Todas as mulheres já nascem com seus óvulos, ao contrário dos homens que fabricam seu espermatozoide periodicamente, o ciclo para produção leva aproximadamente 3 dias. Mas como ocorre a ovulação e como saber que ovulamos?

Liberação de óvulos

Normalmente o corpo pode dar sinais da ovulação e o processo é assim. Esses óvulos são liberados mensalmente um ou dois por vez, e pode-se ou não fertilizar. Uma vez fertilizado ele pode vir a ser um embrião ou simplesmente ser eliminado pela menstruação sem que nós mulheres possamos perceber. Apenas mulheres muito atentas ao seu ciclo e aos sinais que o corpo dá, conseguem perceber a ovulação. A ovulação pode acontecer em qualquer momento do ciclo, porém sempre no período fértil que pode mudar de organismo para organismo e até mesmo de ciclo para ciclo. Uma dica importante é incluir na rotina o uso de testes de ovulação para facilitar a detecção da ovulação para engravidar.

O ovário cria folículos que viram uma espécie de casquinha para abrigar o óvulo e protegê-lo para que ele possa amadurecer e ser liberado. Nesse período há variação de hormônios dentro de nosso corpo, na primeira fase é excretada o estrógeno, e na segunda parte a progesterona que são estimulados a ser excretados pela hipófise, glândula que fica no cérebro, isso logo que ocorre a ovulação.

Fases de Amadurecimento do Óvulo

amadurecimento do óvulo

Após o amadurecimento do óvulo, o folículo rompe e assim libera o óvulo para que ele vá para as trompas, onde ocorre a fecundação, chamada nidação. Essa é uma imagem do exato momento exato onde ocorre a ovulação, que foi capturada por um médico que estava fazendo uma cirurgia de retirada de útero de uma jovem senhora de 45 anos.

Após esse acontecimento o folículo se torna um corpo lúteo, e assim ele passa a fazer a manutenção da progesterona que é necessária para que o endométrio engrosse para receber o zigoto (óvulo fecundado).

Amadurecimento do Óvulo

Caso zigoto se fixe no endométrio que deverá estar por volta de 5, 6 cm de espessura, acontecerá a gravidez e assim o zigoto se dividirá em duas partes, uma se torna a placenta, e a outra parte o tão amado bebezinho, mas se isso não ocorre, o zigoto é eliminado na menstruação, sem mesmo que a mulher se dê conta do acontecido.

Sintomas da Gravidez

Algumas mulheres podem ter sintomas de gravidez assim que ocorre a ovulação pois a progesterona é um hormônio comum tanto na gravidez como no pós ovulatório. Para saber se são sintomas mesmo de gravidez é preciso esperar o atraso e ai sim fazer um teste para saber se após ocorrer a ovulação, a fecundação e a gravidez aconteceram então.

Veja também: Sintomas de ovulação e seus sinais.

Fotos: Infoescola, Ciências Naturais, VilaMulher

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Todas as mulheres já nascem com seus óvulos, ao contrário dos homens que fabricam seu espermatozoide periodicamente, o ciclo para produção leva aproximadamente 3 dias.
  2. O ovário cria folículos que viram uma espécie de casquinha para abrigar o óvulo e protegê-lo para que ele possa amadurecer e ser liberado.
  3. Após o amadurecimento do óvulo, o folículo rompe e assim libera o óvulo para que ele vá para as trompas, onde ocorre a fecundação, chamada nidação.
  4. Caso zigoto se fixe no endométrio que deverá estar por volta de 5, 6 cm de espessura, acontecerá a gravidez e assim o zigoto se dividirá em duas partes, uma se torna a placenta, e a outra parte o tão amado bebezinho.
  5. Algumas mulheres podem ter sintomas de gravidez assim que ocorre a ovulação pois a progesterona é um hormônio comum tanto na gravidez como no pós ovulatório.