeno treinamento antes do dia fatídico, seja ele programado ou não.

Como? Um cabo de vassoura, banana, cenoura, pepino…. Éimportante pressionar a ponta do preservativo para não deixar entrar o ar e desenrolar até a base do pênis. Além do preservativo tradicional, existe a camisinha da mulher.

Esta é mais rara em uso de primeiras vezes e também necessitará de um treinamento melhor da parte da mulher, já que o anel deve entrar na vagina antes mesmo da relação. É uma escolha, mas a ser bastante pensada pela mulher.

Como Conseguir os Preservativos?

Em farmácias você encontra facilmente para comprar.  Mas nos postos de saúde, nos terminais de ônibus, em metrôs, da para conseguir de graça! Mas e a vergonha? Como fazer para chegar no posto de saúde e pedir preservativo? Como chegar no balcão da farmácia e comprar camisinhas?Três saídas:

  1. A cara e a coragem (a vontade de ter a primeira vez tem que ser maior que a vergonha)
  2. Peça a um amigo mais velho
  3. Procure locais que deixam a retirada de preservativos ao alcance

Uma boa dica é usar um lubrificante à base de água para ajudar na primeira vez. Isso facilitará a entrada do pênis e deixará a relação menos dolorida ou tensa.

Coito Interrompido, e aí?

Não, pelo amor de Deus gente! rs. Coito interrompido é uma furada e tanto para prevenir a gravidez. Mas o que é o coito interrompido? É o ato de tirar o pênis antes da ejaculação. Mas por que não é seguro?

O rapaz pode ter escapes de ejaculaçãoantes da principal, e nela contém espermatozóides. O melhor e mais seguro método atualmente é a camisinha sim, mesmo que ela seja incômoda inicialmente.

O ideal é usar dois métodos anticoncepcionais, os de barreira em conjunto com algum outro, e, assim tirar o grilo de como não engravidar na primeira vez, ficará bastante distante. Anticoncepcional, camisinha, diu, diafragma, tabelinha ou simplesmente a camisinha, seja qual for a sua escolha, use corretamente para evitar a gravidez indesejada.

Veja Também: Primeira Menstruação – Menina se Tornando Mulher

Foto: PublicDomainPictures